quinta-feira, 14 novembro 2024
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Fake news de serviços e ofertas também devem ser alvo de cuidados

Como identificar e não cair nos golpes e fraudes que estão espalhadas na internet

O comércio eletrônico de bens e serviços está cada vez mais impulsionado, sendo que a alta de 2021 foi de 48,41%, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust. A alta representa uma tendência que deve se perpetuar e crescer cada vez mais, porém, junto a todas as facilidades que o comércio digital proporciona, aumenta também as inúmeras possibilidades de fraudes.

Frederico Burlamaqui, especialista em marketing e estratégia de negócios, conta que as pessoas devem estar atentas a toda movimentação digital, evitando cair em golpes cada vez mais comuns. “Assim como as fake news que divulgam conteúdo falso, as fraudes pela internet são muitas e estão espalhadas das mais diversas formas, seja em sites falsos, em marcas que não existem ou em prestação de serviços que não podem ser ofertados da maneira como são ou que não cumprem o prometido. É aquilo que a gente chamava de propaganda falsa, só que agora elas estão a um clique dos consumidores”, explica.

Uma das fraudes mais comuns, conhecida como fraude efetiva, acontece nas lojas virtuais, sendo caracterizada por roubo de dados pessoais e de cartão de crédito. “Acontece principalmente com redes varejistas onde cartões são clonados, nesse caso o importante é usar uma senha forte e nunca deixar o cartão salvo. Outra muito comum é o phishing, que é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por meio de disfarce de entidade confiável, geralmente feita via e-mail ou whatsapp”.

Nesses casos, Burlamaqui indica que uma boa forma de identificar a tentativa de fraude é passar o mouse no botão que está na tela e verificar qual endereço aparece. “Se o endereço não sugerir ligação com a loja que faz o anúncio, provavelmente é fraude. Além disso, ter um antivírus que ajude a detectar links maliciosos, é fundamental”.

Na prestação de serviços, o especialista também lista um golpe muito comum e que merece a atenção, que é a oferta de projetos de forma digital e de baixo custo. “Alguns projetos não podem ser realizados de forma totalmente online, pela falta de detalhes e informações. Nesses casos, quando existe um profissional em contato direto com os desejos do cliente, o projeto tem maior chance de ser assertivo e satisfatório”, reforça.

Como identificar um serviço ou produto fraudulento:

Frederico Burlamaqui explica que tudo começa pela oferta, sendo esse o primeiro alerta que deve soar. “Produto muito barato, site sem um rodapé que contenha as informações da loja, como CNPJ e falta de um número de contato, já são indícios de que algo pode estar errado. Verifique comentários em sites de avaliações e queixas, bem como confira as ações judiciais contra a empresa em sites jurídicos, especialmente em compras de alto investimento. Investigue, verifique e não se deixe levar por soluções fáceis, pois um atalho pode ser uma grande dor de cabeça no final das contas”, finaliza.

– Fique atento a promoções duvidosas e preços muito abaixo do mercado

– Verifique o domínio do site

– Procure pelo cadeado HTTPS que atesta se o site é seguro

– Veja se o site contém selos de segurança

– Confira a reputação da empresa nas principais plataformas de avaliação e reclamação da internet

– Cheque a confiança do conteúdo em sites especializados como o “Posso confiar” ou “WhoIs”

– Verifique a presença de informações obrigatórias por lei como CNPJ, razão social, telefone e e-mail

– Pesquise sobre a política de troca e devolução da loja.

– Cheque as formas de pagamento – lojas confiáveis oferecem diversas opções, não apenas pix e boleto bancário.

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