Caro Anatole

Paiva Netto

O velhoย Anatole Franceย (1844-1924) foi um crรญtico implacรกvel dos costumes e da sociedade do seu tempo. Combatia com tenacidade os desmandos de que era testemunha, como a farsa contra o capitรฃoย Alfred Dreyfusย (1859-1935). De origem judaica, o militar francรชs tornou-se vรญtima de um dos maiores erros judiciais da histรณria moderna. Ele foi, de maneira pรฉrfida, acusado de passar informaรงรตes secretas aos germรขnicos, as quais tinham caligrafia forรงadamente semelhante ร  sua. Por esse motivo, foi exilado na Ilha do Diabo, situada na costa da Guiana Francesa. Os debates a respeito do caso arrastaram-se atรฉ o capitรฃo ser totalmente inocentado, em 1906. Logo apรณs, retornou ao exรฉrcito, participando da Primeira Guerra Mundial, que se iniciou em 1914 e durou quatro anos. Foi promovido, em 1918, a tenente-coronel da reserva e, um ano depois, eleito oficial da Legiรฃo de Honra. A exemplo de Rui Barbosaย (1849-1923),ย ร‰mile Zolaย (1840-1902) foi igualmente um defensor extremado de Dreyfus.

Consciรชncias dedicadas ร  Paz

Estomagado com a frieza de sentimentos que percebia ร  sua volta, partindo de coraรงรตes nos quais deveria habitar a concรณrdia, Anatole escreveu queย โ€œa paz universal se realizarรก um dia, nรฃo porque os homens se tornarรฃo melhores (nรฃo รฉ permitido esperรก-lo), mas porque uma nova ordem de coisas, uma ciรชncia nova, novas necessidades econรดmicas hรฃo de impor-lhes o estado pacรญfico, assim como outrora as prรณprias condiรงรตes da sua existรชncia os punham e os mantinham no estado de guerraโ€.

Meu caro Jacques-Anatole-Franรงois Thibault (seu verdadeiro nome), com a sua consistente formaรงรฃo humanista โ€” afastados, por sua conhecida veia poรฉtica, os desgostos que lhe causaram as observaรงรตes de uma sociedade a gravitar em torno de uma exasperante egolatria โ€”, seu brilhante Espรญrito Imortal haverรก de entender que, para nรฃo se transformar em tormento perene dos povos, o mundo precisa de consciรชncias dedicadas ร  Paz. Portanto, de Almas iluminadas pela Razรฃo, pela Justiรงa, mas tambรฉm pelo Amor, que รฉ sinรดnimo de Caridade, de modo que exista umaย โ€œnova ordem de coisas, numa ciรชncia novaโ€, para queย โ€œa paz universalโ€ย venha a se realizarย โ€œum diaโ€. A anรกlise limitada dos fatos humanos, polรญticos e sociais pela restrita visรฃo de Espaรงo-Tempo terrenos tende a mostrar, mesmo ร s mais sagazes cerebraรงรตes, uma perspectiva sociolรณgica desfocada, consequentemente desalentadora, dos acontecimentos. Hรก algo mais, porรฉm, a comeรงar pela existรชncia de uma Lei Universal, chamada de Causa e Efeito, que dirige os destinos da Terra. Por isso, faz-se tรฃo importante a compreensรฃo desses Estatutos Divinos, os quais, levando em conta nosso direito ao livre-arbรญtrio, concedem a cada um de acordo com o prรณprio merecimento, segundo a Lei da Reencarnaรงรฃo โ€” definida por um respeitado sacerdote comoย โ€œo Judiciรกrio de Deusโ€. Sem a evoluรงรฃo do sentimento humano, toda e qualquer proposta de Paz fomentarรก, com certeza, o ceticismo de homens inteligentes como vocรช.

Nรฃo temer o lobo

William Ralph Ingeย (1860-1954) declarou queย โ€œnรฃo adianta os cordeiros proclamarem o vegetarianismo enquanto o lobo mantรฉm opiniรฃo diversaโ€. No entanto, nรฃo podemos prosseguir continuamente temendo essa expectativa castradora de nossas iniciativas, porque o tempo urge. Ainda existe muita gente a querer tocar fogo no planeta, tal qual nova Roma, como se outros Neros surgissem. Para avanรงar, รฉ preciso nรฃo temer o lobo, mas revestir-se das armas da paciรชncia e da determinaรงรฃo e fortalecer, nas horas de perigo, a Alma, como, por exemplo, nesta sรบplica deย Santo Agostinhoย (354-430):ย โ€œร“ Deus! Permiti que o resplendor da Vossa Luminosidade clareie os recรดnditos do meu coraรงรฃoโ€ย (…). Orar concede tranquilidade e forรงa ao Espรญrito. Aclara a mente, de modo que conceba processos espirituais pragmรกticos para que seja suplantada toda dificuldade. Anote, por favor, caro Anatole, esta liรงรฃo do seu compatriota Honorรฉ de Balzacย (1799-1850), autor deย A comรฉdia humana:ย โ€œTodo poder รฉ um composto de paciรชncia e tempoโ€.ย A Paz sรณ vigorarรก neste orbe quando o ser humano finalmente entender e aceitar que ela apenas poderรก surgir do coraรงรฃo sublimado das criaturas. O restante รฉ o que se tem visto: ideologias fortemente cerebrais, tรฃo em voga no seu tempo, cuja consequรชncia geral vocรช conhece: muita expectativa e resultado a desejar. ร‰, portanto, urgente unir cรฉrebro e coraรงรฃo.

Josรฉ de Paiva Netto โ€• Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

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