Nascida em setembro de 2020, a SOFT Ice Cream conta com trรชs unidades prรณprias em Curitiba e deve lanรงar sua primeira loja fora da capital paranaense no meio de dezembro em Ponta Grossa. Com um modelo enxuto, semelhante ao das cafeterias to go, a expectativa da marca รฉ lanรงar o seu plano de franquias em 2023, estendendo seu produto a outros estados da Regiรฃo Sul e Sudeste.
โNosso modelo de negรณcio trabalha com ingredientes premium em uma operaรงรฃo enxuta, com poucos funcionรกrios e aluguel reduzido. Dessa forma, conseguimos praticar preรงos acessรญveis, mesmo com a alta qualidade de nossos insumosโ, conta um dos dois sรณcios-fundadores da SOFT, Matheus Krauze, que comanda a marca ao lado de Ronaldo Ferreira.
A ideia do negรณcio veio de uma mescla da experiรชncia de vida de Krauze, a terceira geraรงรฃo de sorveteiros de uma rede notรณria do Paranรก, e de uma viagem que fez para Hong Kong aos 18 anos. Lรก, provou sorvetes de sabores como matchรก e gergelim, com cores vibrantes e sabores diferentes. โVimos a oportunidade de trabalhar com um produto ainda nรฃo visto no Brasil, seguindo o movimento dos cafรฉs to go, que estava nascendoโ, lembra Krauze.
Diferente de uma gelateria tradicional, as mรกquinas transformam o lรญquido em sorvete na hora, mantendo o produto sempre fresco e agradรกvel ao consumidor. โNosso cardรกpio รฉ enxuto, e a sazonalidade รฉ trabalhada nas sobremesasโ, conta.
Modelo de negรณcio superou pandemia e a capital mais fria do paรญs
O inรญcio de operaรงรฃo da SOFT Ice Cream se deu em meio aos lockdowns forรงados pela pandemia. No entanto, a loja rapidamente atingiu o patamar de 7 mil pessoas atendidas em um espaรงo de 30 m2 cinco meses depois de sua inauguraรงรฃo. Do primeiro para o segundo ano de operaรงรฃo, o faturamento da loja inaugural cresceu 75%. A expectativa para 2023 รฉ de triplicar o resultado de 2022.
Em 2022, a marca lanรงou tambรฉm dois novos espaรงos: uma nova loja no Museu do Olho e um quiosque no Shopping Palladium. Por isso, a SOFT Ice Cream planeja resultados ainda mais expressivos para o futuro, incluindo a estruturaรงรฃo de um modelo de venda de franquias, atendendo a alta demanda de interessados, que hoje jรก conta com uma lista de espera.
โMesmo com uma lista extensa de interessados, queremos comercializar entre 10 a 20 lojas em 2023, nos estados do Paranรก, Santa Catarina e Sรฃo Paulo, e pensar em uma expansรฃo a nรญvel nacional em 2024โ, diz. โO modelo foi pensado para a expansรฃo: fazemos o transporte do produto seco, dando validade longa para os sorvetes e solucionando uma das dificuldades comuns do segmento, a logรญsticaโ.
Um ponto de destaque da marca para pensar em uma expansรฃo รฉ o fato de ter se provado em Curitiba, a capital mais fria do paรญs. โAlรฉm de termos testado nossos produtos em um pรบblico reconhecidamente exigente e qualificado, nรฃo se trata da cidade que mais venderia sorvetes por tradiรงรฃo, pois sua temperatura mรฉdia รฉ de 18 grausโ, analisa.
Um perfil to go de qualidade
Com lojas pequenas e um perfil de consumidor to go, a marca trabalha com duas mรกquinas por loja, e cada uma conta com dois sabores e uma opรงรฃo mista: chocolate, baunilha e misto, por exemplo. De acordo com Krauze, a opรงรฃo por esses sabores foi para que os clientes pudessem comparar o produto com outras opรงรตes do mercado. โO consumidor consegue entender automaticamente que estรก provando algo diferente, com qualidade e frescor diferente dos concorrentes, รฉ como se estivesse tomando sorvete de casquinha pela primeira vez na vidaโ, diz.
Outras duas opรงรตes de sabores sรฃo o de iogurte, o de frutas vermelhas e o misto. Esta รบltima opรงรฃo representa um terรงo das vendas. โGostamos de frisar que o nosso sorvete รฉ uma experiรชncia gastronรดmica na palma da mรฃoโ, conta.
Para potencializar o seu sabor, a SOFT Ice Cream optou por utilizar uma casquinha de produtores locais, que desenvolveram uma receita exclusiva, na Regiรฃo Metropolitana de Curitiba. โNรฃo querรญamos oferecer um produto comoditizado, seguindo o nosso padrรฃo de qualidade. Em geral, o mercado de sorvetes conta com um mesmo fornecedor pela complexidade logรญstica do transporte de casquinhas: baixo peso, alto volume e muito sensรญvelโ, diz.