Blog em uma loja online ajuda a vender muito mais!

Qual o sentido em ter uma loja online que nรฃo รฉ encontrada? Todos os dias novas lojas online sรฃo criadas, gerando um dos maiores dilemas do mercado virtual: como se destacar dentre milhares de concorrentes?ย ย ย 

A preocupaรงรฃo รฉ real e mais intensa no Brasil, que estรก no topo do ranking de crescimento de vendas no mundo virtual, com 22,2% somente no ano de 2022 de acordo com estudo do CupomValido. Neste ritmo, o crescimento das compras online estimado atรฉ 2025 รฉ de 20,73% ao ano – quase duas vezes maior que a mรฉdia mundial (11,35%), ultrapassando paรญses com mais tradiรงรฃo nas vendas virtuais como Japรฃo (14,7%), Estados Unidos (14,55%) e Franรงa (11,68%).

Com tantas opรงรตes para os consumidores, a disputa pela atenรงรฃo vai alรฉm de bons produtos. Ser encontrado pelos mecanismos de busca faz parte da estratรฉgia e neste contexto, adicionar um blog vai ser o diferencial:

โ€œO principal objetivo do blog รฉ atrair trรกfego para os produtos, gerando vendas. Mas hรก vรกrias razรตes pelas quais pode ser muito benรฉfico adicionar um blog ao e-commerceโ€ explica Keslen de Andrade Delรฉo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce.

1 – Otimizaรงรฃo do mecanismo de pesquisa
Adicionar um blog ร  loja virtual aumentarรก drasticamente o volume de conteรบdo no site. Quanto mais conteรบdo, mais a pรกgina site serรก indexada nos mecanismos de busca, aumentando o volume de possรญveis clientes que encontrarรฃo organicamente o caminho para loja online:

โ€œAbastecer o blog com novos artigos e compartilhรก-los nas redes sociais jรก cria mais backlinks e melhora o SEO, sigla para Search Engine Optimization, que รฉ o mecanismo de busca do Google. E nรฃo รฉ qualquer conteรบdo, o que for publicado precisa ter as boas prรกticas e os temas precisam ter relaรงรฃo com o negรณcio.โ€ย 

2 – Posicione-se como um especialista do setor
Muitos negรณcios online usam seus blogs como um mรฉtodo de estratรฉgia de marca para si mesmos. Keslen explica que as postagens podem conter dicas, truques e tutoriais sobre os produtos que o pรบblico-alvo estรก procurando. Incluir notรญcias do setor pode ser interessante para seus clientes em potencial:

โ€œCompartilhar informaรงรตes que agreguem valor aos seus clientes vai alรฉm de apenas vender. ร‰ preciso informar sobre o produto, sobre a marca e demais tรณpicos relevantes para seus produtos. O ideal รฉ escrever artigos que resolvam um problema, mesmo com tutoriais em vรญdeoโ€.

3 – Engajamento de clientes da sua loja online
Para Keslen, o blog transforma qualquer site de um lugar que os clientes visitam apenas quando fazem compras para um ambiente que envolve continuamente seus clientes para buscar informaรงรตes:

โ€œSe vocรช vende produtos para perda de peso, pode compartilhar histรณrias de sucesso de seus clientes. Contar uma histรณria sobre qualquer situaรงรฃo, histรณrias inspiradoras que motivem as pessoas a se motivarem, geram engajamento.โ€ย 

E pode abusar de fotos e vรญdeos. Embora sua loja virtual jรก tenha imagens de seus produtos, o blog รฉ um espaรงo extra em que as imagens podem atrair mais clientes. Vale usar a criatividade – desde vรญdeos de montagem de produtos e formas de uso, atรฉ vรญdeos nรฃo relacionados ao produto, mas que sejam interessantes para o pรบblico-alvo.

4 – Espaรงo para notรญciasย 
Mesmo que o seu negรณcio jรก utilize e-mail marketing ou jรก tenha uma รกrea em sua loja virtual para postar novidades e atualizaรงรตes, o blog vai ajudar e melhorar essa tarefa:ย 

โ€œVocรช pode usรก-lo para relatar um tรณpico relevante, novos produtos, promoรงรตes sazonais, respostas a perguntas frequentes. Muitas empresas tรชm uma seรงรฃo de atendimento ao cliente para entrar em contato, mas os clientes podem encontrar uma soluรงรฃo por conta prรณpria. Tentar identificar quais sรฃo as consultas mais recorrentes e criar um post para resolver esses problemas รฉ uma maneira de conversar atravรฉs do blog.โ€

5 – Taxa de conversรฃo e fidelizaรงรฃo
O blog em loja virtual atrai muito mais trรกfego para seu site e aumentarรก as conversรตes. Alรฉm disso, mostrar que entende do assunto confere ร  loja mais credibilidade, proporcionando aos novos clientes maior seguranรงa e confianรงa na hora de realizar suas compras.ย 

Keslen lembra que o blog converte o visitante em comprador, gerando fidelizaรงรฃo: โ€œร‰ possรญvel oferecer os melhores produtos ou serviรงos, mas se nรฃo conseguir fidelizar a marca, seu nรบmero de clientes recorrentes provavelmente serรก baixo. Se vocรช tem um negรณcio online local ou globalmente, o blog รฉ a forma ideal para comeรงar a criar fidelidade com a marcaโ€.

Um blog por si sรณ nรฃo gerarรก essa lealdade, mas terรก um papel fundamental no processo desde que as postagens tenham um equilรญbrio entre o aspecto profissional, o lado divertido e leve da escrita com a responsabilidade da informativa.

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