Uma personalidade forte e homenagem ร s origens. ร assim que a Swamp Brewing, uma das mais conhecidas celebradas cervejarias artesanais do Paranรก, define o novo design das latinhas usadas para envasar as cervejas produzidas em Curitiba.
Os novos rรณtulos, que somam 10 no momento e devem chegar a 20 atรฉ o final do ano, comeรงaram a ser redesenhados hรก oito meses, como um trabalho de rebranding para aproximar ainda mais a marca dos seus fiรฉis consumidores.
Isso porque as latinhas tinham, atรฉ entรฃo, um design mais limpo e minimalista, fruto de uma aรงรฃo adotada hรก trรชs anos focando na primeira fase de expansรฃo. Agora, com a marca jรก estabelecida no mercado, a Swamp resgata a identidade forte e caracterรญstica pensada desde o comeรงo.
โQuando abrimos a Swamp, em 2015, tรญnhamos um design mais despojado, com desenhos mais fortes, que vimos talvez ser um pouco incisivos para a รฉpoca. Quatro anos depois, redesenhamos toda a linha de rรณtulos para um tom mais leve e minimalista, trocando apenas a paleta de cores de acordo com o tipo de cerveja. Agora que jรก estamos mais bem estabelecidos, e atรฉ mesmo analisando a concorrรชncia, vemos que jรก podemos retomar a nossa personalidade originalโ, conta Eduardo Luiz Wamser, sรณcio da Swamp.
Para isso, ele e o sรณcio, Amauri Maia, chamaram o designer grรกfico Marcelo Ferraz, mais conhecido como Nรช, para repensar toda a identidade visual das latinhas, branding e merchandising, ressaltando os elementos originais e uma grande evoluรงรฃo da marca.
O profissional, que atua hรก 13 anos no mercado e autor de projetos para agรชncias internacionais de design, resgatou elementos que contam a histรณria da Swamp e a origem dela no bairro do Boqueirรฃo, na zona leste da capital paranaense. A localidade hoje รฉ bastante urbanizada, mas antigamente era tomada por banhados com capivaras, insetos e muita vegetaรงรฃo โ o que inspirou tambรฉm o prรณprio nome, que significa pรขntano na traduรงรฃo do inglรชs.
โNeste novo projeto, cada lata conta a prรณpria histรณria, mesclando os elementos especรญficos da receita com a histรณria contada em cada rรณtulo. A gente usa de muitas cores, imagens e tipografias criando personalidades รบnicas para cada cerveja, gerando uma marca forte e criativa”, explica.
Hรก, tambรฉm, referรชncias fortes aos elementos-base das cervejas produzidas pela Swamp, como o lรบpulo e a cevada, mesclando a histรณria da marca com momentos especiais vividos por ela. Alรฉm das latinhas, o novo design รฉ levado para os copos, camisetas, bandeiras e muitos outros materiais.
Cada lata, uma histรณria
Como a ideia รฉ que cada lata seja รบnica, Marcelo Nรช junto com o time da Swamp pensaram em contar uma histรณria especรญfica. Entre elas, as duas primeiras e premiadas criaรงรตes chamam a atenรงรฃo: a Hop Bite, uma American IPA que retrata um grande inseto com uma ferroada de lรบpulo, e a Pilz my Balls, uma India Pale Lager com divertidos desenhos de sapos amarelos nadando no Rio Iguaรงu, o rio que corta o bairro.
Alรฉm delas, um destaque especial fica por conta da Grassroots, uma imperial IPA que traz uma identidade visual forte e chamativa que conta a histรณria da Swamp. A linguagem Punk Rock/Hardcore utilizada, com o uso de spray e grafite sobreposto por letras amarelas em cima de cartazes com imagens reais da cervejaria, reflete no sabor intenso da bebida.
โร um rรณtulo disruptivo, com imagens de momentos marcantes da nossa trajetรณria, em um visual que remete aos cartazes punks estilo โlambe-lambeโ de antigamenteโ, conta Eduardo Luiz Wamser.
Hรก, ainda, uma curiosa referรชncia ร brincadeira de rua dos โpiรกsโ do bairro, os meninos travessos que brincam nas ruas com estilingue. A Slingshot รฉ uma Hazy Pale Ale que traz os ingredientes da receita somados ao brinquedo “oldschool” que conquistou geraรงรตes.
Uma nova cara para crescer
Marcelo Nรช conta que a renovaรงรฃo da identidade visual dos produtos รฉ tambรฉm sinรดnimo do amadurecimento da Swamp, o caminho natural que as empresas percorrem na medida em que crescem e se profissionalizam.
โNรฃo รฉ um trabalho fรกcil, requer muita anรกlise de mercado sobre o que a concorrรชncia estรก fazendo, quem รฉ o pรบblico que estรก consumindo, onde a marca quer chegar, e assim por diante. ร no rรณtulo que a empresa vai contar quem ela รฉ o que oferece, as pessoas consomem primeiro com os olhosโ, explica.
ร a partir desse conjunto de questรตes que comeรงam os primeiros rabiscos da nova identidade visual, para conquistar os clientes jรก num primeiro olhar e retratar qual รฉ o conceito e a missรฃo da marca no mercado. โAssim vamos mostrando como a Swamp preza pela qualidade das cervejas, crescendo no mercado sem deixar de lado as nossas origens e o cuidado que temos para manter a essรชncia do que produzimos com tanto cuidado hรก mais de sete anosโ, completa Wamser.
As cervejas da Swamp Brewing chegam hoje a sete estados do paรญs, com distribuiรงรฃo mais focada no Paranรก, Santa Catarina e Sรฃo Paulo. A fรกbrica da marca estรก localizada na Rua William Booth, 3015, Boqueirรฃo, Curitiba-PR. Outras informaรงรตes pelo 41 3402-9099, emย cervejariaswamp.com.brย e no Instagram @swampbrewing.