Santander e Fundação Oxentia lançam desafio para startups e scaleups promoverem soluções contra a crise alimentar global

O Santander Universidades, em conjunto com a Fundação Oxentia, inaugura o X Global Challenge | Food for the Future, um novo desafio global para desafiar startups e scaleups a apresentarem soluções contra a escassez de comida, aumentar acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis e impulsionar a implementação de tecnologias inovadoras que melhorem a eficiência dos processos de produção e distribuição de alimentos.

A iniciativa é alinhada ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para acabar com a fome. O programa desafia startups e scaleups a apresentarem soluções inovadoras em torno da indústria alimentícia, com bases tecnológicas que possam gerar um impacto econômico e social duradouro. A inscrição vai até 10 de novembro de 2022 pelo portal Santander X

Após um processo de seleção, avaliação e validação de projetos, um júri de especialistas internacionais escolherá os seis projetos vencedores, que receberão € 120 mil (cerca de R$ 614 mil) em prêmios): € 30 mil (cerca de R$ 153 mil) para as três startups vencedoras (aproximadamente R$ 51 mil cada) e € 90 mil (cerca de R$ 459 mil) para as três melhores scaleups (aproximadamente R$ 153 mil cada). Além disso, eles terão acesso ao Santander X 100, uma comunidade global exclusiva que apoia e potencializa as startups e scaleups de destaque nos programas e desafios do Santander X, promovendo o networking e os conectando a recursos fundamentais para o crescimento do negócio, como consultoria e treinamento, crédito, clientes e talentos, entre outros.

Blanca Sagastume, diretora global adjunta do Santander Universidades, destaca que o futuro o mercado de alimentos precisa seguir um caminho sustentável. “A indústria está atualmente em um momento de profunda transformação e, por isso, devemos apoiar toda a iniciativa e toda a inovação que contribua para acelerar essa mudança, porque depende de isso.”, explica.

“Além de potencializar os empreendedores e seus projetos para os desafios globais, temos o objetivo de fornecer soluções inovadoras para a adoção de tecnologias novas e disruptivas. É um tema de grande importância que converge com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além do prazer de colaborar com o Banco Santander para lançar este desafio global, mas que também fará parte do nosso dia a dia; algo com o qual cada um de nós pode se identificar”, conclui Steve Cleverley, CEO de Oxentia Foundation.

Os finalistas também terão a oportunidade de apresentar suas propostas à Fintech Station, equipe do Santander que promove a inovação aberta no banco e a articula por meio da área de empreendedorismo das Universidades Santander.

Santander e seu apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 790 mil estudantes, profissionais e empreendedores por meio de programas gratuitos, muitos deles realizados em parcerias com as 1.200 universidades de 22 países que estão presentes. Ao longo de 25 anos de atuação, este sólido compromisso com a educação superior destinou mais de € 2 bilhões a iniciativas acadêmicas, que viabilizaram a oferta de mais de 790 mil bolsas de estudo. A cada ano, o Santander Universidades investe em educação mais de R$ 40 milhões e, apenas em 2021, 33 mil bolsas foram destinadas para estudantes de todo o Brasil e para 2022 a proposta é entregar mais de 35 mil bolsas de estudo. Essa atuação levou o Santander a ser reconhecido como a empresa que mais investe em educação no mundo, de acordo com o Informe Varkey / UNESCO / Fortune 500 de 2018.

Destaque da Semana

Curitiba se prepara para a edição 2024 do tradicional “Grande Concerto de Natal”

Evento musical promovido pela Orquestra Sinfonia Brasil acontece dia...

Shopping de Maringá atrai visitantes com ações de Natal e horários especiais

Catuaí recebe consumidores para visitar decoração de Natal, se...

Lançada campanha ‘Remédios Tarja Violeta’ pela OpusMúltipla para APACN e Hospital Erastinho

Foi lançada nesta semana a campanha “Remédios Tarja Violeta”,...

Catuaí inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringá

Marca de cosméticos com produtos 100% naturais e veganos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor