Tecnologia da ACOM Sistemas auxilia na expansรฃo de quem cozinha em casa e vende via delivery
O conceito de Dark Kitchen (ou Dark Restaurant ou Ghost Kitchen) surgiu antes mesmo da pandemia de Covid-19, mas foi durante este significativo perรญodo que a modalidade teve um grande crescimento em inรบmeros mercados pelo mundo, incluindo o Brasil. Um modelo de negรณcio inovador que nada mais รฉ do que um restaurante que concentra suas vendas no delivery, sem lojas fรญsicas ou espaรงos para atendimento ao pรบblico. Tratando apenas de uma operaรงรฃo, geralmente formada por uma cozinha e um estoque, cujo foco estรก na preparaรงรฃo de pratos que serรฃo despachados e entregues ao consumidor, o que reflete tanto em um melhor controle da performance do negรณcio como na reduรงรฃo de custos operacionais.
Ou seja, um negรณcio promissor que veio para ficar. De acordo com um levantamento da Statista, a projeรงรฃo รฉ que o mercado exclusivo de Dark Kitchens chegue a 71 bilhรตes de dรณlares em 2027, sendo uma tendรชncia que terรก grande projeรงรฃo nos prรณximos anos.
Frente a este novo cenรกrio, a tecnologia tem sido fundamental no desenvolvimento deste nicho de empresas, pois ajuda a centralizar a gestรฃo e a escalar as operaรงรตes, principalmente para grandes redes, de uma maneira natural e organizada, evitando que problemas fiscais, financeiros ou de ordem operacional impactem negativamente o negรณcio.
Foi assim que o ATW Delivery Brands โ maior rede de Dark Kitchens 100% delivery do mundo โ organizou a sua expansรฃo. A empresa surgiu em 2017 e se especializou em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery, que vรฃo desde os temperos utilizados nos alimentos, passando pela montagem da cozinha e desenvolvimento da marca, atรฉ a entrega de uma soluรงรฃo completa, com o objetivo de formar empreendedores livres que queiram apostar no Food Service.
Um dos grandes passos foi investir desde cedo em automaรงรฃo e em uma gestรฃo baseada em tecnologia. Alรฉm de criar uma forma eficiente de gerenciar o estoque dos franqueados, toda a integraรงรฃo permitiu ao ATW se transformar em um dos lรญderes do mercado de franquias de Dark Kitchen. O grupo capixaba conta com dois modelos: a Dark Kitchen denominada โNGJโ, com as marcas Number One Chicken, Julius Doggs, Gringo Wings, Refeiรงรตes Delivery, Perfeito Smash Burger e N1 Chicken feito com NotCo; e o Dark Kitchen โFUAโ, com as marcas: O Que Comer, Fernando?, Uma Yรก, Arroz & Feijรฃo, Fernanjoada e Parmeginando. Cada unidade Dark Kitchen opera com cinco ou seis restaurantes digitais: todo processo รฉ voltado para uma produรงรฃo focada no delivery, de forma a criar uma linha de produรงรฃo รบnica e de alta eficiรชncia.
Atualmente, a empresa tem mais de 315 Dark Kitchens no Brasil e no exterior (214 em funcionamento e 101 em fase de implantaรงรฃo). Cinco estรฃo em Portugal (trรชs em funcionamento e duas em implantaรงรฃo), e uma serรก implantada no Mรฉxico. O grupo ATW Delivery Brands conta atualmente com mais de 1000 restaurantes digitais no Brasil e no exterior. O faturamento do ATW em 2021 foi de R$ 153 milhรตes e a previsรฃo de faturamento รฉ de R$ 220 milhรตes para 2022.
A empresa atua junto aos franqueados desde a implantaรงรฃo da loja atรฉ a consultoria de resultados, disponibilizando treinamento prรกtico para aplicaรงรฃo de temperos e receitas desenvolvidas pelos chefs do ATW, bem como cardรกpio, contato de fornecedores, itens promocionais e uniformes.
Parceria de sucesso
Foi com a ACOM Sistemas, foodtech responsรกvel pelo ERP EVEREST, que a operaรงรฃo do ATW encontrou o caminho para um desenvolvimento com grandes resultados. Como a empresa trabalha com marcas que funcionam em um mesmo ambiente, com o mesmo quadro de colaboradores e funcionรกrios e, tambรฉm, com a distribuiรงรฃo de insumos para os franqueados, o sistema precisava oferecer um controle completo do backoffice dos negรณcios.
โO EVEREST acabou se tornando um grande parceiro do ATW, tendo em vista que รฉ uma soluรงรฃo que contempla as operaรงรตes comerciais, passando pela gestรฃo de estoque e compras, faturamento, gestรฃo financeira e contรกbil do negรณcio. Tudo de forma integrada, mas olhando para cada necessidade apontada pelo cliente em suas operaรงรตesโ, comenta Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas.
O olhar cuidadoso sobre o que o cliente precisa รฉ reforรงado pelo poder de customizaรงรฃo que a plataforma EVEREST apresenta. Algumas demandas sรฃo muito particulares e, como o ATW trabalha hoje sendo um โportal de franquiasโ (expressรฃo oficializada internamente), a ACOM Sistemas tem oferecido a possibilidade de desenvolver soluรงรตes dentro dos moldes necessรกrios para atender ร s rotinas de operaรงรฃo e ao grande volume de entregas.
โPor exemplo, o controle de insumos, como o tempero secreto que faz parte dos pratos preparados pelas cozinhas, a reposiรงรฃo de uniformes, o envio de itens promocionais, como brindes, e atรฉ mesmo a verificaรงรฃo da โsaรบde financeiraโ das franquias, tudo isso รฉ feito por meio do EVERESTโ, assinala Ferreira.