Grazielle Ueno Maccoppi (*)
Clรกudio Aurรฉlio Hernandes (*)
Existem, naturalmente, vรกrias formas de olhar para um mesmo objeto e a intenรงรฃo deste texto รฉ ampliar a observaรงรฃo sobre o setor do turismo. Com a instalaรงรฃo da pandemia da Covid-19 pelo mundo tudo passou, em algum grau, por alguma modificaรงรฃo. Alteramos nosso modo de viver, de se comunicar, de trabalhar e de se movimentar. Mesmo que algumas fronteiras em todos os continentes estejam sendo reabertas, as viagens nunca mais serรฃo as mesmas.
Diante da gravidade da crise sanitรกria e de todas estas transformaรงรตes sendo vivenciadas, nos propomos a repensar a รกrea partindo do pressuposto que o turismo รฉ mais do que uma paisagem instagramรกvel, com um pรดr do sol sem filtro. A atividade รฉ fonte de renda e sobrevivรชncia para tantos, tanto que รฉ mundialmente reconhecida por sua potรชncia econรดmica e jรก chegou a representar 10,4% do PIB Mundial, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC, 2019). Porรฉm, agora sofre com a queda abrupta de 85% no fluxo turรญstico internacional registrado em 2019, bem como uma queda de cerca de 60% em 2020, de acordo com a Organizaรงรฃo Mundial do Turismo.
O turismo รฉ um setor de especial interesse para o Brasil. Nรฃo apenas porque movimenta uma expressiva quantidade de capital, mas sobretudo por envolver microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos negรณcios em sua base. No paรญs, atualmente, sรฃo mais de 11,3 milhรตes de MEIs ativos, o que corresponde a 56,7% dos negรณcios em funcionamento. Nesse sentido, o turismo รฉ uma atividade que tende a pulverizar postos de trabalho e promover a descentralizaรงรฃo da renda por todo territรณrio nacional. Recentemente, os pequenos negรณcios apresentaram um saldo positivo no nรบmero de geraรงรฃo de empregos com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministรฉrio da Economia (CAGED). Foram 71,8% das vagas criadas no Brasil, com destaque para o setor de serviรงos, que lidera o nรบmero de contrataรงรตes com mais de 87 mil vagas somente no mรชs de junho (o que ainda estรก longe de representar os nรญveis anteriores ร pandemia).
Dada a relevรขncia econรดmica do setor, desenvolver estratรฉgias pensando em atrair turistas sempre foi a principal linha de aรงรฃo e nรฃo hรก nada de errado em atraรญ-los, considerando que quanto maior o fluxo turรญstico internacional, maiores sรฃo as divisas circulando e, por consequรชncia, a performance econรดmica das cidades envolvidas. No entanto, hรก inรบmeras crรญticas a um modelo de exploraรงรฃo do turismo pautado no volume e na geraรงรฃo de divisas como principal objetivo.
Embora este seja o modelo predominante, a sua lรณgica favorece a geraรงรฃo de inรบmeros danos ambientais e socioculturais. Entรฃo a verdade รฉ que olhar para o turismo e para seu desenvolvimento sob perspectivas diferentes faz parte do momento atual e da postura diante da retomada do setor. Esse olhar indica a autocrรญtica e uma falta de reconhecimento do potencial interno. ร hora de ajustar a lente e voltar-se para a soma de esforรงos para โarrumar a casaโ. Valorizar o pequeno e microempreendedor รฉ primordial, eles sรฃo fundamentais para sustentar a seguranรงa econรดmica tรฃo relevante em tempos crรญticos.
O turismo brasileiro pode aliar a seu favor o cenรกrio econรดmico e a alta do dรณlar que de um lado dificulta as viagens internacionais, mas de outro motiva o interesse nas viagens domรฉsticas. Ou seja, neste momento o mais importante para a retomada do turismo รฉ direcionar os esforรงos para a oferta de produtos condizentes com o que todo ser humano aprendeu a valorizar nesse perรญodo de isolamento: voltar-se para a oferta e nรฃo para a demanda. Por exemplo, se torna emergente promover um descolamento daquele turismo com regras postas pelo mercado: viagens pautadas na superlotaรงรฃo, no excesso de turistas em detrimento da qualidade e exclusividade.
A demanda deve ser consequรชncia natural de bons produtos sendo ofertados, produtos que estabeleรงam em linhas claras o seu limite e sua capacidade de bem atender. Hรก a possibilidade de ofertar produtos e destinos turรญsticos que promovam conexรฃo real com a natureza, com as pessoas e as culturas. ร oferecer oportunidades de equilรญbrio, contemplaรงรฃo e autenticidade, como sugerem os estudos de tendรชncias mundial pรณs pandemia.
Para este realinhamento dos propรณsitos do turismo รฉ fundamental observรก-lo enquanto um fenรดmeno humano complexo, multifacetado e que, dentre suas camadas, possui um conjunto extenso de equipamentos e empreendimentos postos a servir. Sรฃo atividades econรดmicas advindas dos meios de hospedagem, alojamento, transportes, alimentaรงรฃo, agenciamento, eventos e tantas outras. Embora a produรงรฃo de bens esteja contemplada, o turismo รฉ essencialmente associado aos serviรงos. Assim, a maioria das empresas do setor sรฃo prestadoras de serviรงos e, como tal, precisam de uma gestรฃo voltada para bem servir.
Todos nรณs, em algum grau, tivemos a oportunidade de saborear o gosto amargo de se manter em isolamento, afastados e sem se deslocar. A retomada do turismo estรก diretamente relacionada a esta sensaรงรฃo e, por consequรชncia, uma nova forma de observar e interpretar o turismo vai alรฉm dos recursos econรดmicos provenientes dele. Afinal, a principal caracterรญstica da atividade turรญstica envolve a relaรงรฃo humana, o convรญvio, a autenticidade e a experiรชncia proporcionada a cada indivรญduo, em diferentes graus.
Jรก que as relaรงรตes se transformaram durante a pandemia da Covid-19 รฉ necessรกrio que possamos encontrar formas de voltar a este convรญvio. Talvez essa seja a real potencialidade do turismo: o compartilhamento de experiรชncias que criam memรณrias e nos fazem ver o mundo com nossos prรณprios olhos. Para alรฉm do alicerce econรดmico que a atividade turรญstica promove, estรก a edificaรงรฃo de novos olhares para o nosso espaรงo e nosso tempo.
(*) Grazielle Ueno Maccoppi รฉ coordenadora dos Cursos de Gestรฃo de Turismo e Gestรฃo Empreendedora de Serviรงos da Escola de Gestรฃo Comunicaรงรฃo e Negรณcios โ Centro Universitรกrio Internacional Uninter
(*) Clรกudio Aurรฉlio Hernandes รฉ coordenador dos Cursos de Processos Gerenciais e Negรณcios Digitais da Escola de Gestรฃo Comunicaรงรฃo e Negรณcios โ Centro Universitรกrio Internacional Uninter