Paradigma

Daniel Medeiros*

 

O paradigma da infรขncia nรฃo deveria ser a disciplina, mas a compreensรฃo. O meio para alcanรงรก-lo, portanto, nรฃo poderia, jamais, ser a violรชncia, mas o diรกlogo. Isto รฉ, para alcanรงar o paradigma, o fundamento รฉ a paciรชncia, a persistรชncia e nรฃo a imposiรงรฃo. O resultado, certamente, seriam adultos mais equilibrados e mais motivados com a vida, tantas vezes longa e jรก cheia de desafios. Nรฃo sei de onde se tirou a ideia de que as crianรงas, para estarem preparadas para o mundo, precisam ser fortes e que “ser forteโ€ consiste em aprender a sofrer. O mundo nรฃo รฉ um lugar fรกcil exatamente porque รฉ povoado por pessoas que tiveram uma infรขncia assim. Esse รฉ um filme que se repete hรก sรฉculos, de adultos inconformados com a curiosidade e a energia das crianรงas e que, por isso, acham que seus papรฉis de โ€œgestores do crescimento infantilโ€ รฉ o de fazerem com que elas abandonem esses sentimentos o mais rรกpido possรญvel para que se tornem o modelo de adulto frustrado e incoerente que eles prรณprios sรฃo. Como se jรก nรฃo fosse o bastante.

Nรฃo รฉ sรณ a natureza que estรก acabando. O clima, os animais, o ar, os rios, os mares, mas tambรฉm a infรขncia. A energia proveniente da nossa angรบstia de adultos infelizes nรฃo tem limites. E nossa capacidade de perceber e girar essa chave รฉ muito pequena. ร€s vezes conseguimos algo, mesmo a um custo enorme, e sempre sujeitos a novas recaรญdas. Somos o que o paradigma seguido por nossos pais determinou: interrompidos em nossa alegria de ver o mundo pela primeira vez como se toda manhรฃ fosse folga da escola. E de rir de tudo e de brincar com tudo, e vรกrias e interminรกveis vezes, porque a repetiรงรฃo nรฃo รฉ um enfado mas somente uma oportunidade a mais para rir.ย 

A desatenรงรฃo tรญpica da crianรงa que fomos vinha exatamente dessa nossa atenรงรฃo em tudo, ao mesmo tempo, pois que tudo maravilhava. E quando, em meio a esse delรญrio caleidoscรณpico, havia um copo no meio, uma cadeira, um abajur, paciรชncia. Como culpar-nos por ser o mundo tรฃo interessante? Tambรฉm nossa memรณria era distraรญda, porque o mais empolgante era obter e nรฃo reter: novas palavras, gestos, mรบsicas, jogos, brincadeiras, piadas, alรฉm das paisagens de coisas e de pessoas, o tempo todo. Diante disso, como nรฃo esquecer aquelas regras chatas sobre se comportar ร  mesa ou, pior, fazer os deveres antes de se divertir. Quem, em sรฃ consciรชncia,ย  escolheria essa prioridade?ย 

Mas havia o paradigma e os pais estavam presos a eles, sob pena de serem reprovados por seus amigos e por seus prรณprios pais, observadores ferozes da manutenรงรฃo de suas prรณprias regras, herdadas de seus antepassados ainda mais arcaicos e ferozes: โ€œVocรช tem de fazer como eu fazia, meu filho, senรฃo esse menino nรฃo vai dar boa coisa!โ€ E vocรช – que nem de longe tornou-se o que sonhou ser quando crianรงa – responde: “Pois รฉ, estou tentando. Mas ele รฉ impossรญvel. Acho que vou ter de tomar medidas mais drรกsticas.”

A violรชncia contra crianรงas รฉ exercida de maneiras bastante sutis. A chantagem emocional, por exemplo, รฉ uma constante. As promessas nรฃo cumpridas โ€œpor algo que a crianรงa fezโ€, igualmente. O adulto imagina que o sofrimento do desejo nรฃo realizado, do sonho negado, do prazer suprimido, farรก de cada crianรงa um adulto melhor.ย 

E aรญ tornamo-nos adultos dizendo: “Ai, que saudades da minha รฉpoca de crianรงa.โ€ E envelhecemos, vendo aproximar-se o horizonte do Nada que tem alรฉm, desesperados pelos anos, meses, dias, momentos perdidos de alegria pueril e gratuita que nos foi roubada, suprimida pela รขnsia de um adulto incapaz de perceber o quรฃo triste รฉ querer ser sรฉrio e consequente quando, na verdade, o que se consegue com isso รฉ apenas ser violento e intolerante, alimentando um ciclo de tristezas sem fim.

*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

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