Segmento deve crescer 24% ao ano atรฉ 2025 e deve receber investimentos para se tornar ainda mais eficiente, especialmente na evoluรงรฃo da inteligรชncia artificial e no processamento de linguagem natural
Na dรฉcada de 1950, o matemรกtico Alan Turing definiu inteligรชncia artificial como a habilidade de um computador conversar com uma pessoa sem que ela percebesse dialogar com uma mรกquina. O chamado โTeste de Turingโ consiste em uma conversa de cinco minutos no qual o computador seria capaz de enganar um humano. Os chatbots atuais jรก contam com tecnologias capazes de superar esse exame, mas a maior parte das pessoas ainda รฉ capaz de notar as nuances do atendimento humano e artificial.
Um relatรณrio da consultoria Forrester mostrou que, nos Estados Unidos, 54% das pessoas avaliam que a interaรงรฃo com chatbots de atendimento ao consumidor afetam negativamente as suas vidas. Um estudo da Uberall mostrou que 36% dos respondentes esperam melhorias da tecnologia, especialmente no processamento de linguagem natural (PLN). Para 43% dos respondentes, esses desenvolvimentos ampliariam o entendimento de problemas que podem ser solucionados; para 27%, agilizaria o encaminhamento ao atendimento humano, se houver necessidade; e 19% consideram o diรกlogo imaturo.
Parte do sucesso na implantaรงรฃo dos chatbots estรก em superar esses desafios โ e fazer com que os consumidores deixem de vรช-los com maus olhos. Mas o que os chatbots podem, de fato, fazer para deixarem de ser odiados pelos consumidores?
1 โ Deixar claro o que podem fazer
A primeira dificuldade para o consumidor estรก em nรฃo entender o que, de fato, o chatbot รฉ capaz de resolver. Se houver explicaรงรตes claras sobre quais problemas podem ser solucionados e quais serรฃo encaminhados a um atendente humano, a satisfaรงรฃo do cliente seria maior, visto que otimizaria o tempo. A soluรงรฃo, neste caso, รฉ simples: em vez de perguntar โcomo posso ajudarโ, o chatbot pode questionar โPosso te ajudar com X, Y ou Zโ, indicando problemas comuns.
2 โ Incapacidade de compreender problemas complexos
Se a situaรงรฃo envolver uma situaรงรฃo complexa ou que nรฃo seja regra do dia a dia, รฉ comum os chatbots responderem com: โVocรช quis dizer isso?โ Nesses casos, o consumidor se irrita com a falta de capacidade de compreender um caso que foge ร regra. Por isso, รฉ preciso incluir saรญdas e caminhos para que, se o problema nรฃo estiver ao alcance da inteligรชncia artificial, seja rapidamente transferido para um atendente humano, o que aumentarรก a satisfaรงรฃo do consumidor.
3 โ Desperdรญcio de tempo
Como mencionado no tรณpico anterior, a pior situaรงรฃo para um consumidor รฉ ter que repetir o caso inรบmeras vezes. Muitos chatbots nรฃo recuperam o histรณrico da conversa ou nรฃo repassam diretamente para o atendente humano, o que resulta em um desperdรญcio de tempo. Dessa forma, a interaรงรฃo com o chatbot รฉ redundante. A soluรงรฃo estรก em conectar a ponta de inteligรชncia artificial e humana para que o consumidor saiba que a sua situaรงรฃo foi compreendida pelo chatbot, permitindo ao atendente humano saber exatamente qual a situaรงรฃo.
4 โ Consumidor quer se sentir valorizado
Em muitos casos, o consumidor sรณ quer sentir que a sua reclamaรงรฃo serรก ouvida e considerada, sem nenhum pedido em troca ou recompensa. Nesse caso, os chatbots ainda nรฃo conseguem atender a essa intenรงรฃo, visto que, em muitos casos, contam com funรงรตes bem definidas e que muitas vezes nรฃo contemplam o simples registro de uma reclamaรงรฃo ou de uma mรก experiรชncia com a marca.
O que a Nexcore faz de diferente?
โNossa soluรงรฃo integra diversos canais (telefone, chat, site, WhatApp e etc) em um รบnico local. O consumidor opta por onde pode ser atendido, com o sistema fazendo o gerenciamento e o resgate do histรณrico de conversasโ, explica o CBO da Nexcore Tecnologia, Deivis Santos. A Nexcore desenvolve chatbots personalizados para diferentes segmentos. โTemos clientes que tornaram seu atendimento ao consumidor mais eficiente, resolvendo a maior parte dos problemas pelo sistema. Quando hรก situaรงรตes que fogem do padrรฃo, o atendimento humano รฉ imediatamente acionadoโ, enfatiza.
De acordo com Santos, a Nexcore se preocupa para que os chatbots possam, de fato, acolher os consumidores. โAs pessoas nรฃo precisam ter receio quanto ao atendimento virtual humanizado, pois ele realmente รฉ eficiente. Nรณs desenvolvemos bots empรกticos, que sabem resolver as necessidades da melhor forma para o clienteโ, esclarece. โDessa forma, as companhias fidelizam seus clientes, otimizando processos e permitindo aos colaboradores desempenharem atividades estratรฉgicas. A tecnologia contribui na melhoria da imagem da empresa e aumenta a sua credibilidadeโ, ressalta Santos.