Realidade digital e experiência pós-pandemia oferecem novas formas de pensar o planejamento estratégico das startups e grandes empresas

Para alcançar os objetivos e metas, empresas devem rever o seu planejamento trimestralmente com foco em resultados e bem-estar

Não é novidade que a pandemia afetou de forma profunda a economia e a forma de fazer negócios no mundo todo. Segundo dados do IBGE, no Brasil, seis em cada dez empresas sentiram impactos negativos logo no início do isolamento social, sendo que os setores mais afetados foram o de serviços (65,5%) e o do comércio (64,1%). Porém, mesmo em startups ou empresas que obtiveram lucro, os impactos acerca da forma de gestão do negócio foram sentidos, levando a necessidade de repensar pontos que são a base dos negócios, como o planejamento estratégico.

Para o CEO do Market4u e especialista em inovação, Eduardo Córdova, essa nova realidade trouxe a necessidade de uma rotina corporativa muito diferente. “A pandemia trouxe o vislumbre das incertezas e nos negócios não foi diferente. As startups e empresas de um dia para o outro tiveram que repensar a forma de trabalhar, de lidar com seus funcionários, de gerir o financeiro, etc, e esse “susto” pandêmico potencializou ainda mais o dinamismo no mundo, o que gerou a necessidade de ainda mais agilidade nas tomadas de decisões e na identificação de erros e acertos”, explica.

Córdova conta que diante dessa nova realidade o impacto no planejamento estratégico, tanto dessas startups quanto das grandes empresas foi ainda maior, pois, diferentemente do passado, as empresas já não podem pensar apenas a longo prazo. “A agilidade precisa ser um pilar das empresas de hoje em dia. Planejamentos já não podem ser feitos para os próximos seis, doze meses e sim devem vislumbrar um período mais curto, de três meses. Dessa forma é mais fácil fazer os ajustes necessários conforme a realidade daquele momento, sendo mais fácil atingir os objetivos do negócio e construir outros ainda mais inovadores.”

A revisão estratégica é tão importante quanto a montagem do plano, pois por meio dela também é possível reforçar valores, avaliar as prioridades e analisar os erros e acertos. Dessa forma também fica mais fácil garantir que diretores, gestores e colaboradores estejam alinhados à missão, à visão e aos valores da organização. “É importante lembrar que o caminho do sucesso é feito de erros e acertos, já que o próprio erro pode ser um indicador sobre aquilo que já não faz tanto sentido como fazia, quando o planejamento estratégico foi criado. Já, um planejamento engessado, não permite a evolução e não contribui para que a empresa atinja os resultados esperados”, reforça.

Dicas de como e quando realizar a revisão do planejamento estratégico:

· Estipule um tempo de revisão trimestral para metas e objetivos;
· Verifique como foi o cumprimento das metas estabelecidas anteriormente;
· Observe se o orçamento tem sido suficiente para execução do planejamento estratégico;
· Avalie as mudanças no ambiente interno e externo à organização;
· Verifique tendências e os resultados de pesquisas;
· Avalie pontos de melhorias;
· Redesenhe novos processos sempre que necessário;
· Realinhe o planejamento com foco na obtenção de resultados e no bem-estar geral.