Tintas Verginia completa 30 anos e comemora 28% de crescimento em 2021

Com mais de 100 mil clientes atendidos em 2021 e 32 lojas no PR e SC, empresa ultrapassa os R$ 140 milhรตes de faturamento

Com mais de 100 mil clientes atendidos em 2021 e 32 lojas no PR e SC, empresa ultrapassa os R$ 140 milhรตes de faturamento A Tintas Verginia acaba de completar 30 anos de atividades e comemora junto aos seus mais de 300 colaboradores que tiveram papel importante nessa histรณria. Atualmente com 32 lojas no Paranรก e Santa Catarina, a empresa inicia seu processo de sucessรฃo na gestรฃo e preparaรงรฃo para os prรณximos 30 anos. โ€œHoje, a empresa se mantรฉm constituรญda 100% pela famรญlia, com os fundadores na cadeira da presidรชncia e os herdeiros compondo a diretoria, com apoio dos gerentes de รกrea e suas respectivas equipes. Os planos sรฃo, para os prรณximos anos, continuar profissionalizando a empresa e melhorar a performance operacional e financeira, trazendo aspectos de inovaรงรฃo e sustentabilidade socioambiental para o planejamento estratรฉgicoโ€, explica Eduardo Bathke, atual diretor da empresa. O crescimento da empresa sempre aconteceu de forma orgรขnica, sem grandes endividamentos e alavancagem. Desde 1991, a famรญlia e fundadores sempre estiveram ร  frente do negรณcio e somente apรณs sete anos da inauguraรงรฃo da primeira loja, em Santa Felicidade, o casal fundador Aricle Iurck e Nelson Bathke contrataram sua primeira equipe completa, com sete funcionรกrios e em 2001, abriram a segunda loja. Para acirrar a competitividade, a empresa criou uma fรกbrica de massas e texturas em 2006. Em 2014, com o aumento do nรบmero de lojas, fez-se necessรกrio construir um novo centro de distribuiรงรฃo, com mais cinco mil metros quadrados. Atenta ร s novas necessidades do mercado, em 2015 a marca lanรงou o primeiro e-commerce de tintas do paรญs. Hoje, o sistema de entregas com logรญstica prรณpria entrega produtos em atรฉ 24 horas nas รกreas onde atua e os pedidos podem ser feitos tanto pelo site, como pelo WhatsApp. Em reconhecimento, a marca jรก recebeu o prรชmio Top de Marketing da ADBV-PR e figura atualmente como a maior revenda de tintas do sul do paรญs. Visando manter a qualidade no atendimento e nos serviรงos, a marca optou por ter apenas lojas prรณprias. Atualmente, sรฃo 32 lojas especializados em tintas. Neste ano, quatro novas unidades jรก foram inauguradas, trรชs em Florianรณpolis (SC) e outra em Ponta Grossa (PR). โ€œO planejamento da empresa sempre foi muito pรฉ no chรฃo. Nรฃo somos uma empresa alavancada e todos nossos investimentos e expansรตes sรฃo feitos com recursos prรณprios e calculados de forma a correr pouco risco. Sendo assim, o plano รฉ continuar crescendo no mesmo ritmo que a empresa e mercado crescem, de forma orgรขnica, conforme a empresa vai gerando caixa e resultadoโ€, declara Bathke Seguindo esta estratรฉgia de sucesso, a empresa jรก fatura R$ 140 milhรตes por ano. Em 2020, cresceu 100% em lucratividade e deve fechar este ano com 28% de crescimento em faturamento, com mais de 100 mil clientes atendidos e uma fatia generosa de 30% em market share em Curitiba e Regiรฃo Metropolitana. As conquistas da marca provam que รฉ possรญvel alinhar grandes resultados a responsabilidade social e ambiental. Buscando aplicar as melhores prรกticas em ESG (environmental, social and governance), a empresa iniciou no final de 2019 um projeto piloto de logรญstica reversa batizado de โ€œColeta Coloridaโ€, para recolher, reciclar e reaproveitar restos de tintas e materiais de pintura usados. Atualmente, sรฃo 12 pontos de coleta em Curitiba e mesmo quem nรฃo รฉ cliente da marca pode fazer o descarte dos materiais. Todo o material reaproveitado por meio do programa ajuda a ampliar aรงรตes sociais de mais de 50 instituiรงรตes parceiras em diversas รกreas de atuaรงรฃo em Curitiba e regiรฃo. As aรงรตes vรฃo desde a revitalizaรงรฃo de escolas pรบblicas e entidades beneficentes ร  doaรงรฃo de alimentos e oferta de cursos profissionalizantes. Mudanรงas na gestรฃo Quando os fundadores decidiram que era hora de desacelerar e ceder mais espaรงo para os filhos, a empresa dedicou-se e implantou um processo de profissionalizaรงรฃo da gestรฃo. Para Bathke, os constantes estudos, pesquisas e aprimoramentos trouxeram outros benefรญcios para a marca, principalmente em performance e relacionamento com os funcionรกrios que hoje jรก sรฃo mais de 300. โ€œNa รกrea financeira, trouxemos a contabilidade para dentro da empresa, ganhando mais controle das finanรงas, custos e despesas. Hoje, temos total domรญnio sobre os resultados e performance de cada unidade de negรณcio. Na รกrea de logรญstica, melhoramos a capacidade de armazenamento, agilidade de entrega e otimizaรงรฃo de rotas. Por fim, na รกrea comercial padronizamos nosso atendimento e implementamos gestรฃo por indicadores na รกrea de vendasโ€, comemora. O maior destaque estรก na รกrea de gestรฃo de pessoas, com a introduรงรฃo de polรญticas organizacionais e a implementaรงรฃo de um plano de carreira que foca no desenvolvimento constante dos colaboradores e no seu reconhecimento. Alรฉm do foco em cultura da organizaรงรฃo, com ferramentas, treinamentos, avaliaรงรตes e pesquisas de clima. Outro diferencial รฉ a participaรงรฃo de lucros - que estรก totalmente atrelada aos OKRยดs (Objective Key Results). Desta forma, todos os funcionรกrios da empresa tรชm responsabilidades alinhadas aos objetivos da empresa e, como recompensa, coparticipaรงรฃo nos resultados. Tudo isso fez com que a marca recebesse em 2020 o Prรชmio Lugares Incrรญveis para Trabalhar, uma iniciativa do UOL e da Fundaรงรฃo Instituto de Administraรงรฃo (FIA). Ainda em 2020, a marca criou um grupo de inovaรงรฃo formado por pessoas de todos os nรญveis e cargos da empresa. Um ano depois, o grupo jรก propรดs mais de dez projetos que geraram melhorias, economia e incremento de receita da empresa. E ainda existem mais de 30 projetos em andamento e um banco de ideias repleto de oportunidades a serem exploradas. โ€œQueremos nos aproximar ainda mais de cada colaborador e fazer com que cada um participe ativamente da gestรฃo da empresa com olhar de pertencimento. Pretendemos implementar a comunicaรงรฃo aberta e que todos tenham acesso ร s informaรงรตes, possam dar sugestรตes, ideias e propor melhorias dentro ou fora dos seus setores, focando cada vez mais em autonomia e liberdade na execuรงรฃo das tarefasโ€, finaliza Bathke.
Loja Conceito no Barigui.

