โAlexa, pedir para o atendimento da TIM minha segunda viaโ. โOlha, eu consigo enviar a segunda via da sua fatura aberta por email ou SMS. E entรฃo? De que maneira vocรช prefere?โ, responde a inteligรชncia artificial por voz da Amazon, integrada ร TAIS, assistente virtual da TIM. Esse รฉ apenas um dos vรกrios cenรกrios possรญveis de interaรงรฃo com o dispositivo inteligente que os clientes TIM Black Famรญlia terรฃo ร disposiรงรฃo a partir de agora. O novo canal de relacionamento da TIM, implementado em parceria com a IBM Consulting, รฉ mais uma opรงรฃo oferecida pela operadora. Neste primeiro momento, clientes jรก podem solicitar sua fatura e obter informaรงรตes sobre assuntos variados. Em breve, novos serviรงos como aprovaรงรฃo de dependentes e consulta de benefรญcios do plano serรฃo disponibilizados utilizando conceitos e uma forma diferenciada de se comunicar.
“ร medida que os hรกbitos evoluem, a TIM encontra maneiras de adaptar e humanizar a sua tecnologia de relacionamento com soluรงรตes que tragam conveniรชncia e resultados rรกpidos para as demandas dos clientes. Queremos tambรฉm criar experiรชncias surpreendentes, adaptando o atendimento a diferentes momentos e locais, acolhendo o cliente da melhor forma, inclusive, com o uso de Alexa. Estamos evoluindo para a prรณxima fase do atendimento por IA, aperfeiรงoando e ampliando as opรงรตes de interaรงรฃo entre os clientes e a operadora”, explica Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.
Para utilizar o atendimento da TIM em Alexa, o cliente deve acionar a Skill da operadora dizendo: โAlexa, abrir o atendimento da TIMโ. Internamente, a TAIS, assistente virtual com inteligรชncia artificial da TIM, irรก fazer a interface com Alexa por meio do IBM Watson Assistant na IBM Cloud.
De acordo com Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, a TAIS transformou o atendimento automรกtico da TIM numa nova experiรชncia para o cliente, mais personalizada, diversificada e รกgil. Atravรฉs dessa nova abordagem, que combina voz em linguagem natural, jornadas conforme contexto do cliente, anรกlise de sentimento e curadoria, as necessidades dos consumidores sรฃo detectadas de forma preditiva e automรกtica, gerando soluรงรตes e medidas corretivas para o cliente.
โA TAIS jรก responde a diversos tipos de solicitaรงรตes nos canais de atendimento da operadora e resolve as demandas por meio de automaรงรตes inteligentes e a busca por anรกlise de dados. O lanรงamento da Skill da operadora em Alexa, segue a estratรฉgia de inovaรงรฃo da TIM em disponibilizar um atendimento natural onde o cliente esteja, atรฉ mesmo em momentos de interaรงรฃo onde nรฃo hรก o uso do dispositivo mรณvelโ, destaca Mattar.
Para Argus Cavalcante, Associate Partner da IBM Consulting Brasil e lรญder do projeto com a TIM, estamos โvivendo uma era em que os provedores de serviรงo de comunicaรงรฃo sรฃo um terreno fรฉrtil para a implantaรงรฃo de assistentes virtuais, pois lidam com grandes volumes e diversidade de interaรงรตes com os clientes. A integraรงรฃo de Alexa ร assistente virtual da TIM รฉ mais uma evoluรงรฃo importante que estamos levando a esse ambicioso projeto de tornar a experiรชncia omnichannel de seu cliente mais amigรกvel, รกgil e eficienteโ.
Todos poderรฃo utilizar o novo canal de atendimento, que evoluirรก constantemente com novas funcionalidades e para outros planos. Inicialmente, apenas usuรกrios dos planos TIM Black Famรญlia conseguem ter acesso aos serviรงos. Clientes de outros planos serรฃo direcionados para o aplicativo MEU TIM, para a landing page da operadora ou receberรฃo SMS com orientaรงรตes sobre como resolver suas dรบvidas com a TIM.
Sobre a TIM
โEvoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdadeโ รฉ o propรณsito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviรงos de telecomunicaรงรตes, focada nos pilares de inovaรงรฃo, experiรชncia do cliente e agilidade. Reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o inรญcio de suas operaรงรตes no paรญs, estรก ร frente da transformaรงรฃo digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. ร, desde 2015, lรญder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovaรงรฃo no agronegรณcio. Foi pioneira na ativaรงรฃo de redes 5G no paรญs, com a criaรงรฃo dos Living Labs em 2019, e estรก pronta para a prรณxima geraรงรฃo de redes mรณveis.
A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores prรกticas ambientais, sociais e de governanรงa e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do รndice de Carbono Eficiente (ICO2) e do รndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais perรญodos consecutivos โ 14 anos โ nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nรญvel mรกximo de governanรงa corporativa, foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria Geral da Uniรฃo (CGU) com o selo โPrรณ-รฉticaโ e a obter a certificaรงรฃo ISO 37001. Por meio do Instituto TIM, jรก beneficiou mais de 700 mil pessoas desde 2013, democratizando ciรชncia, tecnologia e inovaรงรฃo em 500 municรญpios de todo o Brasil. Para mais informaรงรตes, acesse www.tim.com.br.