De julho de 2020 a junho de 2021 foram comercializados 509,6 milhรตes de litros. Dados revelam o comportamento do consumidor durante a pandemia
Uma radiografia do comportamento do consumidor brasileiro de vinhos e espumantes durante a pandemia acaba de ser divulgado. No acumulado dos รบltimos 12 meses, de julho de 2020 a junho de 2021, a soma da comercializaรงรฃo das vinรญcolas nacionais com as importaรงรตes de vinhos e espumantes cresceu 19%, totalizando 509,6 milhรตes de litros. O destaque ficou por conta do vinho fino, com alta de 118%; seguido pelo espumante, com crescimento de 15%; e o vinho de mesa, com elevaรงรฃo de 8%. O estudo foi apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestรฃo da Aplicaรงรฃo de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importaรงรฃo e inteligรชncia de mercado.
Para Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis-RS, os nรบmeros trazem otimismo ao setor e demonstram a importรขncia de sair da zona de conforto. โA pandemia demandou planejamento, criatividade e investimento, sendo assim, precisamos trabalhar para manter o que conquistamos, tanto na ampliaรงรฃo do consumo como na conquista de novos consumidores. Em 2020, o setor vitivinรญcola fechou o ano com 31% de crescimento e os nรบmeros do acumulado de 12 meses nos mostram uma leve retraรงรฃo, o que deve ser um ponto de atenรงรฃoโ, aponta.
Distribuiรงรฃo de vinhos e espumantes por Estado
Outro recente e inรฉdito levantamento da Ideal Consulting aponta a distribuiรงรฃo de vinhos e espumantes pelos principais player do mercado nos รบltimos 12 meses, entre julho de 2020 e junho de 2021, o que permite um mapeamento desse segmento. O estado de Sรฃo Paulo lidera o ranking com 34,1% do total do fornecimento, seguido pelo RS com 15%, Rio de Janeiro 9,7%, Minas Gerais 6,1%, Santa Catarina 5,9, Paranรก 4,1%, Goiรกs 3,7, Bahia 3,2%, Distrito Federal 3%, Espรญrito Santo 2,7%, Pernambuco 2,6% e Cearรก 1,2%. โAs informaรงรตes facilitam o entendimento da distribuiรงรฃo de produtos no mercado nacional e, consequentemente, permitem a elaboraรงรฃo de estratรฉgiasโ, observa Rebellatto.
Primeiro semestre 2021
O primeiro semestre de 2021 apresentou alta de 4% na soma da comercializaรงรฃo das vinรญcolas nacionais com as importaรงรตes de vinhos e espumantes no Brasil na comparaรงรฃo a 2020, passando de 200,1 milhรตes de litros para 208,5 milhรตes de litros. Os dados levantados pela Ideal Consulting permitem um comparativo entre os seis primeiros meses de 2021, em total pandemia, e os seis meses de 2020, que foi de muitas incertezas e parte do perรญodo em que bares e restaurante fecharam as portas pelo paรญs. Felipe Galtaroรงa, diretor da Ideal Consulting, ressalta que a comercializaรงรฃo dos vinhos brasileiros se apresenta estรกvel, com o retorno de um patamar mรฉdio de 70% do mercado nacional, com destaque para o avanรงo de 100% nos vinhos finos e 67% nos espumantes. โร fundamental lembrar que a comparaรงรฃo รฉ de perรญodos bastante distintos, o que demanda cautelaโ.
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