Turismo nacional deve encerrar o ano com crescimento de 16%

O turismo brasileiro deve terminar o ano com crescimento de 16% e faturamento de R$ 130 bilhรตes, 22% inferior ao registrado no perรญodo prรฉ-pandemia, de acordo com dados do levantamento do Conselho de Turismo (CT) da Federaรงรฃo do Comรฉrcio de Bens, Serviรงos e Turismo do Estado de Sรฃo Paulo (FecomercioSP).

Os segmentos que registraram os resultados mais expressivos, a partir do quarto mรชs do ano, foram os de transporte aรฉreo, com alta anual de 83,9% e serviรงos de alojamento e alimentaรงรฃo, que teve elevaรงรฃo de 61,9%. โ€œNo entanto, a base de comparaรงรฃo explica o resultado, pois, esses foram os setores que mais sofreram o impacto da crise em 2020, estando, tambรฉm, abaixo do patamar de abril de 2019โ€, diz a FecomercioSP.

Segundo os dados, a demanda dos passageiros aรฉreos atingiu nรญvel superior a 6 milhรตes em julho, mantendo-se no mesmo nรญvel nos meses seguintes. Atรฉ junho esses nรบmeros estavam menores do que 5 milhรตes de pessoas. A perspectiva da Fecomercio รฉ a de que o transporte aรฉreo encerre o ano com faturamento de R$ 37,8 bilhรตes, o que representa um crescimento anual de 30,5%. โ€œPorรฉm, ainda 36% abaixo do nรญvel de 2019. Jรก o resultado projetado do รบltimo trimestre deve ser 12% menor em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano prรฉ-pandemiaโ€, estima a entidade.

O transporte rodoviรกrio (intermunicipal, interestadual e internacional), que apresentou quedas relativamente modestas no inรญcio do ano, deve encerrar 2021 com alta de 9% e faturamento de R$ 17,7 bilhรตes (5,1% abaixo do patamar de 2019). Para o transporte aquaviรกrio, a projeรงรฃo de alta รฉ 8,4% (R$ 467 milhรตes em valores absolutos).

Para o grupo de locaรงรฃo de veรญculos, agรชncia e operadoras de turismo, a expectativa รฉ que haja aumento no faturamento de 4,2%, chegando a R$ 29 bilhรตes. Na comparaรงรฃo com 2019, o nรญvel ainda รฉ 8,5% abaixo do obtido. Embora negativo, รฉ um dos resultados relativos mais favorรกveis entre os setores analisados pelo levantamento. O รบltimo trimestre deve registrar um ritmo de crescimento de 7%.

Os dados indicam ainda que o grupo de alimentaรงรฃo e alojamento deve registrar alta de 15,9%, com faturamento de R$ 25 bilhรตes, um quadro ainda negativo quando comparado ao ano de 2019, quando a alta foi de 26%.

Para as atividades culturais, recreativas e esportivas, a projeรงรฃo para a segunda metade do ano รฉ aumento de 11,7%, encerrando 2021 com alta de 1,9%. No primeiro semestre de 2021 houve queda de 7,4% nesse grupo. โ€œComo este grupo depende, essencialmente, do nรบmero de pessoas completamente imunizadas, com o ritmo de vacinaรงรฃo bem estabelecido, a tendรชncia รฉ que haja cada vez mais aumento de pรบblico e atividades no prรณximo ano, dando condiรงรตes para uma recuperaรงรฃo mais robustaโ€, diz a FecomercioSP.

Impacto da inflaรงรฃo no turismo

Apesar de os nรบmeros apontarem para um bom desempenho no inรญcio de 2022, o processo inflacionรกrio, que impacta tantos as famรญlias como as empresas, pode limitar um crescimento mais expressivo do setor no prรณximo ano, embora o dรณlar alto ainda mantenha a atratividade do turismo domรฉstico, que passou a ser โ€œdescobertoโ€ por muitos brasileiros.

Segundo a presidente do CT da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, a pressรฃo da inflaรงรฃo no orรงamento das famรญlias รฉ, e continuarรก sendo, o fator mais importante a ser observado no prรณximo ano, principalmente a partir de marรงo, quando a demanda comeรงa a diminuir. โ€œInfelizmente, como em outros momentos relevantes para o turismo, fez-se muito pouco em termos de investimentos, oferta de crรฉdito e estรญmulo ร  inovaรงรฃo, o que deixa o Brasil ainda mais dependente de seu mercado internoโ€, analisou.

O levantamento, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatรญstica (IBGE), aponta que o setor tem enfrentado inflaรงรฃo de 16,75% nos รบltimos 12 meses. Esta variaรงรฃo รฉ superior ร  mรฉdia do รndice de Preรงos do Consumidor Amplo (IPCA), de 10,67%. Isto รฉ, hรก um avanรงo real de preรงos do turismo de 5,49%. As passagens aรฉreas sรฃo as principais responsรกveis pela alta. Em 12 meses, o preรงo aumentou 50,11%, resultado da demanda reprimida pela pandemia e do aumento de custos, sobretudo do querosene (QAV), que subiu 90%, segundo dados da Agรชncia Nacional de Petrรณleo (ANP).

Segundo as anรกlises da FecomercioSP, a alta do combustรญvel e da energia elรฉtrica deve impactar outras atividades importantes do setor, como hotรฉis e translados, que repassarรฃo os custos aos consumidores e aos pacotes turรญsticos, pressionando os valores nos prรณximos meses. Embora algumas atividades ainda nรฃo repassem a inflaรงรฃo para o preรงo final (caso da hospedagem, que teve aumento mรฉdio de preรงos de 4,44%), como o processo inflacionรกrio atual รฉ estrutural, o ajuste รฉ questรฃo de tempo e deve continuar, pelo menos, atรฉ metade do prรณximo ano.

โ€œO resultado nรฃo surpreende, uma vez que jรก se previa um aumento considerรกvel da demanda, que esteve reprimida ao longo dos รบltimos 18 meses. Os aumentos generalizados nos insumos de todos os setores tambรฉm colaboram com a elevaรงรฃo dos preรงos, e รฉ provรกvel que a curva de aumento siga ascendente nos prรณximos meses (pelo menos atรฉ o carnaval), podendo ser revertida somente em caso de queda acentuada na demandaโ€, disse Aldrigui.

CONTATO COM O COLUNISTAย ย  pietrobelliantonio0@gmail.com

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