7 formas de valorizar as mulheres na gastronomia

Saiba como fazer parte da luta pela equidade no setor; Pesquisa realizada pela Ipsos e Stella Artois, mostra os desafios e as ambiรงรตes dessas profissionais

Marรงo marca um momento relevante da luta feminina por melhores condiรงรตes de trabalho, tendo seu รกpice no dia 8, ocasiรฃo em que รฉ celebrado o Dia Internacional da Mulher. Apesar de a data ter sido criada em 1910, ainda hoje o tema se faz extremamente atual, especialmente para alguns segmentos invisibilizados, como na gastronomia. De acordo com uma pesquisa feita em 2022 pela Ipsos e Stella Artois,ย 50% das mulheres concordam que a cozinha domรฉstica รฉ vista pela sociedade como um trabalho para a mulher. Por isso, foi inevitรกvel que este local, encarado como โ€œnaturalmente femininoโ€, se tornasse cenรกrio para mobilizaรงรตes importantes por parte das trabalhadoras no setor da gastronomia.

Selecionamos sete sugestรตes prรกticas que podem ser inseridas no dia a dia e ao mesmo tempo aumentar o engajamento na luta pelo protagonismo feminino e equidade na gastronomia. Confira!

  1. Desprenda-se de prรฉ-julgamentos

Procure conferir o trabalho de restaurantes comandados por mulheres sem contar com ideias prรฉ-concebidas sobre a capacidade feminina. Segundo a pesquisa,ย 35% das entrevistadas concordam que muitas mulheres tรชm sua capacidade de cozinhar questionada sรณ por serem mulheres.ย 

  1. Procure saber quem estรก por trรกs do restaurante que vocรช frequenta

O local รฉ comandado por uma mulher? Ela faz parte de algum grupo minoritรกrio? Estas sรฃo algumas questรตes importantes para se ter em mente, ainda mais quando a intenรงรฃo รฉ valorizar espaรงos de pessoas que sรฃo historicamente desvalorizadas. A desigualdade no campo da gastronomia, assim como em outros setores, รฉ ainda maior quando traรงamos um recorte de raรงa. Segundo a pesquisa da Ipsos com Stella Artois,ย mulheres negras e pardas estรฃo mais concentradas em cargos que nรฃo sรฃo de lideranรงa.ย Alรฉm disso,ย 47% das mulheres entrevistadas concordam parcial ou totalmente que entrar na profissรฃo รฉ bem mais difรญcil para uma mulher negra do que para uma mulher branca.ย 

  1. Jรก visitou um restaurante comandado por uma chef mulher hoje?

Marque um encontro ou uma noite entre amigos em um restaurante que vocรช sabe que รฉ comandado por uma mulher. Aumentar a clientela de empreendimentos gastronรดmicos femininos impacta muito no sucesso do restaurante. Ainda segundo o estudo, locais comandados por mulheres faturam menos โ€“ย proprietรกrias mulheres lideram estabelecimentos com faturamento anual de atรฉ R๏ผ„ย 97 mil (45%), enquanto 41% dos homens sรฃo donos de estabelecimentos com faturamento anual acima de R๏ผ„ย 97 mil e atรฉ R๏ผ„ย 4,8 milhรตes.

  1. Vai postar nas redes sociais? Dรช crรฉditos ao restaurante!

Divulgue o restaurante e/ou a mulher que produziu o prato que vocรช consumiu, pois a velha mรกxima da propaganda โ€œboca a bocaโ€ รฉ vรกlida. Se ninguรฉm fala, o assunto nรฃo se torna conhecido. Essa aรงรฃo tambรฉm evita que algumas receitas acabem sendo cooptadas por homens:ย 35% das mulheres concordam que muitas jรก tiveram suas criaรงรตes e autoria de pratos roubadas na cozinha,ย afirma a pesquisa.

ย 

  1. Tenha atenรงรฃo com as palavras ao elogiar um prato feito por uma mulher

Pratos preparados por cozinheiras tambรฉm podem ser sofisticados. Ao elogiar a comida feita por uma mulher, tome cuidado com as palavras e preste atenรงรฃo para nรฃo espalhar preconceito em forma de elogio โ€“ย 43% das entrevistadas dizem que as chefs estรฃo acostumadas a ouvir que sua comida รฉ “de casaโ€ ou simplรณria.

  1. Alรด, homens, busquem valorizar e enaltecer iniciativas femininas!

Valorizar o trabalho de mulheres รฉ algo que pode ser exercitado durante o ano todo, e nรฃo apenas no dia 8 de marรงo. Procure incentivar mulheres em seus projetos e divulgue o trabalho delas sempre que possรญvel. Ainda de acordo com a pesquisa,ย 1/3 das entrevistadas acreditam que as mulheres nรฃo conseguem crescer na gastronomiaย porque nรฃo se sentem ouvidas pelos chefes homens, sendo interrompidas e sem espaรงo para propor ideias.

  1. Ao tomar conhecimento de oportunidades para elas, divulgue!

Sempre que souber de cursos ou oportunidades profissionais focadas em mulheres, compartilhe com quem vocรช conhece. A plataforma Juntas na Mesa, de Stella Artois, facilita o acesso ao crรฉdito para elas atravรฉs do BEES Bank, da Ambev, alรฉm de oferecer cursos de capacitaรงรฃo para atรฉ mil mulheres profissionais da gastronomia em parceria com a ONG Gastromotiva. As aulas, que iniciam em 3 de abril, serรฃo online, permitindo a adesรฃo a partir de qualquer lugar do Brasil e irรฃo abranger assuntos como o aprimoramento de atividades desenvolvidas na cozinha e em outros cargos administrativos e de apoio. Para mais informaรงรตes, acesse o site de Stella Artois (cliqueย aqui).

A cervejaria da Ambev se uniu ร  Ipsos para lanรงar a primeira pesquisa nacional sobre as mulheres no mercado da gastronomia. Este estudo faz parte da iniciativa Juntas Na Mesa, na qual Stella Artois anunciou um investimento de R๏ผ„ย 10 milhรตes para promover a equidade de gรชnero no setor, aumentando o protagonismo das mulheres e fomentando o empreendedorismo feminino. O projeto estรก em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gรชnero e no combate a questรตes como machismo, objetificaรงรฃo da mulher no universo cervejeiro, homofobia e racismo.

*Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gรชnero na gastronomia aconteceu durante o mรชs de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belรฉm, Brasรญlia e Goiรขnia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (S. Paulo, R. de Janeiro e B. Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre). Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro รฉ de 4,4 p.p.

O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas โ€“ na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsรกveis por estabelecimentos de alimentaรงรฃo, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na รกrea da gastronomia, em cargos diversos como proprietรกrias ou sรณcias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garรงonetes, atendentes e operadoras de caixa.ย 

Destaque da Semana

KOTE lanรงa o novo Tri-Mushroom Drops Serum

Enriquecido com a tintura de cogumelos, a KOTE รฉ...

Semana com feriado e muito rock no Sheridanยดs

A largada da semana no Sheridanยดs serรก ao som...

HNSG inaugura novo espaรงo cirรบrgico com tecnologia avanรงada

O Hospital Nossa Senhora das Graรงas (HNSG), de Curitiba,...

Rรฉveillon na ร“pera de Arame: virada paradisรญaca com jantar

Em parceria com o restaurante ร“pera Arte, das 21h...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor