Rita Schane*
Trocar o som das letras, usar palavras no diminutivo e escolher um tom de voz suave. Quem convive ou jรก conviveu com bebรชs provavelmente reconhece essa descriรงรฃo. O conhecido โtatibitatiโ รฉ a forma que muitos pais e familiares encontram para se aproximar da fala de seus bebรชs. Fora do Brasil esse comportamento รฉ conhecido como โbaby talkโ (fala de bebรช, em traduรงรฃo livre). Embora algumas pesquisas demonstrem que a prรกtica realmente aumenta a proximidade entre pais e filhos, hรก especialistas que advertem sobre o risco de interferir no desenvolvimento da fala da crianรงa.
Tal como em muitos aspectos relacionados a um crescer saudรกvel, no caso da fala infantilizada, o segredo estรก tambรฉm no equilรญbrio. Quando a crianรงa รฉ ainda muito pequena e nรฃo sabe se comunicar por meio da fala, interagir com ela em uma linguagem mais prรณxima do mundo infantil pode contribuir para que compreenda melhor o que estรก sendo dito e se sinta acolhida pelos adultos. No entanto, conforme ela cresce e comeรงa a conviver em outros espaรงos, estabelecendo vรญnculos com outras pessoas, รฉ preciso substituir o hรกbito por uma linguagem adequada ร sua idade.
ร importante entender que, assim que os filhos comeรงam a se apropriar da oralidade, usar um vocabulรกrio correto se torna fundamental e saudรกvel. Afinal, o bom exemplo รฉ a melhor forma de ensinar. Com os anos, os pequenos passam a frequentar ambientes como a escola, por exemplo, e podem inclusive ser vรญtimas de bullying se nรฃo tiverem uma forma de falar apropriada. O choque linguรญstico causado pelo prolongamento do baby talk ao longo da vida รฉ real e precisa ser evitado, e o incentivo a meninos e meninas a adquirir maior repertรณrio por meio da contaรงรฃo de histรณrias, contato com livros, mรบsicas, filmes, desenhos e de conversas bem articuladas รฉ bem-vindo.
Assim como acontece em todos os aspectos da vida humana, pais e familiares devem respeitar o tempo de cada crianรงa. Enquanto algumas apresentam uma fala muito bem desenvolvida desde cedo, outras precisarรฃo de mais tempo e acesso ร fala adulta. Errar, ser corrigido e aprender novas palavras fazem parte desse importante processo.
Vale lembrar, ainda, que o uso do diminutivo para algumas palavras nรฃo chega a ser um problema. Existem pais que seguem dizendo โfilhinho, pratinho, comidinha, brinquedinhoโ, por exemplo, mesmo quando os filhos jรก deixaram de ser crianรงas hรก muito tempo. Trata-se de uma maneira carinhosa e legรญtima de cultivar o afeto e nรฃo representa uma ameaรงa ao desenvolvimento da fala. A linguagem รฉ muito dinรขmica e recursos como esses nรฃo interferem no progresso dos filhos, pois apropriar-se dela estabelecendo laรงos de amor รฉ natural.
E aquelas crianรงas que seguem fazendo algumas trocas de letras mesmo quando jรก estรฃo saindo da Educaรงรฃo Infantil, tais como oย dย peloย t, oย pย peloย b, oย rย porย l? Calma! Na maior parte dos casos, esses equรญvocos acabam sendo corrigidos com o tempo e com o acesso ร linguagem dita como padrรฃo. Estimular o ganho de repertรณrio รฉ indispensรกvel para ajudar nesse processo e na aprendizagem como um todo.
Fique atento, tambรฉm, com aquela crianรงa que, quando quer algo, somente aponta para o objeto; pais e professores devem pedir que ela diga o que quer, antes de entregรก-lo. Isso estimula o desenvolvimento da linguagem.
Assim, devagar, com paciรชncia e delicadeza, bebรชs e crianรงas vรฃo se apropriando da articulaรงรฃo correta de cada uma das inรบmeras palavras que precisarรฃo usar ao longo da vida. Corrigir a pronรบncia รฉ uma estratรฉgia, desde que seja feita com parcimรดnia, sem apressar o processo pelo qual os pequenos estรฃo passando.
Lembre-se que o erro รฉ sempre uma tentativa de acerto e que cada crianรงa tem as suas limitaรงรตes e seu prรณprio tempo para aprender. Acolher esses dois princรญpios รฉ uma demonstraรงรฃo de afeto e respeito ao seu desenvolvimento!
*Rita Schane รฉย doutoranda em Educaรงรฃoย e supervisora de avaliaรงรตesย do Sistema de Ensino Aprende Brasil.