Dados da Kantar apontam que gastos com esses itens são mais amigáveis que os praticados em roupas, calçados e flores
Os produtos de Higiene & Beleza devem manter-se como forte opção para o próximo Dia das Mães, principalmente devido aos preços, que são mais amigáveis que os de categorias como Roupas, Calçados e até mesmo Flores e Experiências e uma vez que a inflação alta e a necessidade de recorrer a empregos informais seguem impactando a renda dos brasileiros. Esta é a previsão da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Em 2021, o avanço da vacinação contra a Covid-19 permitiu que os brasileiros voltassem a celebrar datas comemorativas – mesmo que com os devidos cuidados e em menores proporções – e marcou a retomada do comércio. No Dia das Mães, por exemplo, chamou atenção o fato de que 12% das pessoas receberam algum presente da categoria de Higiene & Beleza.
Isso representa um crescimento de 24% em relação a 2020 e a penetração dos produtos do setor em mais de 1,2 milhão de novos lares brasileiros. No último ano, os brasileiros gastaram, em média, R$ 41 no presente. Os destaques ficaram para os perfumes e cremes para o corpo.
A título de comparação, em 2020, o número de lares presenteados com produtos da categoria foi de 10%. O gasto médio ficou em R$ 36 – ou seja, -15,9% do que o valor desembolsado para a data no ano seguinte.