Como melhorar os resultados das empresas para ficar no positivo em 2022
A crise econรดmica causada pela pandemia da COVID-19, que teve inรญcio em 2020, ainda deixa resquรญcios no paรญs. A perspectiva รฉ que em 2022, a inflaรงรฃo e a alta taxa de juros ainda afetem a economia, dando um respiro apenas em meados de 2023. โAinda que haja uma perspectiva de retomada da economia, a inflaรงรฃo eleva consideravelmente o custo de tudo, impactando, muitas vezes, na receita X gastosโ, explica o consultor em Lean 6 Sigma e CEO da Iwankio Consulting, Alexandre Iwankio.
Melhorar resultados e reduzir custos. Essas duas variรกveis sรฃo a chave para ter sucesso em 2022. Porรฉm, alguns hรกbitos e gastos podem ser reavaliados, pois impactam diretamente no resultado final de uma empresa.
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย โPrimeiramente, รฉ preciso fazer um planejamento e colocar no papel o que รฉ custo (colaborador, luz, รกgua, telefone), o que รฉ investimento (treinamentos, processos de coach, novos softwares) e o que รฉ gasto. Entรฃo, a partir daรญ, ver onde รฉ possรญvel enxugar. E, acredite: muita coisa pode ser modificada e gerar um impacto significativo nas contas do final do mรชsโ, explica o profissional. Alรฉm disso, รฉ fundamental melhorar o desempenho dos processos, utilizando-se de estratรฉgias e ferramentas que auxiliem na eliminaรงรฃo de desperdรญcios. โOs desperdรญcios impactam direta e significativamente os custos, e combatรช-los farรก grande diferenรงa nos resultados da empresa, tanto a curto quanto a longo prazo.โ
ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย ย Iwankio dรก algumas dicas de como evitar desperdรญcios e reduzir custos para melhorar os resultados em 2022.
Defeitos
Esse tipo de desperdรญcio รฉ fรกcil de detectar e entender. Um defeito ocorre quando um produto ou serviรงo fica aquรฉm das expectativas do cliente. Se vocรช nรฃo os notar, seus clientes notarรฃo. Os defeitos causam retrabalho caro, material perdido e clientes decepcionados (e perdidos). Aplicar metodologias e ferramentas de melhoria de processos รฉ fundamental para determinar e eliminar as causas dos defeitos nos processos de negรณcios.
Superproduรงรฃo
Fazer mais do seu produto do que os clientes exigem leva a recursos desperdiรงados e custos de manutenรงรฃo de estoque desnecessรกrios. Ambos os fatores custam dinheiro e reduzem a lucratividade. A soluรงรฃo de longo prazo para a superproduรงรฃo รฉ implementar um sistema puxado, que mude a filosofia de produรงรฃo de feito para estoque para produรงรฃo sob encomenda. Empresas que estรฃo em sintonia com as necessidades do cliente tรชm muito mais facilidade de agendamento e previsรฃo e nรฃo exigem grandes estoques.
A espera
Embora possa parecer inofensivo, a espera รฉ cara. Materiais ociosos nรฃo agregam valor para o cliente. Os funcionรกrios que ficam parados enquanto sรฃo pagos nรฃo criam valor e reduzem a lucratividade. Eliminar gargalos no processo de produรงรฃo, balancear atividades e melhorar as comunicaรงรตes pode ajudar a reduzir o tempo ocioso.
Processos sem valor agregado
Vocรช acredita que existem etapas em seu processo que podem ser eliminadas sem reduzir a qualidade do produto? Pense com cuidado!
Vocรช inspeciona seu produto?ย Esta etapa do processo pode ser excluรญda com seguranรงa quando o produto รฉ feito certo da primeira vez.
Compreenda o que รฉ realmente importante para seu cliente. Isso agrega valor, tudo o mais pode ser um processamento desnecessรกrio que vocรช pode eliminar ou minimizar em seus processos.
Transporte
O transporte do produto atรฉ o cliente รฉ fundamental. Mas, se o processo movimentar os materiais pela fรกbrica sem agregar valor ao produto, estarรก desperdiรงando tempo e dinheiro. Processos eficientes eliminam transporte desnecessรกrio! Uma revisรฃo de layout otimiza o fluxo de operaรงรฃo e reduz os transportes excessivos.
Estoque
Este desperdรญcio ocupa espaรงo e consome dinheiro. Alรฉm disso, tambรฉm incentiva outras perdas com superproduรงรฃo, maiores defeitos e processamento sem valor agregado.
Elimine o volume de trabalho em andamento, reduzindo as lacunas no processo de produรงรฃo e melhorando os mรฉtodos de previsรฃo.
Movimento
Uma etapa do processo de produรงรฃo deve ser concluรญda com a menor quantidade de movimento possรญvel. Usar mais movimento do que o necessรกrio รฉ um desperdรญcio de recursos.
Mรกquinas e estaรงรตes de trabalho podem ser projetadas ou redimensionadas para minimizar o movimento dos operadores.
Talento nรฃo utilizado do funcionรกrio
Os funcionรกrios sรฃo uma รณtima fonte para novas ideias e inovaรงรฃo. Infelizmente, as organizaรงรตes falham em incentivar os funcionรกrios e eles fazem apenas uma fraรงรฃo das contribuiรงรตes que poderiam ser feitas de outra forma. Use incentivos e recompensas aos funcionรกrios para explorar o talento dos funcionรกrios.
Identificar e combater desperdรญcios nรฃo deve ser um ato isolado, mas um exercรญcio contรญnuo de olhar para o que vocรช faz atualmente e melhorรก-lo. โVocรช nรฃo terรก uma organizaรงรฃo perfeita apรณs as primeiras mudanรงas no processo, mas com o foco na melhoria contรญnua dos processos e na reduรงรฃo de desperdรญcios na empresa, vocรช terรก um aumento contรญnuo na qualidade, satisfaรงรฃo do cliente e eficiรชncia, aumentando a lucratividade do negรณcioโ, finaliza.