Por que odiamos os chatbots

Segmento deve crescer 24% ao ano atรฉ 2025 e deve receber investimentos para se tornar ainda mais eficiente, especialmente na evoluรงรฃo da inteligรชncia artificial e no processamento de linguagem natural

Na dรฉcada de 1950, o matemรกtico Alan Turing definiu inteligรชncia artificial como a habilidade de um computador conversar com uma pessoa sem que ela percebesse dialogar com uma mรกquina. O chamado โ€œTeste de Turingโ€ consiste em uma conversa de cinco minutos no qual o computador seria capaz de enganar um humano. Os chatbots atuais jรก contam com tecnologias capazes de superar esse exame, mas a maior parte das pessoas ainda รฉ capaz de notar as nuances do atendimento humano e artificial.

 

Um relatรณrio da consultoria Forrester mostrou que, nos Estados Unidos, 54% das pessoas avaliam que a interaรงรฃo com chatbots de atendimento ao consumidor afetam negativamente as suas vidas. Um estudo da Uberall mostrou que 36% dos respondentes esperam melhorias da tecnologia, especialmente no processamento de linguagem natural (PLN). Para 43% dos respondentes, esses desenvolvimentos ampliariam o entendimento de problemas que podem ser solucionados; para 27%, agilizaria o encaminhamento ao atendimento humano, se houver necessidade; e 19% consideram o diรกlogo imaturo.

 

Parte do sucesso na implantaรงรฃo dos chatbots estรก em superar esses desafios โ€“ e fazer com que os consumidores deixem de vรช-los com maus olhos. Mas o que os chatbots podem, de fato, fazer para deixarem de ser odiados pelos consumidores?

 

1 โ€“ Deixar claro o que podem fazer

A primeira dificuldade para o consumidor estรก em nรฃo entender o que, de fato, o chatbot รฉ capaz de resolver. Se houver explicaรงรตes claras sobre quais problemas podem ser solucionados e quais serรฃo encaminhados a um atendente humano, a satisfaรงรฃo do cliente seria maior, visto que otimizaria o tempo. A soluรงรฃo, neste caso, รฉ simples: em vez de perguntar โ€œcomo posso ajudarโ€, o chatbot pode questionar โ€œPosso te ajudar com X, Y ou Zโ€, indicando problemas comuns.

2 โ€“ Incapacidade de compreender problemas complexos

Se a situaรงรฃo envolver uma situaรงรฃo complexa ou que nรฃo seja regra do dia a dia, รฉ comum os chatbots responderem com: โ€œVocรช quis dizer isso?โ€ Nesses casos, o consumidor se irrita com a falta de capacidade de compreender um caso que foge ร  regra. Por isso, รฉ preciso incluir saรญdas e caminhos para que, se o problema nรฃo estiver ao alcance da inteligรชncia artificial, seja rapidamente transferido para um atendente humano, o que aumentarรก a satisfaรงรฃo do consumidor.

3 โ€“ Desperdรญcio de tempo

Como mencionado no tรณpico anterior, a pior situaรงรฃo para um consumidor รฉ ter que repetir o caso inรบmeras vezes. Muitos chatbots nรฃo recuperam o histรณrico da conversa ou nรฃo repassam diretamente para o atendente humano, o que resulta em um desperdรญcio de tempo. Dessa forma, a interaรงรฃo com o chatbot รฉ redundante. A soluรงรฃo estรก em conectar a ponta de inteligรชncia artificial e humana para que o consumidor saiba que a sua situaรงรฃo foi compreendida pelo chatbot, permitindo ao atendente humano saber exatamente qual a situaรงรฃo.

4 โ€“ Consumidor quer se sentir valorizado

Em muitos casos, o consumidor sรณ quer sentir que a sua reclamaรงรฃo serรก ouvida e considerada, sem nenhum pedido em troca ou recompensa. Nesse caso, os chatbots ainda nรฃo conseguem atender a essa intenรงรฃo, visto que, em muitos casos, contam com funรงรตes bem definidas e que muitas vezes nรฃo contemplam o simples registro de uma reclamaรงรฃo ou de uma mรก experiรชncia com a marca.

 

O que a Nexcore faz de diferente?

โ€œNossa soluรงรฃo integra diversos canais (telefone, chat, site, WhatApp e etc) em um รบnico local. O consumidor opta por onde pode ser atendido, com o sistema fazendo o gerenciamento e o resgate do histรณrico de conversasโ€, explica o CBO da Nexcore Tecnologia, Deivis Santos. A Nexcore desenvolve chatbots personalizados para diferentes segmentos. โ€œTemos clientes que tornaram seu atendimento ao consumidor mais eficiente, resolvendo a maior parte dos problemas pelo sistema. Quando hรก situaรงรตes que fogem do padrรฃo, o atendimento humano รฉ imediatamente acionadoโ€, enfatiza.

De acordo com Santos, a Nexcore se preocupa para que os chatbots possam, de fato, acolher os consumidores. โ€œAs pessoas nรฃo precisam ter receio quanto ao atendimento virtual humanizado, pois ele realmente รฉ eficiente. Nรณs desenvolvemos bots empรกticos, que sabem resolver as necessidades da melhor forma para o clienteโ€, esclarece. โ€œDessa forma, as companhias fidelizam seus clientes, otimizando processos e permitindo aos colaboradores desempenharem atividades estratรฉgicas. A tecnologia contribui na melhoria da imagem da empresa e aumenta a sua credibilidadeโ€, ressalta Santos.

 

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