A queda de todas as bastilhas

Paiva Netto

Dia 14 de julho. Completam-se 233 anos da Queda da Bastilha, episรณdio que deflagrou a Revoluรงรฃo Francesa (infelizmente manchada pelo sangue dos guilhotinados), cujas origens remontam aos enciclopedistas, vanguardeiros do iluminismo. Relativo ao tema, selecionei apontamentos meus, ao longo do tempo, de palestras, programas de rรกdio, TV e de artigos publicados no Brasil e no exterior.

Nรฃo tenho pretensรฃo de discutir aspectos histรณricos โ€• existem bons livros para isso โ€•, contudo extrair uma importante analogia sobre quanto ainda รฉ forรงoso trilhar a fim de que as populaรงรตes da Terra deixem ruir de suas mentes e coraรงรตes a pior de todas as bastilhas: a ignorรขncia acerca da realidade gritante da vida apรณs o fenรดmeno da morte. Fator decisivo para que a valorizaรงรฃo do ser integral (corpo e Espรญrito) dite as regras dos governos das naรงรตes no terceiro milรชnio: Quando garoto, devia ter 9 para 10 anos, assisti com meu pai,ย Bruno Simรตes de Paivaย (1911-2000), no Rio de Janeiro, a um filme sobre o 14 de julho.

Nos sรฉculos 17 e 18, o absolutismo monรกrquico atingira intensa projeรงรฃo. Como geralmente acontece nas relaรงรตes cotidianas, se afastadas do respeito ao Espรญrito Eterno do ser humano, houve por parte da monarquia francesa um descaso tremendo com as necessidades bรกsicas do seu povo, cuja expressรฃo mais grotesca seria a frase atribuรญda a rainhaย Maria Antonietaย (1755-1793). Ao ser informada por um dos cortesรตes de que o barulho que a importunava vinha das massas famintas clamando por pรฃo, teria ela debochado:ย โ€œPor que nรฃo comem brioche?โ€

Tal contingรชncia desumana tinha de desmoronar por forรงa do curso inexorรกvel da Histรณria. A populaรงรฃo de Paris, em 14 de julho de 1789, desesperada, marchou contra a prisรฃo, sรญmbolo da tirania de que desejava livrar-se.

Abrir caminhos

No filme de que lhes falei hรก uma cena impressionante. Ela representa as pessoas que nรฃo temem abrir caminhos: o povo estava de um lado e aqueles que protegiam a Bastilha, do outro. Entretanto, os que ameaรงavam invadi-la, com temor, nรฃo avanรงavam. De repente, um homem destacou-se do meio daquela multidรฃo e atravessou a ponte que cobria o fosso, sendo abatido por uma descarga de tiros. Esse ato de coragem fez com que os demais o imitassem e, assim, conseguissem entrar na fortaleza. Parece perspectiva romรขntica de um momento trรกgico, porรฉm retrata de modo irretocรกvel uma verdade: hรก sempre alguรฉm que se sacrifica pela mudanรงa substancial doย status quo. Nรฃo รฉ preciso levar bala para que as transformaรงรตes ocorram. Hรก outros choques que ferem mais os vanguardeiros, a exemplo da incompreensรฃo, da inveja, do preconceito, da perseguiรงรฃo e do boicote.

Na sequรชncia do longa-metragem, observamos a tomada da prisรฃo, destruรญda de cima a baixo.

Existem aqueles que, tentando minimizar o fato histรณrico, apresentam uma argumentaรงรฃo frugal de que o famoso cรกrcere nรฃo mais tinha relevรขncia naquele perรญodo, pois apenas uns poucos presos lรก se encontravam.

Ora, o que o povo demoliu nรฃo sรณ foi a construรงรฃo de pedra; no entanto, o mais expressivo emblema, para ele, do absolutismo dinรกstico!

E a palavra dinastia pode, por extensรฃo, significar muita coisa, uma vez que funciona tanto no feudalismo quanto na burguesia, no capitalismo e no prรณprio comunismo. Dinastia nรฃo implica somente a sucessรฃo por sangue. Existe uma pior: a da ambiรงรฃo desmedida que arrasa o ser vivente, sob qualquer regime.

Uma nova civilizaรงรฃo

Hoje se faz necessรกrio pรดr abaixo as bastilhas invisรญveis, todavia de consequรชncias bem palpรกveis: espirituais, morais, psicolรณgicas, do sentimento.

Faรงamos florescer uma civilizaรงรฃo nova a partir da postura espiritual e mental elevada de cada criatura. Jรก dizia um filรณsofo:ย โ€œA fronteira mais difรญcil a serย ultrapassadaย รฉ a do cรฉrebro humanoโ€.

O homem foi ร  Lua, observou com seus equipamentos os confins do Universo em que habita, mas ainda nรฃo conhece a si mesmo. E descobrir os potenciais que cada um possui para o bem de si prรณprio e da coletividade รฉ providรชncia certa na construรงรฃoย โ€œdo Novo Cรฉu e da Nova Terraโ€, anunciados por Jesus em Seu Apocalipse (21:1 a 8).

O Templo da Boa Vontade โ€” aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasรญlia/DF, Brasil, e que, segundo dados oficiais da Secretariaย de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), รฉ o monumento mais visitado da capital do paรญs โ€” convida as criaturas a essa epopeia de empreender uma viagem ao seu prรณprio interior. Feito isso, sair atรฉ mesmo da Via Lรกctea serรก facรญlimo: desde que descubramos o รขmago celeste de nosso ser, pois, na verdade, para o Espรญrito, o espaรงo nรฃo existe.

Assegurouย Jesus:ย โ€œTudo รฉ possรญvel ร quele que crรชโ€ย (Evangelho, segundoย Marcos, 9:23).

Josรฉ de Paiva Netto โ€• Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

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