Projeto vai desvendar o Mapa da Cultura Alimentar do Paraná e Santa Catarina

Em formato inédito, projeto cultural investiga o que há por trás dos ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional do Paraná e de parte de Santa Catarina. 13 cidades serão visitadas, e a expedição começa em abril em Antonina (Paraná)

Barreado, café e mais 10 ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional são os protagonistas de um projeto inédito que vai reunir gastronomia e cultura em uma exposição de artes visuais pela primeira vez. Nominado Mapa da Cultura Alimentar, o projeto vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos principais tesouros alimentares regionais em uma mostra de artes inédita que acontece em setembro, no Shopping Mueller, em Curitiba.

O Mapa da Cultura Alimentar é um projeto de seis meses que acontece em três momentos distintos. Para a coleta de informações sobre os produtos e as histórias por trás deles, uma expedição com historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia será realizada nos próximos meses. Serão 13 cidades visitadas, iniciando-se o trajeto em Antonina (Paraná) na primeira semana de abril. “A ideia é registrar hábitos alimentares, receitas e temperos. Todo esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um livro impresso e da exposição de artes visuais multimídia e interativa”, explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, empresa responsável e idealizadora do Mapa da Cultura Alimentar. “Em cada prato, estão os códigos alimentares que formam parte do que somos. E isso tem um nome: patrimônio cultural imaterial”, ressalta.

Paralelo à expedição, em parceria com o SEBRAE/PR, os cozinheiros Rui Morschel e Ana Souza vão realizar quatro eventos em algumas das cidades do projeto, com degustação dos produtos e apresentação da pesquisa.

Insumos e pratos do Mapa da Cultura Alimentar  

Bala de banana, queijo, erva mate, café, goiaba, uvas, morango, melado, mel, vinho, maçã fuji e barreado fazem parte do projeto. São produtos que possuem selo de Identificação Geográfica (IG) – instrumento de propriedade industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço, motivo que os fez serem selecionados para o Mapa da Cultura Alimentar.

Livros e exposição

As descobertas das expedições, incluindo os processos de produção e fabricação, o cultivo e tudo que acontece até que cada um dos produtos chegue à mesa, serão apresentados em uma exposição multimídia que será realizada de 6 de setembro a 6 de outubro, no Shopping Mueller, em Curitiba. Na ocasião também será lançado o livro do projeto.

 

Para Carolina Montenegro, esse projeto é uma forma de valorizar e enaltecer o conhecimento ancestral dos nossos produtores locais, gerando assim mais visibilidade e oportunidades. “O início do Mapa, com as visitas a campo da expedição, é uma imersão no nosso universo cultural, o meio é o contato direto com o público através dos eventos em locais públicos e o resultado final, a exposição aberta ao público, será uma experiência única sobre a biodiversidade da nossa terra”, descreve.

Iniciativa da Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Patrocinadores: Syngenta, CNH Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet – Gazeta do Povo e Shopping Mueller. Apoio: GoPro. Instituição beneficiada: Associação Amigos do HC.

Contrapartida social

O projeto contempla ainda ações de contrapartidas sociais, beneficiando instituições de longa permanência para pessoas idosas e instituições de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e uma van itinerante com degustação dos produtos pesquisados

Para acompanhar o projeto

Um portal com todas as informações, receitas dos eventos, fotos e vídeos da expedição está sendo produzido em parceria com o Bom Gourmet, maior plataforma de gastronomia do Brasil: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mapa-da-cultura-alimentar.

Todos estes registros são possíveis graças a parceria com a GoPro que cedeu todos os equipamentos para o projeto Mapa da Cultura Alimentar.

 

Calendário da expedição Mapa da Cultura Alimentar

03 de abril – Antonina e Paranaguá (Paraná)

04 de abril – Morretes (Paraná)

05 de abril – Palmeira e Witmarsum (Paraná)

06 de abril – São Mateus do Sul (Paraná)

07 de abril – Curitiba (Paraná)

10 de abril – Pinhalão e Londrina (Paraná)

11 de abril – Cornélio Procópio e Jacarezinho (Paraná)

12 de abril – Marialva (Paraná)

13 de abril – Carlópolis e Londrina (Paraná)

14 de abril – Tomazina e Pato Branco (Paraná)

17 de abril – Santa Helena (Paraná)

18 e 19 de abril – Capanema (Paraná)

24 e 25 de abril – Bituruna (Paraná)

2 e 3 de maio – São Joaquim (Santa Catarina)

 

Sobre a Montenegro Produções
Presente no mercado cultural há mais de 10 anos, a Montenegro Produções Culturais atua no diagnóstico, identificação e mapeamento de oportunidades de integração entre arte e negócio. Os projetos são construídos em plataformas que integram fomento às artes e à economia, responsabilidade social, comunicação de marcas e criatividade

Destaque da Semana

Obesidade e sobrepeso elevam o risco de recorrência do câncer de mama

O oncologista Gilberto Amorim, da Oncologia D’Or, afirma que...

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Café Curaçao inicia Verão 2025 com shows nacionais em Guaratuba

"Abertura da programação para a temporada do tradicional espaço...

Black Friday e fluxo intenso refletem otimismo dos shoppings neste Natal

Setor aposta em crescimento de vendas e maior número...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor