Dor no peito é um sinal de alerta; hidratação e escolhas inteligentes na alimentação ajudam a reduzir ansiedade dos jogos
A contagem regressiva para a Copa do Mundo do Catar já começou e, além de vestir a camisa e preparar a torcida, é importante cuidar do coração. Com a promessa de fortes emoções, especialistas indicam cuidados e maneiras mais saudáveis para curtir as partidas de futebol.
Estudos sobre o aumento da incidência de mortes por problemas no coração durante a Copa do Mundo já são realizados desde 1996. Uma das pesquisas mais recentes, feita pela Universidade de São Paulo (USP) na Copa disputada na Rússia, em 2018, indica que a incidência de infarto aumenta de 4% a 8% entre os brasileiros durante o torneio. O alerta vale principalmente para quem tem problemas cardiovasculares ou histórico familiar da doença. “A dor no peito sempre deve ser um sinal de alerta e, nesses casos, o melhor é procurar um serviço de urgência e emergência”, orienta o cardiologista dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Gustavo Lenci Marques.
Mais saudável
O cardápio para a hora dos jogos também pode ser um aliado para a saúde. Trocar alimentos ultraprocessados como refrigerantes e salgadinhos por água saborizada e snacks caseiros, como chips de mandioca, palitinho de cenoura com molho de alho ou espetinhos de frutas são opções interessantes e que ajudam a controlar os níveis de ansiedade. Já para quem não abre mão da cervejinha gelada enquanto curte os jogos, a dica é ficar sempre de olho na hidratação.
“A conta é bem simples: a cada latinha de cerveja consumida, intercale com 100 ml de água. Isso evita a desidratação e a ressaca do dia seguinte”, explica a nutricionista do Grupo Marista, Patricia Soneh.
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade.
Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião.
É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial.
Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.