A origem dos produtos e alimentos ganha cada vez mais atenção do consumidor. Refeições vegetarianas e veganas vêm se tornando comuns, até com campanhas de conscientização como a Segunda Sem Carne, para fazer pensar sobre a alimentação sem ter a origem animal como algo fundamental. O IBOPE de 2018 apresentou 14% da população brasileira se autodeclarando vegetariana, por motivos como saúde e preocupação com os animais. Porém, não é só na alimentação que o consumo consciente pode ser adotado.
Há outras áreas que afetam direta e indiretamente o meio ambiente, como vestuários e cosméticos. E o público consumidor começa a olhar também para essas outras possibilidades. Além da produção de roupas visando menor impacto ambiental e desperdício, há outras tendências, como aponta o crescimento de brechós, especialmente durante a pandemia. Um levantamento do Sebrae destacou aumento de 48,58% entre os primeiros semestres de 2020 e 2021.
O setor de beleza e higiene apresenta grandes possibilidades de uma vida mais saudável e consciente na produção de itens. Cada vez mais são desenvolvidos de sabonetes e shampoos até batons e cremes hidratantes sem componentes químicos nem testes em animais (os chamados cruelty free). Com menos químicos (sendo eco friendly), muitas vezes com atenção mesmo para embalagens sem plástico, por exemplo, esses produtos tornam-se ótimas pedidas para um consumo mais consciente.
Muitas vezes, pela dificuldade de saber os componentes de um item, a tarefa de consumir de maneira mais consciente parece difícil. Com o intuito de selecionar esses produtos, os sócios Mariana Alves e Johnny Dallasuanna fundaram a Verdê (www.lojadaverde.com.br), em 2019. O foco inicial era de cosméticos e linhas de higiene, fazendo curadoria e pesquisa de marcas nacionais e importadas que atendam essas demandas. “O momento que estamos vivendo deu um clique para muitas pessoas, que começaram a procurar e pesquisar produtos veganos”, ressalta Mariana.
O crescimento na busca por produtos veganos é refletida na ampliação do catálogo. Depois dos itens de maquiagem e cuidados – como escovas de dente e protetores solares – a empresa também passou a oferecer uma seleção de perfumes, barbearia vegana e aromaterapia, entre outros. A sessão infantil vem ganhando destaque dentro do site, com opções que passam pelos cuidados com a saúde, fraldas ecológicas e até brinquedos de madeira e papel, geralmente produzidos sem plásticos nem componentes químicos agressivos. “A introdução de uma vida mais eco friendly, com consumo consciente e preocupada com o impacto ambiental, pode ser feita desde cedo e de forma responsável, em variadas esferas”, Mariana completa.