O Dia Mundial do Doador de Sangue é relembrado com uma campanha impactante. A data, comemorada em 14 de junho, foi selecionada pela agência Páprica por sua relevância. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira é doadora de sangue, atingindo apenas metade do que a Organização Mundial da Saúde considera minimamente recomendável. Foi pensando na importância da conscientização que a agência curitibana preparou a ação, atingindo pessoas nas redes sociais.
Em apenas uma retirada, pode-se obter sangue suficiente para atender até quatro pessoas, segundo o Ministério da Saúde. São diversas situações em que é necessário usar sangue de doadores, desde acidentes como doenças graves, passando por anemia, complicações de dengue, febre amarela e hemorragia, entre outros. “O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade de conscientizar as pessoas e buscar mais doadores”, comenta Renan Vargas, diretor geral da Páprica. A campanha também foi compartilhada com os clientes da agência, potencializando nacionalmente o impacto.
Para doar, é preciso atender algumas exigências do Ministério da Saúde, garantindo uma doação segura. Deve-se ter entre 16 e 69 anos e mais de 51 quilos, estar em boas condições de saúde e não ter feito tatuagem, micropigmentação ou piercing nos últimos seis meses, por exemplo, entre outras recomendações.
A ação da Páprica pode ser conferida no Instagram (@agenciapaprica), e as exigências e endereços onde fazer a doação de sangue no Paraná estão disponíveis em www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.