Smart City envolveu mais de 80 empresas. Iniciativa é da organização do iCities, com o apoio da EEN Brasil, Assespro-PR e Estar Digital
Um evento que tem números robustos como resultado. Foram três dias de evento, mais de 80 empresas participantes e R$ 150 milhões em novos negócios, cifra três vezes maior que na edição passada. A soma continua: participaram da Smart City Expo Curitiba 2023 dez estados brasileiros, além do Distrito Federal, e empresas e instituições de outros seis país. O segundo maior evento de cidades inteligentes do Brasil, e que no cenário mundial faz parte de uma grande agenda, é organizado pelo iCities e conta com o apoio da Enterprise Europe Network Brasil (EEN Brasil). A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PR/parceria Acate), entidade que representa o segmento de tecnologia no Paraná e que integra o EEN, e a Estar Digital, compartilham a sua idealização.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados. Recebemos em Curitiba, além dos nossos brasileiros, profissionais de longe, como Taiwan, por exemplo. Tivemos excelentes rodadas de negócios e essa iniciativa quebrou fronteiras, estreitou laços, ideias, gerando negócios e inovação”, comenta a presidente da Assespro-PR/Acate, Josefina Gonzalez.
Com foco em matchmaking entre empresas de países da Europa e Brasil, a rodada internacional, algo inovador para o Smart, foi feita através de uma plataforma digital. Foram mais de 20 reuniões no formato, segundo a organização. O evento, realizado entre os dias 22 e 24 de março no Expo Renault Barigui, contou, ainda, com uma feira de expositores de TI (tecnologia da informação), conferências e palestras com líderes globais.
“Especialmente interessante ouvir as propostas e ideias dos profissionais e empresários do segmento de outros países. Essa troca contribuiu, e muito, para ampliar horizontes, combinar ideias e até pensar na possibilidade de projetos em parceria, além das fronteiras”, sublinha o diretor-adjunto de Projetos e Negócios Internacionais da Assespro-PR/Acate, Izoulet Cortes. “Pretendemos ter uma ampliação das rodadas, para gerar mais negócios e termos números ainda mais consistentes”.
A edição 2024 já está validada. Conforme informou o iCities, “algo ainda melhor, consolidando a presença efetiva dos participantes, das empresas e entidades” está previsto para ano que vem.
Edição 2023
O Smart City Expo Curitiba teve como tema, neste ano, “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. O evento tem a chancela, ainda, da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os palestrantes do Smart City Expo Curitiba foram convidados pela Fira Barcelona, entidade da Catalunha (Espanha).