Andrรฉ “Bode” Marcos*
Os รบltimos dois anos foram muito difรญceis para todas as pessoas do planeta. Tivemos que conviver com a possibilidade de morte de pessoas prรณximas de um momento para o outro e o que mais agravou esse perรญodo foi a sensaรงรฃo de que nรฃo havia nada que podรญamos fazer para evitar essa situaรงรฃo. Como professor e historiador atรฉ tentei manter a racionalidade e a confianรงa na ciรชncia, mas confesso que ร s vezes cheguei a pensar โnรฃo tem jeito, a natureza venceuโ. O ano de 2020 trouxe o pior e o melhor da humanidade, pois vimos situaรงรตes de extremo egoรญsmo, como, por exemplo, a corrida aos mercados no inรญcio da pandemia, gerando uma grande especulaรงรฃo nos preรงos. Por outro lado, tambรฉm vimos muitas pessoas tentando ajudar as outras compartilhando produtos e, em alguns casos, com ajuda financeira.
Pesquisadores do mundo inteiro uniram forรงas para encontrar uma vacina num prazo nunca antes visto. Infelizmente, tambรฉm vimos lรญderes mundiais โremaremโ contra o processo, desdenhando do isolamento social, criticando as pesquisas cientรญficas e propagando as mais variadas desinformaรงรตes. Nรณs, como โmeros mortaisโ, vimos surgirem remรฉdios e tratamentos โmilagrososโ que num momento seguinte, nรฃo serviam para tal propรณsito. A mim, parecia que estรกvamos correndo cada um para um lado e a situaรงรฃo sรณ se agravava. As escolas fizeram o que puderam para manter seus alunos em contato com o conhecimento โ aulas remotas, avaliaรงรตes on-line, lives, etc. โ e nรณs, professores, entramos num universo que sรณ era conhecido pelos youtubers. Eu, por exemplo, alรฉm das videoaulas, acabei criando um podcast de histรณria e entretenimento, contudo, nossa vida privada foi invadida, pois transmitรญamos de nossas casas e, por isso, cometemos vรกrias gafes, viramos memes, mas acredito que conseguimos minimizar um pouco a situaรงรฃo, pelo menos no que diz respeito ร educaรงรฃo.
O ano de 2021 comeรงou cheio de esperanรงas, pois a vacina foi desenvolvida por vรกrios laboratรณrios diferentes e com o grande desafioย de vacinar toda a populaรงรฃo em tempo recorde. ร claro que a campanha de desinformaรงรฃo continuou, mas pude ver que neste ano houve grande diminuiรงรฃo de โfake newsโ. A minha impressรฃo รฉ que as pessoas, de maneira geral, se convenceram que a ciรชncia e as pesquisas eram realmente o รบnico remรฉdio contra a pandemia. Nas escolas, vivemos a realidade do ensino hรญbrido โ alunos via on-line e presencial โ, o que nos obrigou a adaptarmos nossas aulas para as duas modalidades, ao mesmo tempo. Novos desafios que acredito, conseguimos superar com maestria. Estamos fechando 2021 com mais de 60% da populaรงรฃo vacinada e a expectativa รฉ que em 2022, se nรฃo houver nenhuma outra surpresa da natureza, a situaรงรฃo das escolas e da sociedade em geral, comece a se normalizar. Mas, como historiador, me pergunto: qual รฉ a normalidade para a sociedade?
Sabemos que temos muitos desafios para 2022, pois vejo claramente que fomos muito afetados psicologicamente por todo esse processo ligado ร pandemia. Segundo a neuropsicรณloga Renata Cravinhos, houve um aumento considerรกvel de pessoas com crises de ansiedade, depressรฃo, problemas de sono, abuso de รกlcool e drogas, entre outros. Percebo em sala de aula que nossos alunos precisam de um cuidado maior nesse aspecto. Fizemos um trabalho de pesquisa sobre o que eles gostariam de discutir e debater durante o ano e das vรกrias sugestรตes que recebemos, o tema โsaรบde mentalโ, apareceu nos primeiros lugares.
Termino este breve texto, pensando de maneira positiva em 2022, jรก que, como humanista que sou, nรฃo posso perder a fรฉ na humanidade. Espero que todo esse processo tenha nos ensinado a sermos menos egoรญstas e a valorizar o que considerรกvamos โbesteirasโ, como uma conversa em famรญlia, um fim de tarde na praia, um churrasco entre amigos, um abraรงo carinhoso, a liberdade de sair de casa sem medo…ย
*Andrรฉ โBodeโ Marcos, especialista em Histรณria do Brasil e Gestรฃo Escolar, รฉ assessor de Histรณria do Centro de Inovaรงรฃo Pedagรณgica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colรฉgios do Grupo Positivo.