O acesso a smartphones, redes wi-fi e pacotes de dados com preรงos acessรญveis transformaram o comportamento do consumidor no Brasil. Nos รบltimos anos, as visitas ร s lojas fรญsicas tรชm sido substituรญdas por pesquisas de preรงo e compras via internet. E com um celular ร mรฃo, o brasileiro modificou a forma como sรฃo feitas as compras pela internet, e jรก รฉ um caminho sem volta.
De acordo com uma pesquisa da Confederaรงรฃo Nacional de Dirigentes Lojistas, 91% dos consumidores conectados realizaram alguma compra em lojas online no รบltimo ano. Desse total, 87% utilizaram o smartphone para concluir o negรณcio.
Diante desse cenรกrio com grande potencial de crescimento nos prรณximos anos, com uma populaรงรฃo cada vez mais digitalizada, o empreendedor comeรงa a perceber as vantagens na criaรงรฃo ou adaptaรงรฃo do e-commerce voltado para o mobile. Ter um site responsivo รฉ essencial para estar conectado a essa parcela dos consumidores que exigem um ambiente mais personalizado e confortรกvel no smartphone.
โAo acessar a loja por um celular, o consumidor nรฃo pode sentir necessidade de procurar um computador para melhorar a navegaรงรฃo. Qualquer atrito se transforma em possibilidade de desistรชncia da compra. Por isso, adotar um layout adaptรกvel ao dispositivo nรฃo รฉ apenas uma questรฃo estรฉtica. Essa estratรฉgia tambรฉm torna o site mais intuitivo e leve, melhorando a experiรชncia e a usabilidadeโ, explica Natรกlia Tukoff, diretora comercial e de Marketing da Yapay.
Um ponto crรญtico na navegaรงรฃo mobile รฉ o uso de pop-ups, jรก que nas pequenas telas dos smartphones pode ser mais fรกcil clicar em um anรบncio intrusivo do que conseguir fechar uma aba, o que acaba por conduzir o usuรกrio para um ambiente que ele nรฃo escolheu estar. A recomendaรงรฃo รฉ que esse artifรญcio seja utilizado somente para divulgar promoรงรตes pontuais, fazendo testes antes de colocรก-los no ar para identificar se nรฃo cobrem partes importantes do conteรบdo do site.
Evite tambรฉm o interstitial, pop-up que cobre a tela inteira e obriga o usuรกrio a clicar em um botรฃo antes que consiga visualizar o site. Para a versรฃo desktop esse recurso pode ser interessante, mas se usado na versรฃo mobile pode nรฃo apenas atrapalhar a experiรชncia do usuรกrio como tambรฉm prejudicar o rankeamento do site em mecanismos de busca, nos quais a prรกtica jรก foi abertamente desaconselhada. Como alternativa, รฉ indicado utilizar pequenos banners na parte superior, proporcionando uma navegaรงรฃo mais confortรกvel para o usuรกrio.
Da mesma forma, ao escolher um tema para a loja virtual, รฉ importante que ele seja responsivo e adapte-se ao dispositivo. Esse aspecto รฉ fundamental, pois a organizaรงรฃo das informaรงรตes como fotos, categorias e descriรงรตes, alรฉm de melhorar a experiรชncia, aumenta as chances de conclusรฃo da compra.
Outro aspecto fundamental para ampliar o conforto do usuรกrio estรก no momento de conclusรฃo da compra. O ideal รฉ que toda transaรงรฃo ocorra dentro do prรณprio site da empresa, sem necessidade de deslocamento para preencher os dados de cobranรงa e entrega. Essa experiรชncia integrada com as plataformas de pagamento รฉ chamada de checkout transparente, que favorece o conforto e a confiabilidade do usuรกrio, contribuindo para concretizar mais vendas.
Tambรฉm รฉ possรญvel otimizar recursos para pagamentos com cartรฃo de crรฉdito, oferecendo teclados inteligentes e seleรงรฃo automรกtica de bandeira. โFacilite o que for possรญvel e evite formulรกrios extensos. Solicite apenas informaรงรตes necessรกrias para minimizar o atrito com o consumidor e agilizar a conclusรฃo da compra. Em conjunto, todas essas estratรฉgias podem ajudar a conquistar melhores รญndices de conversรฃo: criar uma versรฃo mobile intuitiva, com boa visibilidade do conteรบdo, facilidade de navegaรงรฃo e praticidade ao efetuar o pagamento fazem a diferenรงa para quem aposta nesse canal, que tem tudo para continuar crescendoโ, finaliz Natรกlia.