Imóveis compactos para long stay estão em alta na carteira dos investidores

Apartamentos compactos estão entre os principais investimentos do mercado imobiliário; locação desses imóveis registra aumento de 300%

Imóveis compactos para long stay estão em alta na carteira dos investidoresOs apartamentos compactos, conhecidos como studios ou de um quarto, tinham como público estudantes e jovens que saiam da casa dos pais. Hoje, os investidores são os principais compradores desses imóveis, graças as suas diversas possibilidades de locação e a alta rentabilidade dos aluguéis.

Hoje, um studio atende tanto um estudante que veio de outra cidade, um casal que fará tratamento médico ou um idoso que busca a segurança mesmo morando sozinho. Para o diretor comercial da Ética Imóveis, Jacques Scherer, a busca por apartamentos compactos para long stay é uma das principais procuras na imobiliária. “Quando o interessado faz o cálculo mensal, ele prefere pagar R$1.500 de locação em uma região próxima do trabalho, do hospital, da faculdade ou do que ele precisa, com todas as comodidades que o empreendimento e a região podem trazer, ao invés de ficar em hotel, em que as diárias se tornam mais altas no final das contas”, descreve.

E esse novo perfil de moradores também é comprovado pela pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a startup curitibana Isket, que mostra o aumento na locação de imóveis pelo Airbnb de mais de 300%, em Curitiba (PR), no último ano.

VENDA DE COMPACTOS NA CAPITAL

Imóveis compactos para long stay estão em alta na carteira dos investidoresEm 2021, 40% dos imóveis vendidos em Curitiba e região metropolitana foram considerados compactos, de acordo com estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica. Essa procura fez com que incorporadoras lançassem no mercado novos empreendimentos neste formato. Como é o caso da Pride Construtora e Incorporadora com os compactos do Berlin e os studios do Lunetto, ambos no Água Verde.

Além da localização, uma das principais premissas da Pride é oferecer comodidades para que os moradores tenham ao seu redor as principais demandas do dia a dia. “Além de escolher endereços que tragam comércios, escolas e hospitais na região, inserirmos nos empreendimentos espaços de lazer e de convívio que contrapõem a necessidade de grandes espaços para morar, como salas de reunião, espaço gourmet, pet care, bicicletário, marketplace e lavanderia, como é o caso do nosso próximo lançamento no Água Verde, o Lunetto”, descreve a gerente comercial da construtora, Vevianne Cassia de Souza Jacques. Além das conveniências internas do residencial, o empreendimento está localizado de frente para a via expressa de transporte público de Curitiba e próximo a três complexos hospitalares, o Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), o ECO Medical Center e o Hospital Santa Brígida.

IMÓVEIS COMO INVESTIMENTOS

De acordo com outro levantamento da Brain Inteligência Estratégica sobre o perfil do investidor imobiliário, mais da metade dos investidores aplicam seu capital em imóveis residenciais, e destes, 47% empregam em apartamentos compactos como studios ou de um quarto.

A procura de pequenos imóveis para compor a carteira de investimentos está associada a alta rentabilidade proveniente de alugueis. “Hoje, um studio custa, em média, R$200 mil, e quem compra para alugar consegue ter uma rentabilidade mensal de 0,7%, além da valorização do imóvel, o que traz um ganho real maior que poupança ou outros formatos de investimentos, além da segurança e baixa volatilidade do mercado, transformando em uma moeda forte estável”, acrescenta o diretor comercial da Ética Imóveis.

A localização do imóvel também é uma preocupação das construtoras para garantir uma boa valorização do imóvel no futuro. “Pesquisas do Airbnb apontam que o Água Verde é um dos três bairros com maior procura de apartamentos compactos. Acreditamos que essa grande demanda é proveniente da infraestrutura que a região oferece, garantindo que investimentos feitos na região sejam acompanhados também da valorização dos imóveis”, finaliza a gerente comercial da Pride.

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