CEO da Franquias do Futuro dรก dicas para estruturar a empresa para o mercado de franchising
Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas tรชm potencial para franquear o seu modelo de negรณcio. ร o que afirma o CEO da Franquias do Futuro, o engenheiro e administrador de empresas, Nylmar Diego Zacharias. A empresa oferece soluรงรตes em tecnologias da informaรงรฃo para franqueados online e cresceu 22% apenas em 2021, com 750 novas franquias comercializadas, todas em formato online e com investimento de R$9 mil a R$16,9 mil.
Mas como avaliar se a empresa tem potencial para expandir os negรณcios por meio de franquias? ร importante fazer uma anรกlise de franqueabilidade, estudo que analisa a estrutura da empresa, diferenciais tรฉcnicos e competitivos, marca e posicionamento no mercado, e potencial de vendas, alรฉm de anรกlise da concorrรชncia, entre outros fatores. โEsse estudo pode ser feito internamente ou com empresas especializadas, e irรก definir se o negรณcio tem potencial para expandir para o modelo de franquiasโ, explica Zacharias.
O administrador pontua que รฉ preciso investir para adaptar o modelo de negรณcio. โAlรฉm do conhecimento no mundo das franquias, รฉ preciso deixar os setores alinhados, para que o modelo possa ser repetido em diferentes mercados e regiรตes, sem perder a qualidade do serviรงo oferecidoโ, explica, lembrando que o franqueador deve oferecer sempre suporte ao franqueado e isso implica, muitas vezes, em um maior nรบmero de colaboradores e, consequentemente, investimento.
Uma empresa com imagem bem definida tem vantagem competitiva na hora de comercializar seu negรณcio. โInvista na sua marca, na qualidade dos produtos e serviรงos oferecidos e crie uma comunicaรงรฃo unificada. O cliente precisa ter a mesma experiรชncia de compra em qualquer uma das unidades franqueadasโ, alerta. Para isso, รฉ preciso uma estrutura sรณlida, para que o modelo de negรณcio possa ser replicado, seguindo sempre as diretrizes da franqueadora.
Ainda, Nylmar lembra que รฉ preciso colocar no papel processos a serem repassados para os franqueados, todos em conformidade com a Lei do Franchising, alรฉm de realizar os registros de marcas, para nรฃo ter problemas futuros. โO franqueador precisa oferecer treinamento assertivo para que os novos investidores garanta seu retorno e seguir ร risca os termos do contrato, para que tanto o franqueador quanto o franqueado se beneficiem do novo negรณcioโ, finaliza.