A Tintas Verginia acaba de completar 30 anos de atividades e comemora junto aos seus mais de 300 colaboradores que tiveram papel importante nessa histรณria. Atualmente com 32 lojas no Paranรก e Santa Catarina, a empresa inicia seu processo de sucessรฃo na gestรฃo e preparaรงรฃo para os prรณximos 30 anos.

โ€œHoje, a empresa se mantรฉm constituรญda 100% pela famรญlia, com os fundadores na cadeira da presidรชncia e os herdeiros compondo a diretoria, com apoio dos gerentes de รกrea e suas respectivas equipes. Os planos sรฃo, para os prรณximos anos, continuar profissionalizando a empresa e melhorar a performance operacional e financeira, trazendo aspectos de inovaรงรฃo e sustentabilidade socioambiental para o planejamento estratรฉgicoโ€, explica Eduardo Bathke, atual diretor da empresa.

Tintas Verginia completa 30 anos e comemora 28% de crescimento em 2021
Os herdeiros da marca, Rodrigo e Eduardo Bathke (direita), se prepararam para o processo de sucessรฃo com os pรฉs no chรฃo e olhos atentos para os prรณximos 30 anos.

O crescimento da empresa sempre aconteceu de forma orgรขnica, sem grandes endividamentos e alavancagem. Desde 1991, a famรญlia e fundadores sempre estiveram ร  frente do negรณcio e somente apรณs sete anos da inauguraรงรฃo da primeira loja, em Santa Felicidade, o casal fundador Aricle Iurck e Nelson Bathke contrataram sua primeira equipe completa, com sete funcionรกrios e em 2001, abriram a segunda loja. Para acirrar a competitividade, a empresa criou uma fรกbrica de massas e texturas em 2006. Em 2014, com o aumento do nรบmero de lojas, fez-se necessรกrio construir um novo centro de distribuiรงรฃo, com mais cinco mil metros quadrados.

Atenta ร s novas necessidades do mercado, em 2015 a marca lanรงou o primeiro e-commerce de tintas do paรญs. Hoje, o sistema de entregas com logรญstica prรณpria entrega produtos em atรฉ 24 horas nas รกreas onde atua e os pedidos podem ser feitos tanto pelo site, como pelo WhatsApp. Em reconhecimento, a marca jรก recebeu o prรชmio Top de Marketing da ADBV-PR e figura atualmente como a maior revenda de tintas do sul do paรญs.

Visando manter a qualidade no atendimento e nos serviรงos, a marca optou por ter apenas lojas prรณprias. Atualmente, sรฃo 32 lojas especializados em tintas. Neste ano, quatro novas unidades jรก foram inauguradas, trรชs em Florianรณpolis (SC) e outra em Ponta Grossa (PR).

