Projeto que reúne instituições, especialistas e profissionais do trade turístico quer reforçar papel estratégico do setor para a economia do país
Neste dia 21 de julho, as 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio de todo o País, entre elas a Fecomércio PR, lançam, em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo. A campanha ficará no ar até 2 de outubro, data das eleições gerais no País.
A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reunindo as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.
Documento com propostas para os presidenciáveis
O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento “Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional”, entregue aos pré-candidatos à Presidência: Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.
Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, que aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, o estado do Paraná tem uma política de incremento do turismo e “tem efetuado um importante trabalho de divulgação dos nossos principais destinos turísticos, como a Usina Binacional de Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu, Vila Velha, Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e o Litoral paranaense, além do fortalecimento e desenvolvimento de novas regiões e modalidades turísticas”.
Confira o documento:
Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional
Entidades que apoiam as Propostas e Recomendações de Políticas Públicas:
- Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
AGÊNCIAS DE VIAGENS
- Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional)
- Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
- Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV)
- Federação Nacional de Turismo (FENACTUR)
PROMOTORES E EMPRESAS DE EVENTOS
- Associação de Marketing Promocional (AMPRO)
- Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil)
- Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape)
- União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe)
MEIOS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)
- Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil)
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
- Associação Nacional de Restaurantes (ANR)
- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)
- Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)
OPERADORAS DE VIAGENS
- Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA)
PARQUES TEMÁTICOS
- Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT)
TRANSPORTE AÉREO
- Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)
TRANSPORTE MARÍTIMO
- Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil)
TRANSPORTE TERRESTRE
- Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC)
- Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR)
- Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA)
ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA
- Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta)
TURISMO SOCIAL
- Associação Brasileira de Turismo Social (ABRASTUR)
TURISMO DE LUXO
- Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)
TURISMO RECEPTIVO
- Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito)
- Associação Brasileira de Turismo Receptivo (RECEPT Brasil)
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional)
GESTÃO E PROMOÇÃO DE DESTINOS
- Brasil Convention & Visitors Bureau
- União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (UNEDESTINOS)
Assinam as propostas as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) das 27 unidades federativas.