Open Banking: o que muda para o cliente do sistema financeiro em 2022

Luciano Furtado C. Francisco (*)

No final de 2021, o Banco Central concluiu a quarta fase de implementaรงรฃo do Open Banking. A implementaรงรฃo total serรก ao longo de 2022.ย  O Open Banking, tambรฉm conhecido como Sistema Financeiro Aberto, รฉ um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de informaรงรตes e dados dos clientes entre diferentes instituiรงรตes financeiras.

Para esse compartilhamento, รฉ necessรกria a autorizaรงรฃo do cliente. Por meio do Open Banking, empresas e pessoas fรญsicas podem autorizar que seus dados sejam acessados por outras instituiรงรตes. O consumidor pode decidir com quem compartilhar esses dados e pode cancelar a autorizaรงรฃo a qualquer momento.

Para os clientes, a vantagem รฉ de ter mais agilidade na abertura de contas e contrataรงรฃo de serviรงos nas instituiรงรตes, melhores taxas, mais liberdade para contratar serviรงos, mais oferta de soluรงรตes personalizadas. Para as empresas, vai facilitar a concessรฃo de crรฉdito, mais seguranรงa nas transaรงรตes digitais, padronizaรงรฃo da tecnologia de comunicaรงรฃo, menores custos operacionais e chance de captar novos clientes.

Uma das implementaรงรตes realizadas do Open Banking รฉ a possibilidade de pagamento pelo PIX, sem precisar abrir o aplicativo do banco. Muitas lojas virtuais jรก comeรงaram a utilizar essa forma de pagamento, pela sua praticidade, reduรงรฃo do abandono de carrinhos e crรฉdito imediato.

Porรฉm, hรก mais impactos do Open Banking no e-commerce. Vejamos alguns:

  • Reduรงรฃo das taxas de cartรฃo;
  • Pagamentos mais personalizados;
  • O checkout pode ser ligado diretamente ร  conta corrente do comprador;
  • Os dados do cliente podem ficar armazenados para compras futuras;
  • Mais promoรงรตes e descontos para clientes que autorizarem o Open Banking e paguem as compras pelo PIX.

Uma cadeia benรฉfica na jornada de compra com mais velocidade nas operaรงรตes, mais consumo. Trocas, devoluรงรตes e ressarcimentos ficam bem mais fรกceis tambรฉm.

As lojas virtuais podem criar produtos e soluรงรตes mais personalizadas, pois terรฃo acessos a dados mais detalhados do cliente e seu comportamento financeiro. Tambรฉm haverรก mais seguranรงa, pois o Open Banking serรก uma forma de validar os dados do cliente, o que reduz a ocorrรชncia de fraudes.

Enfim, uma melhor experiรชncia de compra para o cliente.

O e-commerce B2B tambรฉm deve se beneficiar e aumentar esse mercado. O motivo รฉ que hoje a maior parte dos pagamentos em lojas B2B รฉ por meio de boleto a prazo. Para autorizar um parcelamento e definir o prazo de vencimento, o vendedor tem que fazer uma anรกlise do perfil da empresa compradora e atualmente os dados para isso nem sempre sรฃo suficientes. Com o Open Banking, esse vendedor poderรก fazer parcerias com as instituiรงรตes financeiras autorizadas pelo vendedor para compartilhar seus dados, de modo que terรก mais informaรงรตes para uma anรกlise melhor.

O sistema financeiro aberto pode gerar vรกrios negรณcios, inclusive para empresas que nรฃo sรฃo participantes do sistema financeiro, o caso dos e-commerces, devido ร  possibilidade de fazer parceria com as instituiรงรตes participantes.

Vamos esperar os prรณximos passos. Com a tecnologia, poderemos ter ainda mais benefรญcios gerados pelo Open Banking. O futuro dirรก.

(*) Luciano Furtado C. Francisco รฉ professor da Escola Superior de Gestรฃo Comunicaรงรฃo e Negรณcios do Centro Universitรกrio Internacional Uninter

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