โ€œO planejamento da empresa sempre foi muito pรฉ no chรฃo. Nรฃo somos uma empresa alavancada e todos nossos investimentos e expansรตes sรฃo feitos com recursos prรณprios e calculados de forma a correr pouco risco. Sendo assim, o plano รฉ continuar crescendo no mesmo ritmo que a empresa e mercado crescem, de forma orgรขnica, conforme a empresa vai gerando caixa e resultadoโ€, declara Bathke

Seguindo esta estratรฉgia de sucesso, a empresa jรก fatura R$ 140 milhรตes por ano. Em 2020, cresceu 100% em lucratividade e deve fechar este ano com 28% de crescimento em faturamento, com mais de 100 mil clientes atendidos e uma fatia generosa de 30% emย market shareย em Curitiba e Regiรฃo Metropolitana.

As conquistas da marca provam que รฉ possรญvel alinhar grandes resultados a responsabilidade social e ambiental. Buscando aplicar as melhores prรกticas em ESG (environmental, social and governance), a empresa iniciou no final de 2019 um projeto piloto de logรญstica reversa batizado de โ€œColeta Coloridaโ€, para recolher, reciclar e reaproveitar restos de tintas e materiais de pintura usados. Atualmente, sรฃo 12 pontos de coleta em Curitiba e mesmo quem nรฃo รฉ cliente da marca pode fazer o descarte dos materiais.

Todo o material reaproveitado por meio do programa ajuda a ampliar aรงรตes sociais de mais de 50 instituiรงรตes parceiras em diversas รกreas de atuaรงรฃo em Curitiba e regiรฃo. As aรงรตes vรฃo desde a revitalizaรงรฃo de escolas pรบblicas e entidades beneficentes ร  doaรงรฃo de alimentos e oferta de cursos profissionalizantes.

Mudanรงas na gestรฃo

Quando os fundadores decidiram que era hora de desacelerar e ceder mais espaรงo para os filhos, a empresa dedicou-se e implantou um processo de profissionalizaรงรฃo da gestรฃo. Para Bathke, os constantes estudos, pesquisas e aprimoramentos trouxeram outros benefรญcios para a marca, principalmente em performance e relacionamento com os funcionรกrios que hoje jรก sรฃo mais de 300.

โ€œNa รกrea financeira, trouxemos a contabilidade para dentro da empresa, ganhando mais controle das finanรงas, custos e despesas. Hoje, temos total domรญnio sobre os resultados e performance de cada unidade de negรณcio. Na รกrea de logรญstica, melhoramos a capacidade de armazenamento, agilidade de entrega e otimizaรงรฃo de rotas. Por fim, na รกrea comercial padronizamos nosso atendimento e implementamos gestรฃo por indicadores na รกrea de vendasโ€, comemora.

O maior destaque estรก na รกrea de gestรฃo de pessoas, com a introduรงรฃo de polรญticas organizacionais e a implementaรงรฃo de um plano de carreira que foca no desenvolvimento constante dos colaboradores e no seu reconhecimento. Alรฉm do foco em cultura da organizaรงรฃo, com ferramentas, treinamentos, avaliaรงรตes e pesquisas de clima. Outro diferencial รฉ a participaรงรฃo de lucros – que estรก totalmente atrelada aos OKRยดs (Objective Key Results). Desta forma, todos os funcionรกrios da empresa tรชm responsabilidades alinhadas aos objetivos da empresa e, como recompensa, coparticipaรงรฃo nos resultados. Tudo isso fez com que a marca recebesse em 2020 o Prรชmio Lugares Incrรญveis para Trabalhar, uma iniciativa do UOL e da Fundaรงรฃo Instituto de Administraรงรฃo (FIA).

Ainda em 2020, a marca criou um grupo de inovaรงรฃo formado por pessoas de todos os nรญveis e cargos da empresa. Um ano depois, o grupo jรก propรดs mais de dez projetos que geraram melhorias, economia e incremento de receita da empresa. E ainda existem mais de 30 projetos em andamento e um banco de ideias repleto de oportunidades a serem exploradas.

โ€œQueremos nos aproximar ainda mais de cada colaborador e fazer com que cada um participe ativamente da gestรฃo da empresa com olhar de pertencimento. Pretendemos implementar a comunicaรงรฃo aberta e que todos tenham acesso ร s informaรงรตes, possam dar sugestรตes, ideias e propor melhorias dentro ou fora dos seus setores, focando cada vez mais em autonomia e liberdade na execuรงรฃo das tarefasโ€, finaliza Bathke.

Destaque da Semana

CEO do Grupo A.Yoshii รฉ eleito Empresรกrio do Ano no Paranรก

Leonardo Yoshii รฉ homenageado no Prรชmio Lรญderes do Brasil,...

Ibis Curitiba Batel e Ibis Styles Curitiba Centro Cรญvico recebem certificaรงรฃo Green Key

A lรญder mundial em hospitalidade,ย Accor, celebra mais duas certificaรงรตesย Green...

Fringe do Festival de Curitiba abre inscriรงรตes para o Circuito Independente 2025

Mostra democrรกtica e uma das maiores vitrines do teatro...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor