Providências vão desde a coleta de documentos até a escolha da vestimenta do falecido
Diz um velho ditado que a morte é a única certeza que temos em vida, e embora esse ditado faça todo sentido, a morte é negada e evitada até que ela aconteça. “Ninguém gosta de falar de morte, pois parece que se não falarmos dela, a mantemos distante de nós, mas ela é inevitável e todos nós, cedo ou tarde, vamos nos deparar com a perda de um familiar ou amigo, e quando isso acontecer, é fundamental que estejamos preparados”, diz o gerente de marketing do Grupo Jardim da Saudade, Rodrigo Marchioro.
Quando o falecimento de um familiar ou pessoa próxima acontece, 93 providências devem ser tomadas por quem está a frente de todo o processo de sepultamento. “Além de enfrentar o choque da perda, a tristeza e uma mudança súbita em suas vidas, as pessoas precisam lidar com toda a burocracia que envolve desde a localização dos documentos do falecido até o sepultamento e também o comunicado dessa perda, o que já é bastante doloroso”, afirma Marchioro.
Entre as providências que devem ser tomadas, está o prazo de 10 dias para fazer a certidão de óbito, além de verificar se há algum desejo manifestado em vida pelo falecido. Se a morte ocorre em um hospital, por exemplo, a autorização para a doação de órgãos e o translado até a funerária são algumas dessas preocupações.
“Muitas vezes, as pessoas acreditam que o funeral está limitado a escolher os ornamentos que irão compor a urna funerária, decidir local e horário do velório, no entanto, todo o trâmite vai muito além disso e essas decisões precisam ser tomadas dentro das 24 horas do falecimento”, revela o gerente de marketing.
Plano de assistência familiar
Para quem possui um plano de assistência familiar, o caminho pode ser mais curto e essas decisões podem ser planejadas com antecedência.
“Poucas pessoas sabem da real dificuldade dessas decisões e que algumas escolhas são irreversíveis, por isso, nossos planos de assistência familiar foram desenvolvidos para diminuir esse impacto e trazer mais tranquilidade para esse momento tão doloroso”, diz o profissional do Grupo Jardim da Saudade.
“Atualmente, muitas pessoas têm optado por ter um plano de assistência familiar, pois dessa forma, seus desejos, quando manifestados em vida, ficam registrados e todo o processo que envolve o funeral pode ser planejado, evitando que os familiares, enlutados com a perda, tenham ainda que lidar com toda a burocracia que envolve a perda de alguém”, conclui Marchioro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 007 0001 ou pelo site http://www.jardimdasaudade.com e pela página oficial do Grupo Jardim da Saudade no Facebook www.facebook.com/grupojardimdasaudade