Redes wi-fi,ย pacotes de dados facilitados, PIX e grande parte das pessoas utilizandoย smartphones formam a tempestade perfeita para um fenรดmeno irreversรญvel: as compras online na palma da mรฃo. Se a pandemia forรงou as pessoas a nรฃo saรญrem de casa, as necessidades de consumir algo nรฃo foi afetada pela COVID-19.
โLojas fรญsicas acabaram substituรญdas por e-commerce. Se antes as pessoas caminhavam de loja em loja para comparar preรงos, agora vรฃo de site em site apenas passando o dedo. O celular passou a ser o elo que faltava entre consumidores e lojistas.” analisa Ediney Giordani, Chรฃo de Fรกbrica pela KAKOI Comunicaรงรฃo.
Compras na palma da mรฃo
As palavras do especialista da KAKOI reforรงam os dados da recente pesquisa da Confederaรงรฃo Nacional de Dirigentes Lojista apontando que 91% dos consumidores conectados jรก compraram nessa modalidade desde que a pandemia comeรงou – com 87% desse total comprando com smartphone para concluir o negรณcio.
Para se manter relevante e permanecer visรญvel nesta vitrine virtual, Ediney explica que criar um e-commerce, ou entรฃo, migrar do fรญsico para o online, รฉ a รบnica saรญda para o negรณcio crescer a partir de agora. Consumidor digitalizado e conectado รฉ consumidor pronto para bater o martelo em um piscar de olhos.
E como fazer parte?
Sรณ existem vantagens para quem cria ou se adapta ao e-commerce, principalmente se pensarmos em mobile. Alรฉm de ter bons produtos e um trabalho de SEO, que รฉ a maneira que o Google encontra e ranqueia as milhares de pรกginas, รฉ primordial contar com um site responsivo para facilitar a experiรชncia do comprador via celular:
โA engenharia para criar estes sites precisa ser leve, confiรกvel e com todas as informaรงรตes fรกceis. Ou รฉ assim, ou o consumidor muda de loja com um clique e adeus ร venda quase certa. Nรฃo ter um site que se adapte ao celular vai atrapalhar a sua venda. Basta analisar quantas vezes desistimos de uma compra quando algum site fica pesado e caindo constantemente. ร carrinho abandonado na certaโ
Pontos a considerar
Cada situaรงรฃo รฉ รบnica, por isso Ediney separou algumas dicas para uma experiรชncia perfeita;
– Atenรงรฃo com os pop-ups no celular. Se o comprador clicar em um anรบncio que o transporte para outra pรกgina, isso pode ser visto como algo intrusivo demais.
– Mais problemรกtico ainda รฉ aquele pop-up que cobre a tela inteira que faz o usuรกrio clicar em um botรฃo, sem ele desejar, antes mesmo dele saber qual รฉ o site. No computador tradicional ou tablet esta prรกtica tem sentido, mas no smartphone รฉ algo que vai atrapalhar a venda e atรฉ irritar o futuro comprador.
– Banners pequenos, localizados na parte superior da tela, passam a ser uma boa opรงรฃo. Nรฃo forรงa o clique e ainda dรก uma sensaรงรฃo mais profissional e agradรกvel ao usuรกrio.ย
– Site responsivo precisa organizar tudo. Imagens, blogs, textos e vรญdeos precisam estar otimizados e separados em categorias. Lembre-se que o consumidor decide onde clicar em questรฃo de segundos. Deixar as informaรงรตes agrupadas sem critรฉrio, como uma grande polenta, รฉ um convite ao seu comprador para seguir direto para outro site.
– Peรงa para a agรชncia de comunicaรงรฃo que vai criar seu site para pensar em como serรก a conclusรฃo da compra. Tudo precisa ser feito no site, sem redirecionar para uma pรกgina de pagamento de terceiros, com checkout confiรกvel e recursos para pagamentos de todas as formas, como cartรฃo de crรฉdito. O cliente nรฃo pode sair da sua pรกgina – e se ele sair, possivelmente nรฃo voltarรก tรฃo cedo.