A geração Z entrou nos trending topics nos últimos meses, por listar itens que os millenials (de 1981 a 1995) fazem que é “cringe” – termo usado para citar o que está fora de moda, na opinião da faixa etária de 16 a 26 anos.
Memes e brincadeiras à parte, é essa geração que já faz e fará parte (ainda mais) do mercado de trabalho. “Temos várias vantagens na contratação dessa turma de 1995 a 2005: eles são jovens, disruptivos, onipresentes e estão com ideias a mil. Afinal, eles já nasceram com a internet e as redes sociais em alta, possuem muito acesso à informação e a cabeça deles funciona numa velocidade inimaginável”, diz o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.
Liderar esse time é um desafio. “A dica é ter como base o exemplo, com empatia e transparência”, afirma Weiler. O especialista dá dicas de como não ser “cringe” na hora de liderar essa turma.
1- Dê liberdade. A geração Z não nasceu para trabalhar dentro de um escritório, trancado, das 8 às 18h. É preciso dar liberdade para que eles produzam mais e melhor. Dica: adeque os horários e proponha home office algumas vezes na semana;
2- Promova um ambiente disruptivo. Um escritório tradicional deixaria a geração Z entediada. Ofereça um local para descanso, já dá um ar de modernidade;
3- Ouça o que eles têm a dizer. Eles estão muito antenados, inclusive a tendências internacionais. Sempre importante ouvir ideias novas para implementar na empresa;
4- Sem autoritarismo. É importante delimitar as regras, ser um líder ambidestro, dar feedbacks negativos e positivos, porém, de forma amigável. O líder autoritário perdeu vez. É possível ser incisivo, sem ser agressivo;
5- Senso de pertencimento. Faça com que seu colaborador da geração Z faça parte da empresa, mostrando que os bons resultados e a fidelidade dos clientes, por exemplo, também são por conta do esforço dele. Isso fará com que ele respeite a posição que desempenha;
6- Ensine a liderança. Comece ensinando a ele como se autogerenciar: gerenciando bem seu tempo, suas demandas e, assim, criará uma nova geração de líderes.
Sobre a ESIC Internacional:
A ESIC é uma Business School Internacional especializada em Gestão de Negócios e Marketing. Com mais de 50 anos de experiência, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convênios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., Índia e China. A instituição atua em oito áreas: Graduação, Pós-Graduação (Master e MBA), Executive Education (cursos avançados e sob medida para empresas e formação in company), Módulos e Missões Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colégio Internacional, Simuladores/Competições Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradição em publicações renomadas, atualizadas e especializadas em Gestão de Negócios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC está entre o seleto grupo que segue os padrões do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración)