Como ter um bom posicionamento de marca

Em um mercado competitivo, uma marca forte pode impactar de forma muito positiva nos negรณcios

Um bom posicionamento de marca pode ser a chave para o sucesso nos negรณcios, em um mundo com mercados cada vez mais competitivos. โ€œIsso porque as escolhas nรฃo sรฃo mais limitadas e se vocรช nรฃo pode suprir as necessidades do seu pรบblico, outras empresas surgirรฃo prontas para cumprir esse papel.
Hoje o consumidor tem uma variedade de opรงรตes e รฉ preciso fazer com que ele opte pela sua marcaโ€, afirma o CEO da Pontodesign e doutor em administraรงรฃo, negรณcios e marketing, Joaquin Presas.
Mas, como fazer com que um cliente opte por um determinado produto? E quais diferenciais o consumidor procura?
โ€œO empresรกrio deve inverter o jogo e questionar a si prรณprio: quais os diferenciais da minha marcar e por que um cliente optaria pelo meu produto? A partir daรญ, comeรงa a construรงรฃo de um posicionamento forte e persuasivo, para ganhar espaรงo na mente do pรบblico finalโ€, diz o especialista.
Posicionar uma marca nada mais รฉ do que se tornar a preferida do pรบblico-alvo, aquela que quando o consumidor precisa รฉ a primeira que vem a sua mente. Para atingir esse patamar, a empresa precisa oferecer diferenciais competitivos que sejam relevantes para o seu pรบblico.
โ€œUma empresa sem posicionamento passa a ser vista sem valor e comum, igual as outras. O problema disso รฉ que vocรช perde a oportunidade de expandir o seu negรณcio e de se tornar uma referรชncia no mercadoโ€, completa.

Mas, como construir esse posicionamento? โ€œร‰ imprescindรญvel conhecer o prรณprio negรณcio, para conseguir trabalhar bem um posicionamento de marca. Algumas questรตes a serem respondidas:
โ€ข O que a empresa faz? Nรฃo รฉ necessariamente o que a empresa produz, mas qual รฉ sua funรงรฃo no mercado ou o que ela agrega para o cliente?;
โ€ข Quais os objetivos? Qual รฉ a definiรงรฃo do que a marca quer representar por meio da sua atividade?;
โ€ข Quais sรฃo os valores dos quais a empresa nรฃo abre mรฃo? Normalmente, eles sustentam as decisรตes organizacionais mais importantes;
โ€ข Em que somos melhores que a concorrรชncia? O que diferencia a empresa? Pode ser no produto, no atendimento, ou em qualquer รกrea que o pรบblico possa perceber;
โ€ข Como os clientes veem a marca?

Depois de responder a esses questionamentos, Presas dรก cinco dicas para posicionar melhor a sua marca, de forma a impactar positivamente nos seus negรณcios:
1- Foco na identidade visual. โ€œUm bom logotipo, com cores que casem com seu pรบblico. Nรฃo precisa ser algo super inovador, mas precisa combinar com o que vocรช oferece. ร‰ como se fosse a primeira impressรฃo que o seu cliente terรก de vocรชโ€, diz;

2- Tenha personalidade. โ€œMuito mais do que um rosto bonito, precisa ter uma missรฃo, um propรณsito, com os quais os clientes vรฃo se identificar. Exemplo: a Apple รฉ muito mais do que uma marca de eletrรดnicos, ela vende experiรชncia e sonho de consumoโ€, explica;

3- Propรณsito. โ€œPessoas, mais do que nunca, estรฃo em busca de marcas com propรณsito, que sejam humanas e agentes transformadores, de forma positiva, no mundo. A exemplo da Natura e do Boticรกrio, que fazem um belรญssimo trabalho em prol do meio-ambiente e da diversidadeโ€;

4- Entregue experiรชncia. โ€œIndependente do tamanho da sua empresa, proporcione ao seu cliente uma experiรชncia รบnica, fazendo com que ele se apaixone pela sua marca. Clientes apaixonados viram embaixadores orgรขnicos do seu produtoโ€, finaliza.

Destaque da Semana

Jockey Plaza Shopping apresenta o Natalย deย Nova Iorque

Com pista de patinaรงรฃo como Rockefeller Center, cubo LED...

Black Friday dos Hotรฉis Deville: descontos de atรฉ 30%

Se vocรช jรก estรก pensando nas prรณximas viagens nacionais,...

Pseudomiopia aumenta miopia em atรฉ 4 vezes em crianรงas, aponta pesquisa

Condiรงรฃo que passa despercebida รฉย ย motivada pelo excesso de telas...

Sindilojas PG รฉ presenรงa no RD Summit 2024

Evento รฉ realizado pela RD Station, uma das maiores...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor