Durante a pandemia da Covid-19, o consumo online aumentou cerca de 40%, segundo dados da Neotrust. Diante desse cenário, muitas empresas precisaram migrar para o e-commerce para que o seu negócio pudesse continuar vendendo. O Brasil registrou mais de 300 milhões de pedidos e faturou mais de R$ 126 bilhões em 2020, sendo que 47% dos consumidores estavam realizando suas compras online pela primeira vez.
Para um bom funcionamento deste serviço são necessários alguns processos básicos: venda, atendimento ao cliente, marketing, gestão e logística. A maioria das empresas está preparada para vender, atender e administrar, porém muitas delas não estão preparadas para fazer logística de forma profissional.
A logística no e-commerce é essencial para manter um bom relacionamento com os clientes e garantir sua satisfação. Então, muitas empresas buscaram por melhorias no setor para oferecer ao cliente uma experiência positiva.
Entre essas melhorias, existem 5 dicas que irão aprimorar a logística do seu e-commerce, são elas:
Controle o seu estoque: um estoque bem organizado e controlado garantirá o sucesso de qualquer logística no e-commerce. Um dos piores erros que se pode cometer na logística são atrasos e erros nas entregas dos produtos e, na maioria dos casos, isso acontece por falta de controle no estoque. Uma gestão de estoque eficaz deve ser prioridade.
Utilize apoio de tecnologias: indicadores, sistemas de controle e gestão eficiente são maneiras de auxiliar nos processos operacionais da sua logística. Dessa forma poderá identificar falhas de desempenho e corrigir erros, evitando assim outros prejuízos.
Crie um planejamento de vendas: as operações logísticas e os processos internos devem estar alinhados com as demandas do mercado, por isso é necessário ter um bom planejamento de venda. A sua empresa precisa se adaptar às variações de demanda, dessa maneira evitará problemas e atrasos.
Tenha regras quanto à política de fretes: algumas surpresas são boas, outras nem tanto, por isso estruture uma política de fretes clara, objetiva e acessível. Assim o consumidor poderá avaliar todas as condições de envio do produto antes de realizar a compra.
Mantenha o relacionamento com o cliente: ninguém está totalmente livre de cometer erros, e nessas horas ter um relacionamento com o cliente será essencial para resolver o problema e evitar que o consumidor fique insatisfeito.
Roberto Hoffmann, fundador da empresa SHL Fulfillment, afirma que a procura por armazéns de fulfillment registrou um aumento bastante significativo: “As empresas precisam oferecer uma entrega eficaz, de maneira rápida e sem imprevistos, para conseguirem atender às expectativas dos consumidores, cada vez mais exigentes, por isso buscam por um armazém de fullfilment terceirizado. Investir em logística é uma das mais inteligentes formas para manter o negócio sempre evoluindo”.
Investir em uma boa logística para o e-commerce é um dos fatores que podem gerar um grande impacto na empresa, destacando-a no mercado de maneira competitiva nas vendas de produtos online. Oferecer um maior custo-benefício garantirá melhores retornos e dessa maneira, o cliente ficará satisfeito e mais motivado a continuar comprando da empresa.