Inflaรงรฃo รฉ um dos entraves para que micro e pequenas empresas reajam ร crise
Aos poucos, o comรฉrcio retoma os seus horรกrios normais de funcionamento e os consumidores voltam ร s lojas. Essas sรฃo algumas das consequรชncias da bandeira amarela, no Paranรก, por exemplo, que fizeram com que no segundo semestre os comerciantes ficassem mais otimistas, de acordo com pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso, no inรญcio do segundo semestre de 2021. Porรฉm, reajustes de insumos, energia elรฉtrica, combustรญvel e aluguel tรชm contribuรญdo para a lucratividade diminuir, dificultando uma retomada frente ร crise.ย
Em pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundaรงรฃo Getรบlio Vargas, observou-se que em setembro, a preocupaรงรฃo com a alta dos custos de produรงรฃo ficou mais evidente. Seis em cada dez micro e pequenas empresas disseram que se sentem pressionadas pelo aumento de preรงos e pelos efeitos da inflaรงรฃo.ย
De acordo com o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, esses dados podem ser revertidos se forem tomadas estratรฉgias assertivas de marketing. โEsse รฉ o momento de apostar na comunicaรงรฃo mais humanizada e prรณxima dos clientes. Entender as suas demandas e estabelecer um relacionamento de proximidade e empatia รฉ fundamental em momentos como esseโ, destaca.
Poucas sรฃo as empresas que conseguiram retomar o faturamento. Os setores menos impactados pela pandemia foram os comรฉrcios de alimentos, logรญstica, negรณcios pet, oficinas e peรงas, construรงรฃo, indรบstria de base tecnolรณgica, educaรงรฃo, saรบde e bem-estar e serviรงos empresariais.
O Presidente da Associaรงรฃo das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Paranaguรก, Marcelo Dias, frisa que aรงรตes voltadas ao aumento nas vendas jรก estรฃo sendo aplicadas e trazendo resultados para a regiรฃo. โA educaรงรฃo financeira, a entrada na era da digitalizaรงรฃo do negรณcio e as vendas pelo e-commerce foram algumas das estratรฉgias adotadasย pelas Micro, Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais para sobreviver nesse perรญodoโ, pontua Dias.ย
Em uma crise, fica evidente que os pequenos negรณcios sรฃo os primeiros a serem prejudicados, mas tambรฉm sรฃo os primeiros a reerguerem, principalmente pela sua estrutura mais enxuta. โEssa caracterรญstica รฉ um trunfo que deve ser usado pelo micro e pequeno empresรกrio. ร uma chave importante para a retomadaโ, finaliza Shimoyama. (Suziรช Marรงal)