Raphael Moroz (@psi.raphaelmoroz)
Um estudo sobre a reputação das marcas e a percepção dos consumidores em relação às práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) apontou que a questão ambiental é o fator mais importante para que os brasileiros decidam se relacionar com uma empresa. Segundo a pesquisa – que foi idealizada pela agência Lew’Lara TBWA, em parceria com a consultoria DCode –, 42% da população acredita que as práticas ambientais são imprescindíveis no momento de adquirir os produtos/serviços de uma marca. Em segundo lugar, está o fator social – mencionado por 32% dos brasileiros.
Esses dados evidenciam o que o renomado autor Philip Kotler considera como um dos atributos mais importantes do marketing atualmente: a responsabilidade socioambiental. Marcas responsáveis pautam a sua atuação no mercado por valores como respeito às diferenças, igualdade social e coerência. Além disso, elas não só conservam a biodiversidade como também desenvolvem ações para conscientizar a população a respeito dessa causa.
É o caso de empresas como a Lego – que desenvolveu um protótipo de peças feitas a partir de plástico reciclado de garrafas pet e pretende abandonar embalagens plásticas tradicionais após receber pedidos de crianças que são fãs da marca. Outros exemplos são o Nubank – que criou um fundo de R$ 20 milhões para incentivar e apoiar o atendimento médico e psicológico de seus clientes, em razão dos impactos físicos e mentais da pandemia de covid-19 – e a Magazine Luiza – que desenvolveu um programa de trainee destinado exclusivamente a pessoas negras. Não à toa, essas marcas têm crescido exponencialmente e são amadas pelos consumidores – haja vista o seu (alto) valor de mercado.
A responsabilidade socioambiental não é mais uma tendência. Ela é cada vez mais urgente e necessária. Não basta as empresas apenas falarem a respeito dela, é fundamental que ajam de maneira preventiva em relação aos fatores ambientais e sociais. Nesse sentido, os seguintes questionamentos são importantes: a sua marca atua de maneira responsável? De que maneira(s) ela faz isso? O que ela pretende alcançar em longo prazo, nesse sentido?
*Raphael Moroz é jornalista e psicólogo e possui mestrado em Comunicação e Linguagens. Atua como professor-tutor do curso de graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.