Investimento em recursos digitais se tornou crucial em um cenรกrio de pandemia. No Paranรก, unidade do COC tem lousa digital com diversas funcionalidades.
Pรกtios cheios, brincadeiras que envolvem o toque, abraรงos apertados na chegada ou na saรญda da escola. Parece ter ficado num mundo muito distante o ambiente escolar que se conhecia atรฉ marรงo de 2020. Desde entรฃo, a pandemia da Covid-19 impรดs um ritmo completamente diferente na forma de agir e, especialmente, na maneira de transmitir e consumir conhecimento.
Boa parte dos desafios daquele primeiro momento jรก foi superada e da crise nasceram soluรงรตes que, hoje, sรฃo vistas como fundamentais para os modelos adotados pelas instituiรงรตes de ensino pรบblicas e privadas.
Sem dรบvida, a tecnologia salvou o planeta de sufocos maiores. No Brasil, ela foi responsรกvel pelo andamento dos anos letivos e a principal estratรฉgia de comunicaรงรฃo direta entre aluno e professor, conforme divulgou a recente pesquisa โResposta Educacional ร Pandemia de Covid-19 no Brasilโ, feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anรญsio Teixeira (Inep).
No Paranรก, a direรงรฃo do COC Beraldo, de Campina Grande do Sul, regiรฃo metropolitana de Curitiba, entendeu bem a liรงรฃo deixada pela pandemia e nรฃo pensou duas vezes: investiu cerca de R$ 200 mil na compra de equipamentos digitais e no treinamento dos professores. โConfiamos que a tecnologia como meio รฉ um caminho sem volta e serรก permanente, em constante evoluรงรฃoโ, afirma o diretor da escola, Elton Beraldo. โSer professor jรก รฉ uma das profissรตes mais desafiadoras. O professor nรฃo pode esquecer que existe Googleโ.
Um dos maiores aportes foi para a compra das lousas digitais, recurso bastante moderno que, como plataforma, gera relatรณrios de participaรงรฃo dos alunos. โAtravรฉs deles, conseguimos ver quantidades de acessos, a interaรงรฃo nas aulas, inclusive, ver a evoluรงรฃo das notas. Conseguimos, tambรฉm, armazenar as aulas por um longo perรญodoโ, explica. As lousas digitais foram usadas especialmente nos trรชs primeiros meses de pandemia e, depois, aos poucos, a direรงรฃo do COC adaptou o ensino para projetores de curta distรขncia. โIniciamos 2021 com projetores de curta [distรขncia] em todas as salasโ, conta o diretor.
Discretas, as funcionalidades da lousa digital sรฃo imperceptรญveis e passam completamente nulas na rotina dos estudantes. No entanto, o impacto na vida prรกtica dos docentes รฉ bastante palpรกvel. A lousa nรฃo permite mascarar dados, o que faz com que a direรงรฃo do COC Beraldo aposte na evoluรงรฃo do rendimento dos alunos. Por permitir compartilhamento, os pais tรชm acesso a todo o conteรบdo, desde as notas atรฉ o tempo em que o filho dedicou aos estudos. โA possibilidade de os pais acompanharem em tempo real ou gravado permite a correรงรฃo imediata e obriga a escola a entregar no mรญnimo o combinadoโ, completa Beraldo.
O futuro รฉ incerto, mas nรฃo deixa a Educaรงรฃo em um labirinto. No COC, por exemplo, o cenรกrio para 2022 รฉ otimista. Enquanto a escola aguarda a definiรงรฃo das autoridades quanto ร s diretrizes para o novo ano letivo, aposta na adoรงรฃo dos protocolos de seguranรงa, nos efeitos da vacinaรงรฃo e na tecnologia. โAcreditamos que a inteligรชncia artificial irรก ganhar forรงa. Novas plataformas irรฃo surgir e as que existem irรฃo evoluir. Um novo cenรกrio escolar estรก sendo construรญdo com a cara dessa geraรงรฃo que estรก chegandoโ, sorri. Uma geraรงรฃo que seguirรก precisando da mentoria dos mestres e de todos os elementos da escola para seguir em frente, dรช olho na telinha e com o mundo ao alcance das mรฃos.