5G, nuvem, automaรงรฃo e inteligรชncia artificial sรฃo as principais tendรชncias que devem levar ร disruptura dos modelos de negรณcios e serviรงos
Segundo o relatรณrio โThe Top Trend in Techsโ, realizado pela McKinsey, os prรณximos 10 anos irรฃo remodelar a maioria dos setores e empresas do mundo inteiro. Esse salto estรก relacionado, intrinsecamente, pela unificaรงรฃo de uma computaรงรฃo mais rรกpida que impulsiona as novas convergรชncias entre tecnologias, o que pavimenta o caminho para a reinvenรงรฃo de toda a cadeia produtiva das organizaรงรตes, mercados, indรบstrias e serviรงos. Especialistas indicam que teremos mais progresso nessa dรฉcada do que tivemos nos รบltimos 100 anos.
Para o gestor de projetos e coordenador de tecnologias do Sebrae, Vinicius Galindo de Mello, os prรณximos dez anos serรฃo determinantes. โA tecnologia vai remodelar setores como saรบde, energia, transporte, alรฉm de criar novos materiais e serviรงos. As empresas devem acompanhar uma disrupรงรฃo com a combinaรงรฃo de uma visรฃo computacional diferenciada, Inteligรชncia Artificial, Realidade Aumentada e computaรงรฃo imersiva e espacial, por onde, por exemplo, os varejistas poderรฃo oferecer experiรชncias imersivas como videogame em seus pontos de vendasโ, conta.
O relatรณrio da McKinsey tambรฉm aponta para questรตes como automatizaรงรฃo e 5G, indicando que atรฉ 2025, pelo menos 50% das atividades de trabalho poderรฃo estar automatizadas, e que atรฉ 2030, 80% da populaรงรฃo global poderรก contar com a cobertura 5G. Alรฉm disso, atรฉ 2025, 75% dos dados gerados pelas empresas serรฃo processados em nuvem, o que muda completamente a estrutura de TI das empresas. โNรฃo podemos esquecer dos voice assistants como a Alexa e Siri, que devem ter a sua usabilidade melhorada, alรฉm de uma personalizaรงรฃo muito maior, o que levarรก uma conversรฃo maior de usuรกrios. A tecnologia blockchain tambรฉm deve crescer ainda mais, chegando a representar uma fatia considerรกvel do PIB global. Essas mudanรงas sรฃo gigantescas e empresas e empresรกrios devem estar atentos a elas, pois impactam todos os negรณciosโ, explica o especialista.
Vinicius conta que o 5G ganha proporรงรฃo de revoluรงรฃo, pois com ele a velocidade das conexรตes passa a ser enorme, o que trarรก novos serviรงos como novos modelos de negรณcios com serviรงos conectados, alรฉm disso a infraestrutura e serviรงos de TI em nuvem mudam completamente as estruturas das empresas. โContar com uma infraestrutura e serviรงos de TI via nuvem pode mudar a demanda por serviรงos de TI, que hoje รฉ local, e reduzir as questรตes de instalaรงรฃo e manutenรงรฃo. ร a democratizaรงรฃo da infraestrutura que, certamente, vai ajudar a deslocar a vantagem competitiva, pois a questรฃo da estrutura jรก nรฃo รฉ mais tรฃo relevanteโ, conta.
Como se preparar para 2030?
Vinicius explica que as mudanรงas sรฃo muitas e que cada empresa deve estar sempre em contato com as suas necessidades e objetivos, mas algumas dicas para o futuro podem fazer a diferenรงa, como:
1 –ย Varejo mais digitalizado
Segundo pesquisa do banco Goldman Sachs, 57% dos brasileiros dizem comprar mais online depois da pandemia, sendo que nesse setor os marketplaces representam 78% dos e-commerces. Esses dados mostram uma tendรชncia que nรฃo para de crescer, sendo assim cabe aos empreendedores estudarem a possibilidade de uma maior atuaรงรฃo digital.
2 –ย Foco na jornada de compra e na omnicanalidade
Uma pesquisa realizada pela Accenture em parceria com o Meta, mostrou que 83% dos brasileiros usam o whatsapp em algum momento da sua jornada de compras, seja de produtos ou serviรงos. Outra pesquisa, feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, mostra que o whatsapp รฉ o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Ou seja, aรงรตes que faรงam relaรงรฃo com essa tecnologia, devem fazer parte do planejamento de vendas e marketing das empresas.
3 – ESG – responsabilidade social e ambiental
Cada vez mais os consumidores estรฃo ligados na forma como as marcas e empresas se posicionam com relaรงรฃo a questรตes sociais e ambientais, portanto รฉ fundamental que as empresas coloquem metas sociais e de reduรงรฃo de impacto ambiental, alรฉm de ouvirem as dores de seus clientes.
ย 4-ย Integraรงรฃo da loja fรญsica com canais digitais
Tornar as lojas fรญsicas relevantes na jornada de compra, por meio da sua integraรงรฃo com canais digitais, fazendo com que o cliente queira ir atรฉ a loja mesmo que ele nรฃo precise. Reduzir as dificuldades na loja fรญsica como estacionamentos gratuitos e facilidades de pagamentos, como a utilizaรงรฃo de QR Codes que mostra a disponibilidade do estoque, por exemplo.