A chamada ‘rebeldia’ รฉ algo natural, mas precisa ser mediada
Quem nunca ouviu falar em โrebeldes sem causaโ? Ou โa ovelha negra da famรญliaโ? Pois bem, quem tem filhos adolescentes, ou mesmo trabalha com essa faixa etรกria como professor, por exemplo, sabe bem o que รฉ ouvir โ e atรฉ mencionar โ esses termos. Mas serรก que eles estรฃo corretos? Pode-se considerar, afinal, que um adolescente รฉ rebelde (ou โovelha negraโ) simplesmente para chamar a atenรงรฃo?
A resposta รฉ: nรฃo. Essa โrebeldiaโ รฉ um comportamento que faz parte de uma fase de construรงรฃo de identidade โ fase esta que precisa ser mediada. Segundo o professor de Formaรงรฃo Humana do Colรฉgio Bom Jesus, Cornรฉlio Schwambach, diversas pesquisas indicam que o cรฉrebro de um adolescente passa por muitas transformaรงรตes, ou seja, estรก em movimento maior do que o dos adultos. Essas mudanรงas constantes รฉ que refletem nas alteraรงรตes de comportamento. โCostumo atรฉ dizer aos meus alunos para nรฃo tomarem decisรตes muito crรญticas na adolescรชncia porque provavelmente na vida adulta eles poderรฃo se arrependerโ, comenta o professor.
Assim, pais e professores โ que sรฃo as โautoridadesโ mais prรณximas dos jovens nessa fase โ devem ter alguns cuidados. De inรญcio, entender que o adolescente precisa, sim, โser rebeldeโ, de certa forma. Mostrar suas opiniรตes, mas sempre com educaรงรฃo e respeito. โPara nรณs, educadores, รฉ atรฉ difรญcil encarar essa discรณrdia, porque ela pode soar, muitas vezes, como desrespeito. Ainda assim, nรณs precisamos nos posicionar. Nรฃo dizer a eles simplesmente โnรฃo podeโ, mas argumentar por que determinado fato ou opiniรฃo pode estar erradoโ, observa. Nessa argumentaรงรฃo, รฉ preciso expressar alguns limites โ sejam os pais, professores ou outros que fizerem parte do cรญrculo de convivรชncia desses jovens. โร interessante ajudรก-los a chegar ร s suas prรณprias conclusรตes, e nรฃo dar a receita pronta a eles. Alรฉm disso, mostrar as consequรชncias de seus atosโ, aconselha Cornรฉlio.
Segundo o professor, os pais tambรฉm precisam aprender a ser mais compreensivos, flexรญveis, entender que sabem o que รฉ mais correto para seus filhos, mas dar abertura para o novo. โAssim como o cรฉrebro de um adolescente precisa evoluir, รฉ preciso compreender que o nosso tambรฉm tem essa necessidade. ร fรกcil? Nรฃo, nรฃo รฉ fรกcil. Tanto que muitos adolescentes sรฃo agressivos porque aprenderam com seus pais, o que leva a resolverem os confrontos com agressรฃoโ, observa o professor.
Assim, รฉ preciso compreender que o jovem clama por limites e nรฃo por imposiรงรตes. Tentar pensar โfora da caixaโ na tentativa de entendรช-lo โ ser empรกtico โ torna-se cada vez mais importante nessa fase da vida. ร necessรกrio ainda prestar atenรงรฃo e โligar o alertaโ para algo que nรฃo estรก dentro do esperado. โNรฃo quero dizer que os jovens precisam experimentar de tudo para saber o que รฉ melhor. Mas รฉ importante compreender que existem transtornos, patologias, que os pais e professores precisam identificar e, se necessรกrio, encaminhar para acompanhamento de profissionais da รกrea clรญnica. Quanto antes esse acompanhamento ocorrer, maior o sucesso de uma intervenรงรฃo eficazโ, alerta o professor.
Comparaรงรตes
Outro ponto a se considerar รฉ que o adolescente se compara com seus colegas. Segundo o professor, muitas vezes os pais devem ficar atentos a isso, pois a comparaรงรฃo pode gerar uma maior ansiedade em ser igual ou superior ao outro, na ideia de que ele precisa conseguir atingir seus objetivos de qualquer forma. โEssa tensรฃo pode ser maior quando ele รฉ cobrado, por exemplo, no perรญodo de provas. Vamos lembrar que os adolescentes passaram dois anos fazendo provas on-line (a maioria em grupo) com consulta, e um hรกbito nรฃo se muda rapidamente. Aliรกs, uma das coisas que observei nos รบltimos vestibulares e provas em geral โ Enem, por exemplo โ foi a ansiedade excessiva dos alunos e dos paisโ, alerta o professor.
Cornรฉlio atenta tambรฉm para o excesso de permissividade. Segundo ele, o adolescente nรฃo consegue entender ainda o limite entre a amizade e o papel do pai e da mรฃe. โA famรญlia รฉ a base do equilรญbrio e do bom desenvolvimento acadรชmico, psicolรณgico e social do adolescente. Acredito que tanto o autoritarismo como a permissividade sรฃo os extremos na educaรงรฃo dos filhos, creio que a parentalidade positiva รฉ mais eficiente. Educaรงรฃo firme e gentil. Gosto da ideia da margem (pais) e rio (filhos). Creio na concepรงรฃo do amor como uma decisรฃo, por isso, se eu amo, eu respeitoโ, avalia.
Novamente, รฉ preciso tambรฉm pensar na formaรงรฃo cerebral dos adolescentes. โPoderรญamos pensar que as experiรชncias amadurecem o cรฉrebro, e isso em parte รฉ verdadeiro, pois elas podem levar a mais conexรตes e aprendizagem. Mas para esse amadurecimento acontecer รฉ necessรกria a presenรงa de um cรณrtex frontal mais desenvolvido, o que nรฃo รฉ comum na fase da adolescรชnciaโ, finaliza.
Fazendo uma comparaรงรฃo, รฉ como presentear uma pessoa que nรฃo sabe dirigir com um carro de alto padrรฃo e falar: vรก lรก e dirija! โCreio que muitos pais fazem isso com seus filhos, com aquele discurso de que โmeu filho รฉ maduroโ. Mas nรฃo hรก como fazer tal afirmaรงรฃo, pois assim estรก se concluindo que um cรณrtex estรก maduro simplesmente por achismoโ. Segundo o professor, mandar ou impor pode atรฉ causar o efeito contrรกrio, afastando o jovem. โSe vocรช indica para uma crianรงa o que ela deve fazer e faz, รฉ possรญvel oferecer-lhe uma recompensa. Dizer, por exemplo, que seus pais ficarรฃo felizes se ela fizer isso. Com o adolescente essa abordagem nรฃo funciona, pois dizer a ele โfaรงa issoโou โfaรงa aquiloโ pode atรฉ mesmo afastรก-lo. ร preciso ajudรก-lo a resolver seus desafios por si mesmo. Dizer a ele quais serรฃo as consequรชnciasโ, alerta o professor.
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