Nos primeiros sete meses deste ano, houve alta de 24,35% no faturamento e 15,76% nas vendas do varejo virtual brasileiro. Os dados sรฃo do รญndice MCC-Enet, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitรช de Mรฉtricas da Cรขmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
โOs รญndices do MCC-Enet de julho mostram que o brasileiro jรก se habituou a realizar parte significativa de suas compras atravรฉs do comรฉrcio eletrรดnico. Chegamos a 11% do consumo acumulado em 12 meses, no perรญodo que se encerrou em junho, feito atravรฉs da Internet, um marco importante para o segmento, que poderรก ser superado nos prรณximos meses, dada a tendรชncia de aceleraรงรฃo das compras onlineโ, afirma Gastรฃo Mattos, responsรกvel pela Divisรฃo de Varejo Online da camara-e.net.
Comparando os meses de julho e junho houve alta de 2,71%. A composiรงรฃo regional, tambรฉm considerando a comparaรงรฃo entre julho e junho, os resultados foram: Nordeste (5,89%); Centro-Oeste (5,48%); Norte (3,00%); Sudeste (2,48%) e Sul (-0,89%). Jรก no acumulado do ano, a configuraรงรฃo ficou da seguinte forma: Nordeste (34,26%); Centro-Oeste (33,66%); Norte (24,39%); Sul (18,94%) e Sudeste (9,46%).
O faturamento do setor tambรฉm registrou uma ligeira variaรงรฃo positiva, quando os meses comparados foram julho e junho: (0,21%).
Usando a mesma base comparativa (julho e junho), por regiรฃo, ficou da seguinte forma: Nordeste (2,02%); Centro-Oeste (0,22%); Sudeste (0,09%); Norte (-3,38%) e Sul (-0,95%).
No acumulado do ano, os dados foram: Nordeste (40,16%); Centro-Oeste (36,64%); Sul (30,04%); Norte (24,17%); e Sudeste (17,60%).
Em junho de 2021, o comรฉrcio eletrรดnico representou 12,2% do comรฉrcio varejista restrito (exceto veรญculos, peรงas e materiais de construรงรฃo). No acumulado dos รบltimos 12 meses, nota-se que a participaรงรฃo do e-commerce no comรฉrcio varejista corresponde a 11%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da รบltima Pesquisa Mensal do Comรฉrcio do IBGE, divulgada no dia 11 de agosto. Em junho de 2021, a composiรงรฃo de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritรณrio, informรกtica e comunicaรงรฃo (43,1%); mรณveis e eletrodomรฉsticos (27,8%); e tecidos, vestuรกrio e calรงados (10,1%). Na sequรชncia, artigos farmacรชuticos, mรฉdicos, ortopรฉdicos, de perfumaria e cosmรฉticos (7,4%); outros artigos de usos pessoal e domรฉstico (5,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentรญcios, bebidas e fumo (3,4%); e, por รบltimo, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). Esse indicador tambรฉm utiliza a Pesquisa Mensal do Comรฉrcio do IBGE como base.
Outra mรฉtrica avaliada pelo MCC-Enet revela que, no trimestre de abril a junho de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma alta de 1,3 p.p em relaรงรฃo ao trimestre anterior (17,2%). Jรก na comparaรงรฃo com o mesmo perรญodo em 2019 (10,1%), houve crescimento de 8,4 p.p.
Os รญndices mensais vรชm da comparaรงรฃo dos dados do รบltimo mรชs vigente em relaรงรฃo ao perรญodo base (mรฉdia de 2017). Para compor o รญndice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatรญsticos para composiรงรฃo das informaรงรตes do mercado total do comรฉrcio eletrรดnico brasileiro. Tambรฉm sรฃo utilizadas informaรงรตes dos indicadores econรดmicos nacionais do IBGE, Ipea e FGV.