Duplicidade educacional

Por Wanda Camargo*

No Brasil Colรดnia e no inรญcio do perรญodo Imperial, a educaรงรฃo secundรกria era destinada quase com exclusividade aos jovens de famรญlias ricas, que poderiam custeรก-la nos estabelecimentos de ensino, a maioria ligada a ordens religiosas, e proporcionar a seus filhos o tempo necessรกrio para esta finalidade.

Em 1837 foi fundado no Rio de Janeiro o Colรฉgio Pedro II cujo nome homenageava o seu patrono. O colรฉgio รฉ uma das instituiรงรตes de ensino pรบblico federal mais antigas em atividade no paรญs, e surgiu dentro de um projeto do Impรฉrio que abrangia tambรฉm o Instituto Histรณrico e Geogrรกfico Brasileiro; destinava-se a formar uma elite intelectual e constituir um modelo de instituiรงรฃo de ensino a ser seguido nas provรญncias. Dentro do โ€œpropรณsito civilizatรณrioโ€ do Impรฉrio, a educaรงรฃo era de boa qualidade mas pouco abrangente socialmente, atendendo apenas poucos estudantes, o suficiente para suprir as necessidades da burocracia do Estado. Os currรญculos era voltados unicamente a esses interesses, nรฃo havendo qualquer preocupaรงรฃo em capacitar parte maior da populaรงรฃo, sequer profissionalmente como comeรงava a ocorrer em outros lugares do mundo.

Apenas a partir de 1930 a educaรงรฃo secundรกria comeรงa a ser pensada de modo mais amplo, com o incipiente crescimento industrial a formaรงรฃo do trabalhador passa a ser vista como essencial.

Nos anos 1940 inicia-se uma dualidade, apรณs o ciclo bรกsico duas continuidades sรฃo implantadas: uma geral, para acesso aos cursos superiores, e uma profissionalizante para qualificar melhor o jovem das classes menos favorecidas para o trabalho.

Foi a partir de 1980 que se iniciou uma grande discussรฃo para superar esta duplicidade, trazendo a questรฃo do trabalho como um princรญpio educativo, tentando acabar com a dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual. A criaรงรฃo das avaliaรงรตes massivas, em vรกrios nรญveis escolares, mas principalmente o Exame Nacional do Ensino Mรฉdio, Enem, representou no inรญcio um esforรงo de compreender o ensino oferecido a toda populaรงรฃo, para proceder readequaรงรตes onde necessรกrio. Este exame, tรฃo importante, foi aos poucos adquirindo feiรงรตes de um vestibular, o que nรฃo era a ideia inicial, de avaliaรงรฃo do ensino oferecido pelas escolas, centrando-se na avaliaรงรฃo do prรณprio aluno, para que este pudesse conseguir uma vaga em instituiรงรตes pรบblicas ou privadas e assim continuar os seus estudos.

Ainda assim, as avaliaรงรตes sucessivas tรชm mostrado muito da realidade da escola pรบblica de ensino mรฉdio, atravรฉs de seus alunos. Os resultados em larga escala nรฃo tem sido muito positivos, levando ร  busca de soluรงรตes, nem sempre tecnicamente recomendรกveis; uma delas รฉ a โ€œmilitarizaรงรฃoโ€ das instituiรงรตes, como se todo o problema decorresse de indisciplina curรกvel com a imposiรงรฃo de regras castrenses onde nรฃo cabem. Uma verdadeira cloroquina para o ensino brasileiro, tรฃo inรณcua e prejudicial para este quanto aquela para as consequรชncias da ย Covid-19.

Os Colรฉgios Militares sรฃo instituiรงรตes de ensino mรฉdio de excelรชncia, mas seu acesso รฉ limitado pelo pequeno nรบmero de vagas, grande parte destinada a filhos de militares e a aprovados em concursos extremamente disputados. E nรฃo padecem da maioria dos problemas estruturais das demais instituiรงรตes pรบblicas: muitas delas nรฃo tรชm bibliotecas, quadras de esporte em comunidades onde poderiam agregar toda a regiรฃo do entorno tornando as pessoas corresponsรกveis ao processo educativo, e se ressentem da falta de material didรกtico de qualidade em quantidade suficiente. Ressalte-se que o discurso oficial รฉ sobre a inutilidade de salรกrios dignos e planos de carreira que possibilitem atualizaรงรฃo cultural e profissional dos professores, assim como o combate ร  pobreza endรชmica de estudantes e de suas famรญlias.

Os prรณprios indicadores educacionais nรฃo irรฃo, sozinhos, melhorar aย  escola,ย  avaliar รฉ parte da soluรงรฃo se esta for seguida por atitudes concretas em prol da elucidaรงรฃo do problema, jรก que deficiรชncias estruturais existem hรก bastante tempo, sรฃo, inclusive, muito alardeadas em รฉpocas de eleiรงรตes, porรฉm nunca foram de fato incluรญdas em polรญticas educacionais. Ainda nรฃo nos conscientizamos: sem educaรงรฃo de qualidade nรฃo teremos chance de um bom futuro.

 

Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.ย 

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