O que esperar do mercado de luxo pós-pandemia

 

Especialista em marketing e estratégia de negócios aponta as principais tendências e ferramentas essenciais para manter o mercado em crescimento

Já se sabe que o mercado de luxo não sofreu muito durante a pandemia – muito pelo contrário! Dados da FashionUnited, recolhidos pela Infracommerce, mostram que o mercado de luxo apresentou um aumento de 93% só no ano de 2020. A Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) também registrou crescimento médio de 51,74% em setembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, aponta que a pandemia trouxe uma mudança no comportamento do consumidor de luxo. “Antes, o cliente comprava essas marcas em viagens no exterior. Com a pandemia, impedidos de viajar e também com a alta do dólar, encontraram no mercado local a alternativa para continuarem consumindo esses produtos”, afirma. O levantamento divulgado pela Abrael aponta que a receita do mercado de bens de luxo chegou a US$5,226 bilhões em 2020. A projeção é de um aumento de 3% até 2025.

Burlamaqui lembra que o sucesso desse mercado se deve a diversificação dos canais de vendas dessas empresas. Se antes o cliente estava na loja, hoje ele pode estar em qualquer lugar. “A criação de diferentes canais, físicos e digitais, buscando uma melhor experiência de compra, foi a chave do sucesso do mercado de luxo”, afirma. Foi o caso da Cevimar Eletrodomésticos de Luxo. A empresa, que atua desde 2003 em Curitiba com eletrodomésticos premium, reestruturou seus canais de vendas na pandemia e registrou crescimento de 60% no faturamento nos últimos dois anos.

Mas, como dar continuidade ao boom de vendas visto na pandemia? Burlamaqui lembra que a integração e diversificação dos canais de venda são fundamentais para sustentar nesse crescimento. “A sociedade está em degelo e agora o grande desafio do segmento é manter a demanda vinda da pandemia. O cliente da loja física está de volta, mas as marcas não podem esquecer dos clientes conquistados no meio online. A forma como as marcas continuarão se relacionando com ele irá ser decisiva no sucesso dos negócios”, explica.

A unificação dos diferentes canais, físicos e digitais, buscando uma melhor experiência de compra, terá que levar em conta também a padronização da empresa. “Quando todos os setores e canais conversam entre si, mantendo um padrão de atendimento e continuidade da experiência do cliente, permite que mesmo que o cliente troque de canal, continue envolvido com a empresa, contribuindo, assim, para o aumento do volume das vendas e, consequentemente, do lucro. Esse é o varejo omnichannel, que leva uma experiência mais completa e assertiva para o cliente”, afirma.

O relacionamento com esse cliente também precisa ser contínuo. “Aqui o contato precisa ser personalizado, com entrega e pós-vendas muito bem pensados. Conquistar o consumidor exige pesquisa, análise, investimento em treinamentos e tecnologia constantes. O cliente precisa se sentir seguro, confiante e satisfeito com sua decisão de compra”, alerta, lembrando que com o fim da pandemia, o consumidor está ávido pelo prazer e consumo.

O especialista lembra que com o enfraquecimento da pandemia, setores como o de hospitalidade, que envolvem serviços de recepção, acomodação, alimentos e bebidas, estarão em alta, além do setor da beleza: em casa, as pessoas tiveram mais tempo para cuidados pessoais. “Ainda vamos viver algum tempo com o saldo residual da pandemia, consumidores ansiosos para retomar hábitos pré-pandêmicos, o que beneficia a indústria da hospitalidade no mercado de luxo”, completa.

Destaque da Semana

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Verão no Paraná: os melhores destinos para aproveitar as férias

Explore praias tranquilas, paisagens deslumbrantes e cidades históricas ao...

Britânia leva Air Fryer gigante à exposição ‘Mundo Pixar’ em Curitiba

A marca paranaense promete encantar crianças e adultos com...

Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro

Trabalho pioneiro aponta elo entre o consumo de embutidos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor