3 em cada 10 brasileiros planejam viajar para os Estados Unidos ainda no prรณximo ano Os destinos nacionais estรฃo no topo do ranking de desejos para 87% das pessoas 40% dos brasileiros planejam suas viagens entre 3 e 6 meses de antecedรชncia
Alรฉm de todas as metas que estipulamos para um prรณximo ano, viajar, arrumar a mala e cair na estrada รฉ uma prioridade para mais da metade dos brasileiros, segundo pesquisa daย Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo. O estudo โTurismo – 2023” identificou os comportamentos e expectativas de viagens a partir de painel digital com mais de 1200 brasileiros.
53% da populaรงรฃo pretende viajar em 2023, mas 19% dos brasileiros ainda estรฃo decidindo. E quem gostaria e, infelizmente, nรฃo pode? 21% sentem vontade de viajar, mas nรฃo vรฃo; e 8% nรฃo querem e nem pretendem sair de casa. De carro ou aviรฃo? 85% das pessoas se sentem seguras com meio de transporte aรฉreo.
Malas prontas jรก no primeiro semestre de 2023.ย 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro deste ano atรฉ julho do ano que vem. Sendo 16% em dezembro/22 e janeiro/23, cada; 6% em fevereiro; e 29% atรฉ julho. A partir de julho estรฃo 18%.
Destinos nacionais despontam!
Como destino predileto, o Brasil desponta com 87% das intenรงรตes. Destes, 60% pretendem fazer passeios por outros Estados, enquanto 27% pretendem curtir o Estado em que moram. A Europa tambรฉm estรก na mira e รฉ uma preferรชncia para 23%. Os demais destinos citados foram Amรฉrica do Norte (11%), Amรฉrica Latina (7%). รfrica, Austrรกlia/Oceania e รsia (3%, cada), Outros (2%). 7% ainda estรฃo indecisos.
Destino internacional: EUA
53% dos brasileiros pretendem visitar os EUA e 3 em 10 turistas planejam ir atรฉ 2023. O Top 3 norte americano รฉ formado por New York (68%), Orlando (64%) e Miami (53%). A Amรฉrica Airlines estรก no topo das companhias preferidas para ir aos Estados Unidos por 37% e, entre os motivos que fazem os brasileiros optarem por uma determinada companhia รฉ formado por melhor serviรงo/atendimento (39%); o melhor preรงo (33%) e as melhores aeronaves (30%).
Ao viajar para os EUA, os turistas tรชm em mente as inรบmeras possibilidades de aproveitar as atividades, os destinos urbanos misturam lugares e boas compras: parques (65%), compras (61%), prรฉdios famosos (52%), gastronomia (48%), locais histรณricos (42%), passeios personalizados (41%), museus (35%), shows (26%), locaรงรตes de filmes e sรฉries famosas (9%) e esportes (8%).
Finanรงas e as Fรฉrias tรฃo desejadas
A situaรงรฃo financeira รฉ uma preocupaรงรฃo no momento de organizar umaย trip e foi apontada por 60%; outros fatores como a economia atual do paรญs (21%) e a cotaรงรฃo do dรณlar (17%) tambรฉm estรฃo no radar. Como heranรงa da Covid19, hรก 14% que temem a pandemia e outras doenรงas que tรชm surgido em menor escala; e 10%, observam a garantia na higiene dos transportes, locais, manuseio de malas. 26% encaram como desafio conciliar as agendas e encontrar uma data disponรญvel devido a compromissos, trabalho, calendรกrio escolar, entre outros.
COVID19 volta a preocupar
Vale lembrar que muitos brasileiros ainda estรฃo atentos aos cuidados com a COVID19 e suas variantes. Assim, os viajantes consideram importante que as empresas sigam protocolos de biosseguranรงa.
Os kits de higiene com รกlcool em gel, por exemplo, inspira seguranรงa para 58%, bem como a embalagem individual dos alimentos entregues nos voos (46%); o uso de mรกscaras por equipes de atendimentos (43%); higienizaรงรฃo de bagagem ao chegar ao destino (25%);Tambรฉm foram considerados pontos positivos de biosseguranรงa: Maior digitalizaรงรฃo que evita papรฉis e concentra tudo no celular (36%); Higienizaรงรฃo de carros para transfer ou deslocamentos a cada viagem (36%) e impedimento de aglomeraรงรฃo em restaurantes (34%), sรฃo outros exemplos.
A escolha do destino pรตe a mesa sim!
O destino brasileiro remete muito a histรณria e boa comida.ย Quando selecionam suas viagens nacionais, os brasileiros prezam por gastronomia (63%), em primeiro lugar. Alรฉm disso, os locais histรณricos (58%), passeios personalizados (47%) e parques (40%), estรฃo na lista de atividades a fazer durante a viagem. Jรก as compras estรฃo na preferรชncia de 32% deles.
Se tem uma coisa que o Brasileiro nรฃo deixa para รบltima hora รฉโฆ
Os preparativos de viagem de 40% dos brasileiros comeรงam entre 3 e 6 meses antes de seguirem rumo ao destino. Para 23% o perรญodo de 1 a 3 meses รฉ suficiente e 11% preparam apenas 1 mรชs antes de embarcarem. Para 20% um ano antes รฉ o ideal e 5% optaram por se programarem com mais de um ano de antecedรชncia.
โAs empresas de turismo, passeios e o setor da hotelaria devem comeรงar o quanto antes as suas ativaรงรตes. Com uma grande parcela de brasileiros se preparando para viajar nos prรณximos seis meses, essa รฉ a hora de criar campanhas efetivas com promoรงรตes agressivas e atrativos que impactemโ, sugere Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sรณcia da Hibou.
Brasileiro fica em mรฉdia 1 semana viajando
Os brasileiros querem curtir ao mรกximo seus dias de viagem e o perรญodo perfeito permeia uma semana. Para 43%, o ideal รฉ de 5 a 8 dias, e atรฉ 4 dias, para 8%. Entre aqueles que tรชm mais tempo para ficar na cidade escolhida, o ideal รฉ de 9 a 12 dias รฉ o ideal (22%); 13 a 16 dias (17%); 17 a 20 dias (5%); 25 dias ou mais (4%).
ยผ das pessoas buscam hospedagem por aluguel de casa ou apartamento
O sonho de quem viaja รฉ assegurar que nรฃo surjam imprevistos que gerem dor de cabeรงa. Assim, na hora de escolher a hospedagem, hotรฉis de uma rede conhecida รฉ a preferรชncia de 47% dos brasileiros; 25% buscam por aluguel por temporada, seja casa ou apartamento; e 11% preferem hotel boutique ou independente.
Ranking das preocupaรงรตes dos brasileiros na hora do planejamento
Ao planejar a viagem, 4 entre 10 tรณpicos observados estรฃo relacionados ร s finanรงas. A maior parte dos turistas (57%) levam em consideraรงรฃo a estaรงรฃo do ano e o clima do destino, porรฉm, o bolso estรก em evidรชncia e os brasileiros observam:
Orรงamento final – 50%
Forma de pagamento – 48%
Pacote promocional – 42%
Cotaรงรฃo do dรณlar – 16%
Os demais pontos sรฃo o roteiro envolvendo tudo que desejam conhecer (42%); passagens com possibilidade de remarcaรงรฃo (21%); pacote de parques/locais turรญsticos (20%); shows ou eventos na cidade e roteiros de compras (6%, cada).
Metodologia
A pesquisa โTurismo – 2023โ foi conduzida pela Hibou em Novembro de 2022, por painel digital. 1289 brasileiros maiores de 18 anos participaram do estudo, que apresenta 2,7% de margem de erro.
Sobre a Hibou
Aย Hibouย รฉ uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado, atuante hรก mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informaรงรฃo e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteรบdo qualificado utilizando ferramentas proprietรกrias para aplicaรงรฃo de pesquisas e anรกlises de profissionais com mais de 25 anos de experiรชncia. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratรณrias; de profundidade; de campo; dublรช de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presenรงa de marca; expansรฃo de regiรฃo; expansรฃo de mercado para produtos e serviรงos; teste de produto e hรกbitos deย consumo.