Projeto de comunicação da agência Lide Multimídia sobre o legado do artista João Turin conquista premiação em Portugal

Projeto de comunicação da agência Lide Multimídia sobre o legado do artista João Turin conquista premiação em Portugal

A Lide Multimídia, agência de comunicação de Curitiba (PR), elaborou uma campanha de comunicação sobre o artista João Turin (1878-1949), que conquistou um troféu na 10ª edição dos Prémios Lusófonos da Criatividade, celebrado em 14/12 em Lisboa, Portugal.

O projeto “João Turin: do resgate de suas obras até a inauguração do Memorial Paranista, que tem o maior jardim de esculturas público do Brasil” foi um vencedor da premiação prata na categoria Relações Públicas/Plano de Relações Públicas Low-Budget.

O trabalho, desenvolvido para a SSTP Investimentos (Família Lago, detentora dos direitos patrimoniais sobre a obra do artista), foi coordenado por Moema Zuccherelli, Relações Públicas, fundadora e diretora geral da Lide Multimídia Ltda, agência que completará 30 anos de atividades em 2023.

Projeto de comunicação da agência Lide Multimídia sobre o legado do artista João Turin conquista premiação em Portugal

O case apresentado para concorrer à premiação sintetiza ações de Relações Públicas, assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais realizadas no último ano sobre o artista. “Este reconhecimento internacional contribui para manter o legado de João Turin mais vivo do que nunca!”, afirma Samuel Lago, da SSTP Investimentos.

O projeto também apresenta resultados de comunicação na imprensa brasileira e de outros 8 países, conquistados em anos anteriores, para divulgar uma série de ações que contribuíram para dar mais visibilidade à obra de João Turin, considerado o maior escultor animalista do Brasil e um dos maiores escultores do Paraná.

Entre estas ações estão o resgate de ponta a ponta de toda sua obra, construção de uma fundição para produzir originais inéditos, montagem de três grandes exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba entre 2014 e 2016 (que somaram 342 mil visitantes), localização e recuperação de uma grande obra perdida na França (“Pietá”, até então dada como destruída em um bombardeio na Segunda Guerra Mundial), entrega de uma escultura como presente oficial do Brasil ao Papa Francisco em 2013, produção de um livro bilíngue, até chegar a inauguração do Memorial Paranista, administrado pela Prefeitura de Curitiba, com 100 obras em exposição permanente (78 doadas pela Família Lago), que tem o maior jardim de esculturas público do Brasil com obras ampliadas em proporção heroica.

Os Prémios Lusófonos da Criatividade são o mais antigo festival internacional de publicidade, design e comunicação sediado em Portugal, que prestigia boas realizações na língua portuguesa.