Daniel Medeiros*
Quando estava no exรญlio, nos EUA, nos anos 40, o filรณsofo alemรฃo Theodor Adorno, que havia fugido do nazismo – sorte que seu amigo Walter Benjamin nรฃo teve -, contribuiu para a criaรงรฃo do que se chamou de โescala Fโ, uma espรฉcie de teste de personalidade voltado para identificar pessoas mais ou menos suscetรญveis a embarcar nas mensagens fascistas. Aliรกs, essa era uma das grandes questรตes filosรณficas do grupo que ficou conhecido como Escola de Frankfurt e que, alรฉm de Adorno e (de certa maneira) Benjamin, contou tambรฉm com nomes como Horkheimer, Marcuse e Erich Fromm (e depois, Habermas e Axel Honneth): por que os trabalhadores alemรฃes disseram nรฃo ร s promessas libertadoras do movimento espartaquista, liderado pela polonesa Rosa Luxemburgo e embarcaram com tanto entusiasmo no autoritarismo xenรณfobo e racista do nazismo?
Sobre os elementos capazes de identificar uma personalidade autoritรกria, Adorno afirmou que se trata de alguรฉm obcecado pelo aparente declรญnio dos padrรตes tradicionais, incapaz de lidar com mudanรงa, preso na armadilha do รณdio a todos que nรฃo sรฃo considerados como parte do grupinho e preparado para agir para defender a tradiรงรฃo contra a degenerescรชncia.
Esse estudo, que Adorno transformou em livro, destacou ainda um outro aspecto bastante perturbador: padrรตes de personalidade que foram rejeitados por serem patolรณgicos porque nรฃo combinavam com as tendรชncias mais comuns e manifestas ou os ideais mais prevalentes numa sociedade, numa anรกlise mais profunda, mostraram ser nada mais que manifestaรงรตes exageradas daquilo que era quase universal sob a superfรญcie daquela sociedade. O que hoje รฉ psicolรณgico pode, com mudanรงa nas condiรงรตes sociais, tornar-se a tendรชncia dominante de amanhรฃ.
Hรก duas afirmaรงรตes nessas citaรงรตes (que colhi no excelente livro sobre a Escola de Frankfurt, chamado Grande Hotel Abismo, do jornalista inglรชs Stuart Jeffries) que se revestem de grande atualidade. A primeira รฉ o รณdio como combustรญvel, um รณdio que se espalha como hidra contra todos os que ameaรงam o mundo estรกtico e reconhecรญvel do fascista: a famรญlia fundada no respeito reverencial da mulher pelo homem, traduzida em obediรชncia e temor; o trabalho como repetiรงรฃo de tarefas determinadas por uma autoridade maior e inalcanรงรกvel por sua riqueza meritรณria; o Estado como o chรฃo firme da proteรงรฃo e identificaรงรฃo ao qual o cumprimento do dever รฉ natural e necessรกrio; a Pรกtria, como sรญmbolo unificador desses predicados de estabilidade e reconhecimento, garantindo a cada um o seu lugar ao qual todos sรฃo capazes de compreender e assimilar, sem os riscos das temidas irrupรงรตes do novo.
A segunda afirmaรงรฃo รฉ a que se refere ร capacidade dessa visรฃo de mundo existir e sobreviver em estado larvar, abaixo da superfรญcie da sociedade em ebuliรงรฃo, aguardando o momento de irromper e estabelecer-se. Um tipo de entropia ao contrรกrio: a natureza do mesmo impondo-se ao fluxo dos acontecimentos e ao abalo das certezas.
Adorno jรก alertava, nos anos 40, que o fascismo nรฃo se limitava a um fenรดmeno histรณrico. Pelo contrรกrio, ele despreza o tempo e suas circunstรขncias. Ele espera pelo cansaรงo das novidades para retomar sua cantilena do โcertoโ e do โsempreโ, entendendo o certo e o sempre como a submissรฃo ao โumโ, a velha obsessรฃo humana desde Tales de Mileto (tudo vem do Um), รบnica forma de garantir a ordem e de prever o futuro, esse fantasma aterrorizante.
O fascista, podemos concluir, รฉ o avรด que teme as mudanรงas e o apagamento do mundo que conhece; รฉ a dona de casa que nรฃo compreende o funcionamento das mรกquinas com as novas tecnologias e acha que estรก sempre sendo enganada; รฉ o casal de classe mรฉdia que nรฃo alcanรงa os signos de sucesso e de reconhecimento social que acredita merecer e se ressente com todos os que julgam estar no seu caminho; รฉ o jovem apavorado com as exigรชncias profissionais do futuro prรณximo, e, face a esses medos, busca guarida na nostalgia de um passado imaginado, sob o manto repousante de um lรญder eloquente que promete acabar com todos os que abalam o sentido do mesmo, e devolver a vida “simples e adequadaโ que um dia fez do mundo (sic) um lugar melhor.
Pois รฉ. Os campos de concentraรงรฃo que o digam.
*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros