sábado, 22 fevereiro 2025
26.4 C
Curitiba

Sebrae e ApexBrasil vão ampliar a participação das MPEs nas exportações brasileiras

Pequenas empresas de todo o país passarão por uma seleção e qualificação para participar de rodadas de negócios com potenciais importadores estrangeiros

O Sebrae e ApexBrasil lançaram na quarta-feira (4), o MPE Global. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, tem como objetivo promover a participação de pequenas empresas das cadeias de alimentos, bebidas e moda na pauta de exportações brasileiras. Apesar das micro e pequenas empresas representarem 99% dos empreendimentos no país, sua participação no valor exportado ainda é baixa. Atualmente, das 25 mil empresas que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte e respondem por apenas 1% dos valores negociados.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, presente ao evento, reiterou que a instituição quer atuar em parceria com a ApexBrasil e o Ministério das Relações exteriores para ampliar a presença das MPE nas exportações brasileiras. “Essa parceria é a grande oportunidade para internacionalizar os pequenos negócios. O Brasil está pronto para ser um grande país”, comentou Melles.

“Essa parceria vai acelerar o contato com a ponta, ampliar a base exportadora, gerar mais empresas, mais produto e maior valor agregado. É fundamental que a gente trabalhe de forma conjunta e integrada com o Sebrae”, reiterou o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana.

O embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos das Relações Exteriores, afirmou que o objetivo vai ser trabalhar em parceria. “No caso do Sebrae, temos um grande potencial”, avaliou.

O programa foi estruturado em duas fases que compreendem a seleção de 100 empresas brasileiras interessadas e habilitadas a exportar, e a identificação de potenciais compradores nos mercados da América do Sul, Europa e Oriente Médio. Na primeira fase, as unidades estaduais do Sebrae e ApexBrasil vão lançar editais de seleção em suas localidades. Essas empresas serão avaliadas e caso não estejam totalmente aptas a comercializarem seus produtos no mercado externo, passarão por uma fase de qualificação de 30 dias, realizada pelo Sebrae, onde terão a oportunidade de desenvolver um portfólio em idioma estrangeiro, precificar os seus produtos para o mercado externo e se habilitarem no Sistema RADAR Siscomex.

No segundo estágio do programa, a ApexBrasil vai construir, por meio da sua rede de escritórios no país e no exterior, uma série de agendas virtuais de negócios, em que as empresas selecionadas terão a oportunidade de apresentar e negociar seus produtos virtualmente com compradores internacionais.

O Ministério das Relações Exteriores vai integrar a iniciativa apresentando às empresas selecionadas o conteúdo dos guias da série “Como Exportar”. Além disso, o Ministério vai apoiar as MPE por meio dos Setores de Promoção Comercial, localizados nos países nos quais serão desenvolvidas as rodadas de negociação.

A iniciativa conjunta atenderá donos de pequenos negócios de todo o Brasil que estejam habilitados a fazer uso dos serviços oferecidos. Entre os requisitos, estão: a disponibilidade de material promocional em idioma estrangeiro, registro no Sistema RADAR Siscomex, lista de preços internacionais e a existência de um profissional com fluência em idioma estrangeiro.

 Para informações mais sobre o Programa contate Sebrae (sebrae.com.br ou 0800 570 0800) ou apexbrasil@apexbrasil.com.br

CONTATO COM O COLUNISTA  pietrobelliantonio0@gmal.com

Destaque da Semana

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Wesley Safadão volta ao Curitiba Country Festival para show inesquecível

Luan Santana,  Maiara & Maraisa, Simone Mendes, Pedro Sampaio,...

A elegância do campo britânico: tendência de decoração para 2025

Inspirado na aristocracia britânica, estilo valoriza o maximalismo, combinando...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor