Com reembolso de até 90% por procedimento, a Petwell garante que os pets possam ser atendidos por qualquer veterinário no país
O mercado pet no Brasil está cada vez mais promissor. Dados do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Euromonitor International apontam que, durante a pandemia, o mercado cresceu mais de 42%, saindo de um faturamento de R$ 35,3 bilhões em 2019 para R$ 51,7 bilhões em 2021. Tudo isso faz do país hoje o sexto maior mercado do mundo, com expectativa de 22% de alta no faturamento em 2022, segundo projeções do IPB.
Conforme o último censo do instituto, divulgado em junho deste ano, os lares brasileiros contam com quase 150 milhões de animais de estimação, sendo que 85 milhões destes são cães e gatos. O censo revelou, ainda, que o gasto mensal do brasileiro com cachorros foi, em média, R$ 408,76 em 2021. Boa parte destes gastos está relacionada a despesas veterinárias.
Apesar disso, pesquisas do C6 Bank/Ipec revelaram que 44% dos brasileiros diminuíram os gastos com pets nos últimos meses, motivados pela alta dos preços. 18% dos entrevistados cortaram o gasto com veterinário, 34% diminuíram as consultas com especialistas e 15% trocaram o profissional por outro mais barato. Desta forma, a busca por planos de saúde para pets no Brasil tem crescido exponencialmente, porém, o IPB estima que apenas 130 mil animais domésticos estejam cobertos por este tipo de serviço atualmente.
Diante deste cenário, novas empresas estão aquecendo o mercado brasileiro e o tornando ainda mais competitivo. É o caso da Petwell Animal Healthcare que se destaca com uma proposta de plano de saúde para cães e gatos completa e descomplicada. Sem rede credenciada, o plano funciona por meio de reembolso, o que possibilita que o tutor realize as consultas com seu pet em qualquer clínica veterinária no país e depois receba parte do valor em até cinco dias úteis.
“Prevenir-se com um plano de saúde desde o início da chegada do pet é a melhor forma de garantir uma vida mais longa e saudável. Queremos proporcionar uma experiência incrível e descomplicada para os tutores, com uma concepção de produto que teve muita inspiração em players de mercados bastante desenvolvidos no segmento, como Europa e Estados Unidos”, comenta Alexandre Berger, CEO e co-fundador da Petwell.
Durante as pesquisas de mercado, a Petwell notou que um grande problema dos produtos estavam ligados à uma rede credenciada, limitando a liberdade de escolha do tutor e prejudicando os veterinários, que não recebiam pelo serviço integralmente e na mesma hora. Segundo o IBP, em 2019 15% das clínicas veterinárias aceitavam planos de saúde, atualmente, apenas 9% aceitam.
Na Petwell, após o tutor escolher um teto de gastos anual entre R$5.000 e R$15.000 e definir o percentual que deseja ser reembolsado, – entre 70%, 80% ou 90% por procedimento – basta indicar alguns dados do pet como idade, raça e condição de saúde para ter um valor personalizado e realizar o pagamento via cartão de crédito. A partir daí, o tutor baixa o aplicativo pelo qual enviará a documentação para efetuar os reembolsos. No app o tutor também tem acesso a todo o histórico da saúde do pet.
“A pandemia, além de estimular a adoção de novos pets, aproximou os tutores de seus animais de estimação, gerando muita demanda por produtos e serviços do setor. O plano de saúde pet ainda tem baixa penetração no Brasil e a Petwell conseguiu desenvolver um produto realmente diferenciado, supercompleto e com abrangência em todo o território nacional para subverter este cenário”, completa Berger.
Próximos passos
Há um ano no mercado, a empresa já atende clientes em 22 estados e pretende chegar à meta de cinco mil vidas seguradas até o final de 2023 com um ticket médio mensal de R$160,40. Atualmente, a empresa conta com 25 funcionários e vem expandindo o quadro de forma sólida e orgânica. Laura Wunder Hachem, diretora comercial, é a mais nova contratação da empresa, com extensa experiência em Vendas e Trade Marketing em grandes multinacionais como Reckitt, Mondelez e HSBC.
Hachem adianta que o plano é aplicar novas estratégias de distribuição, sendo as principais, por meio de incentivo aos próprios veterinários por indicação do plano, presença em petshops e venda por corretoras.
“Como canais complementares, fechamos parcerias com empresas de diferentes tipos de serviços que também estão interessadas no mercado de saúde pet, como o Rappi (para clientes Prime Plus), Ligga Telecom e Dog Parks. Também investiremos na abordagem do modelo Corporate, mostrando para as empresas que os gastos com pets já representam uma parte significativa do orçamento dos funcionários e que faz todo o sentido incorporar esse benefício no pacote de Total Rewards”, finaliza Hachem.