Jacir Venturi
O Programa Universidade para Todos (ProUni) nada mais รฉ do que uma renรบncia fiscal por parte do Tesouro Nacional, reduzindo ou isentando o pagamento, pelas Instituiรงรตes Privadas de Ensino Superior, de quatro tributos: IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. A bem da verdade, trata-se de uma permuta com bolsas de estudos. Alรฉm dos requisitos socioeconรดmicos, a meritocracia tambรฉm รฉ contemplada, pois o candidato se obriga a alcanรงar um mรญnimo de 450 pontos nas provas do Enem, numa escala que vai atรฉ 1.000. Quanto maior a nota, maior a chance de ganhar a bolsa de estudos.
Entre 2005 e 2020, o ProUni abriu as portas do Ensino Superior para 2,8 milhรตes de jovens. Em 2021, foram 10.821 cursos em 952 Instituiรงรตes Privadas de Ensino Superior que oferecem descontos de 50% ou 100% pelo programa em epรญgrafe. Na mรฉdia, significa uma bolsa para cada 10,7 alunos pagantes. ร um contingente significativo, pois 75,2% das matrรญculas do nosso Ensino Superior estรฃo nas faculdades particulares, o que corresponde a 6,72 milhรตes de universitรกrios.
Mas um fato absolutamente relevante estรก ocorrendo no primeiro trimestre de 2022: 56,8% das vagas do ProUni nรฃo foram preenchidas, conforme estudos da respeitada ABMES (Associaรงรฃo Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior). Evidentemente, essa ociosidade incide essencialmente em cursos menos concorridos como as licenciaturas, jamais em Medicina, por exemplo. Some-se a isso uma queda significativa de participantes no รบltimo Enem (apenas 2,1 milhรตes contra 5,8 milhรตes em 2016). Destarte, muito menos candidatos elegรญveis ร s vagas disponรญveis, o que restringe o potencial desse programa de 17 anos e elevado alcance social.
Diante dessa realidade, o Presidente Bolsonaro sancionou a Lei 14.350/22, que estende os benefรญcios do ProUni ao remover a exigรชncia de que os candidatos tenham cursado o Ensino Mรฉdio integralmente em colรฉgios pรบblicos (ou, para uma minoria, que tenha obtido bolsa integral em colรฉgios particulares). Assim, a partir de 16/07/22, todos os ingressantes em faculdades particulares cadastradas ao programa e nรฃo filantrรณpicas, desde que tenham alcanรงado 450 pontos no Enem e nรฃo zerado em redaรงรฃo, podem concorrer a uma bolsa integral se a renda familiar per capita for de atรฉ 1,5 salรกrio-mรญnimo (SM); e meia bolsa para os discentes com renda familiar per capita entre 1,5 SM e 3 SM. โA inclusรฃo dos egressos do Ensino Mรฉdio privado รฉ meritรณria, na medida em que nรฃo se muda o critรฉrio socioeconรดmico de renda e pouco afeta o potencial quantitativo a mais de vagas que podem ser preenchidasโ, justificou o relator da Medida Provisรณria, deputado รtila Lira (PP-PI).
Por dรฉcadas, foi elevada a pressรฃo da sociedade por mais vagas no Ensino Superior diante da realidade de que as universidades pรบblicas nรฃo poderiam atender ao enorme contingente de concluintes do Ensino Mรฉdio, enquanto โ de acordo com o INEP โ havia em 2003 cerca de meio milhรฃo de vagas ociosas nas faculdades particulares. Um ecossistema propรญcio a um novo programa que contemplasse uma parceria com as entidades privadas de Ensino Superior. Lembro-me bem de uma tarde de maio de 2004, na qual atendemos o deputado federal Irineu Colombo (PT โ PR), em uma reuniรฃo no Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paranรก), quando โ com o zelo de quem manuseia uma joia โ, retirou da sua pasta duas folhas de papel. Ali estava uma minuta do que seria o embriรฃo do ProUni.
O setor educacional do Paranรก deu uma importante contribuiรงรฃo ร minuta, interpondo sugestรตes, ofertando assistรชncia jurรญdica e intermediando a adesรฃo de outros deputados e autoridades. Depois de muitas negociaรงรตes com os ministros da Educaรงรฃo e da Fazenda, no governo do Presidente Lula, a versรฃo aprimorada daquela minuta se converteu no PL 3.582, do qual o deputado Irineu Colombo foi o relator. O entรฃo ministro Aloizio Mercadante defendeu o investimento indireto como sendo “um custo bem mais barato do que se fรดssemos criar vagas novas em uma Universidade Federal”. Na รฉpoca, em uma das reivindicaรงรตes nรฃo fomos atendidos: a de que, como sรณ agora finalmente se realiza, o ProUni abarcasse todos os alunos com renda familiar per capita de atรฉ 1,5 SM, independentemente de serem egressos de escola pรบblica ou privada, com ou sem bolsa.
Investir em educaรงรฃo รฉ uma das principais prioridades de uma naรงรฃo, como bem corrobora pesquisa global (encomendada pelo HSBC, em 2018), na qual 79% dos pais brasileiros dizem considerar como o melhor investimento que podem fazer รฉ propiciar um ensino de qualidade para os filhos. Trata-se do maior percentual entre todos os 15 paรญses pesquisados, entre eles Reino Unido, Estados Unidos, Austrรกlia, Canadรก, Franรงa, Mรฉxico. Sim, o estudo รฉ o melhor investimento para a ascensรฃo social, pois sรณ se perde com a loucura ou com a morte, como bem ensina a sabedoria popular.
E relevante รฉ lembrar de outra sugestรฃo hรก muitos anos acalentada e que merece o debate entre sociedade civil, congressistas e governo: o ProBรกsico, um programa que seria similar ao ProUni, com o mesmo tipo de renรบncia fiscal e com o potencial de atender centenas de milhares de alunos da Educaรงรฃo Infantil ao Ensino Mรฉdio, com especial รชnfase para os cursos tรฉcnicos profissionalizantes. Se รฉ uma experiรชncia tรฃo bem-sucedida no Ensino Superior, ratificada por quase duas dรฉcadas de รณtimos resultados, por que nรฃo replicar o modelo tambรฉm para a Educaรงรฃo Bรกsica, que concentra grande parte das graves mazelas do ensino no Brasil?
Jacir J. Venturi, professor aposentado da UFPR; foi professor e coordenador da PUCPR e da Universidade Positivo; tambรฉm foi presidente do Sinepe/PR (que congrega cerca de 1.800 escolas particulares do Paranรก).